Negócios GPA

Assaí


R$ 6,8 bilhões

RECEITA BRUTA EM 2013


75 lojas Assaí

14 INAUGURADAS EM 2013


Para o Assaí, 2013 foi um ano de crescimento em vendas, consolidação de um novo modelo de loja e forte expansão orgânica, com a entrada em cinco novos estados brasileiros, que reforça sua presença nacional e consolida o modelo de loja atual, mais adequado ao perfil dos clientes prioritários: comerciantes, transformadores e utilizadores.

A receita bruta no ano totalizou R$ 6,8 bilhões, um crescimento de 34,1% sobre o ano anterior. Cerca de 63,8% desse montante é decorrente das vendas das lojas inauguradas ao longo de 2013 e que, portanto, ainda não apresentaram performance de um ano completo. O crescimento no conceito “mesmas lojas” foi de 13,5%, sustentado principalmente pelo aumento do fluxo de clientes.

Parceria com a indústria

O assaí atua como um distribuidor complementar para fabricantes de médio porte, que reconhecem no modelo uma ferramenta importante para ampliar sua presença em várias regiões do país e utilizam a presença geográfica e capilaridade de distribuição da rede para reforçar o posicionamento de seus produtos e marcas.

Lojas

A estratégia de expansão do Assaí para novas praças busca expandir a presença da rede no território nacional, ampliando sua participação em estados onde ainda não estava presente. Um dos pontos fortes dessa estratégia é a implantação de um novo modelo de loja, que funciona como uma minicentral de distribuição (graças ao incremento da área útil de vendas e armazenagem) e, portanto, não depende de uma infraestrutura logística, uma vez que as entregas são feitas diretamente pelo fornecedor.

O Assaí encerrou 2013 com um parque de 75 lojas, sendo 14 unidades inaugurada no ano – totalizando 20 lojas com o novo padrão – e 55 no modelo anterior – destas, 14 foram reformadas, com a adoção de uma série de iniciativas de modernização.

Com o novo modelo de loja, a bandeira ingressou em cinco estados (Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná), aumentando sua capilaridade em âmbito nacional. Com aproximadamente 180.000 m² de área construída, essas unidades caracterizam-se por possuírem corredores mais largos e pé direito alto, que facilitam o embarque e aumentam em até seis vezes a capacidade de estocagem de mercadorias.

Outra característica marcante do novo modelo está na ambientação de loja, que conta com estacionamento coberto, ar condicionado e iluminação natural. Esse conjunto de iniciativas resultou em melhor adequação das lojas ao público-alvo da rede e gerou o incremento no número de clientes.

Público-alvo

O novo modelo de loja de Assaí é voltado para atender às demandas de quatro públicos principais.

> Consumidor pessoa física
> Cliente pessoa jurídica:
> Transformador (restaurantes, pizzarias, lanchonetes)
> Revendedor (mercearias e supermercados de bairro)
> Utilizador (escolas, pequenas empresas, igrejas, hospitais)