Negócios GPA
Multivarejo1
70 lojas
FORAM INAUGURADAS NO MULTIVAREJO
27,5 mil m2
DE ÁREA DE VENDAS FORAM ACRESCENTADOS
Multivarejo1 é a nova marca para o modelo de negócios de varejo alimentar do GPA, que opera nos segmentos de hiper e supermercados, com a marca Extra; supermercados e delivery de alimentos, com Pão de Açúcar; lojas de proximidade, com a marca Minimercado Extra, além dos postos de combustível e drogarias.
Em 2013, para conquistar ganhos de market share, o GPA adotou uma estratégia focada no aumento da competitividade a partir da redução de preços e suportada pela melhoria de eficiência e redução de despesas, com o objetivo de aumentar o fluxo de clientes. Esse posicionamento teve impacto principalmente nos negócios que integram o Multivarejo.
Iniciada no 2º trimestre do ano, essa diretriz contou com um plano de racionalização de despesas, cujas principais iniciativas foram: eficiência operacional em loja, otimização e sinergias de back-office e redução das despesas corporativas. Os ganhos obtidos foram repassados ao consumidor e materializados com preços menores. Um dos diferenciais dessa estratégia é que, pela primeira vez, a competitividade de preços teve uma abrangência mais ampla.
O resultado desse posicionamento impactou positivamente todos os formatos, especialmente o hipermercado, que registrou crescimento de vendas acima da inflação. O desempenho de não alimentos ao longo do ano foi positivo, com resultados mais visíveis ao final do período, complementado pelo desempenho positivo de alimentos, com destaque para perecíveis (FLV e peixaria), que cresceram dois dígitos no ano.
Em linha com essa estratégia, as ações promocionais também foram intensificadas, com a ampliação da presença na mídia e na área de influência das lojas. Com isso, os resultados em competitividade foram acelerados, com incremento no volume de vendas (7,5% sobre 2012); recuperação do fluxo de clientes nas lojas e ganhos de market share, sendo que no último período o ganho foi de 1 p.p.
O número de lojas também cresceu no mesmo ritmo, com 70 inaugurações no Multivarejo, sendo 59 novas lojas de Minimercado Extra, além de cinco Pão de Açúcar e seis Extra Super, acrescentando 27,5 mil m² de área de vendas.
O GPA encerrou o ano com 85 Postos de Combustíveis e 157 drogarias em operação.
Pão de Açúcar
Caracterizado por ser um modelo reconhecido pela inovação e consolidado por sua resiliência, o Pão de Açúcar registrou em 2013 o melhor desempenho entre as bandeiras do Multivarejo, com crescimento homogêneo em todo o Brasil e incremento de 10,7% nas vendas em relação a 2012.
Para aumentar a penetração do formato e, assim, garantir sua expansão, foi iniciado durante o ano um processo de flexibilização do tamanho das lojas, em busca de unidades mais compactas que permitam uma expansão rentável e ágil à bandeira.
No ano, foram inauguradas cinco lojas, com expansão em novas praças e o fortalecimento do seu posicionamento em cidades que apresentam franca expansão.
Extra
Além da bem-sucedida estratégia de aumento de competitividade em preços, que permitiu um incremento de 5,5% no volume de vendas em relação a 2012, as lojas da bandeira Extra também conquistaram ganhos expressivos com a intensificação das sinergias e integração com o mundo virtual.
Durante o ano, foram lançados serviços-piloto em parceria com a operação de e-commerce, como o “Retira em Loja” e “Catálogo Eletrônico”, permitindo aos hipermercados usufruir dos benefícios da multicanalidade, como o aumento de fluxo de clientes e a ampliação da oferta de serviços em loja.
Lojas de Proximidade – Minimercados
Um dos focos de expansão do GPA para os próximos anos, as lojas de proximidade, que atualmente operam sob a bandeira do Minimercado Extra, mantiveram o ritmo acelerado de inaugurações com a abertura de 59 lojas, encerrando o ano com 164 unidades e um crescimento de 87,7% em relação a 2012.
Além de expandir sua atuação em cidades em que já estava presente (como Campinas, Santos, ABC e Osasco), o modelo também ingressou em novas praças (Sorocaba, Guarulhos e Praia Grande), reforçando sua presença no Estado de São Paulo.
Aliado ao crescimento agressivo, o desafio do Minimercado em 2013 foi garantir eficiência logística e operacional – características primordiais para dar suporte ao crescimento do negócio e garantir o sucesso do modelo. Nesse sentido, as ações promovidas durante o ano foram direcionadas para investimentos em:
> treinamento e capacitação da mão de obra;
> sistemas de informação;
> infraestrutura e logística para garantir a forte expansão verificada em 2013 e o crescimento projetado para os próximos anos.
Drogarias e Postos de Combustível
Com 157 lojas em operação, as drogarias passaram por um processo de reestruturação em 2013, que culminou com a reforma de sete lojas. Os ajustes estiveram focados no aumento da área de vendas, que passou de 30/40 m² para lojas com 100 m², e na ênfase aos produtos dermocosméticos, capazes de contribuir com margens mais atrativas para o negócio. Como resultado desse novo posicionamento, todas as drogarias reformadas no ano já apresentaram ganhos de rentabilidade.
Em postos de combustível, o Grupo encerrou o ano com 85 unidades, mantendo os diferenciais desse segmento: credibilidade das marcas, melhor negociação com as distribuidoras, melhor preço praticado na região, transferência da imagem de preço baixo para a loja e aumento no fluxo de clientes.
1A marca Multivarejo foi lançada em 2014 e, portanto, é um evento subsequente apresentado neste relatório.