Negócios GPA
Nova Pontocom
28,5%
FOI O CRESCIMENTO EM RECEITA BRUTA EM RELAÇÃO A 2012
mais de 250
LOJISTAS CADASTRADOS
400 mil
NOVOS ITENS CADASTRADOS
O e-commerce no Brasil, que em 2013 movimentou mais de R$ 31 bilhões, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), continua crescendo a taxas aceleradas, e a Nova Pontocom, que reúne as operações de comércio eletrônico do GPA (www.extra.com.br, www.casasbahia.com.br, www.pontofrio.com.br, www.barateiro.com.br e www.partiuviagens.com.br, além do Pontofrio Atacado, do Soluções B2B e do e-Hub) é uma das empresas mais preparadas para liderar esse setor.
Em 2013, a Nova Pontocom comprovou mais uma vez seu potencial, adotando uma estratégia focada em ganhos de competitividade e voltando a acelerar seu crescimento. Em linha com o posicionamento adotado pelo GPA no ano, as economias geradas com a revisão de processos e redução de despesas foram reinvestidas na competitividade de preços, o que contribuiu para o aumento do fluxo de clientes, da taxa de conversão e ganho de market share.
Atenta às funcionalidades e oportunidade do mercado, a Nova Pontocom lançou em 2013 o Extra Marketplace, um modelo de vendas que reúne em um único site ofertas de diferentes lojas, em segmentos variados. O modelo, até então inédito no Brasil, entrou em operação no 2º trimestre de 2013 e encerrou o ano com resultados significativos: mais de 250 lojistas cadastrados e 400 mil novos itens cadastrados.
No mesmo caminho, a unidade de negócios e-Hub foi fortalecida com a conquista das operações de tecnologia e logística das vendas online da Nike no Brasil (www.nike.com.br). Pelo volume de vendas e importância da marca, a nova conta passou a ser o principal negócio da unidade, que conta com outros contratos com empresas como a Amazon (para a comercialização do Kindle no Brasil), Microsoft, HP e Clinique (cosméticos), entre outras.
Pensando na melhor experiência de compra de seus clientes, o GPA apostou na integração das operações de comércio eletrônico com o mundo físico, promovendo iniciativas de multicanalidade e captura de sinergias entre os negócios.
Em 2013, foram lançados serviços-piloto como o “Retira em Loja” e “Catálogo Eletrônico”, garantindo mais comodidade e acesso dos consumidores aos produtos comercializados nos diferentes formatos. Também foi inaugurada uma central de distribuição da Nova Pontocom em Camaçari (BA) em parceria com a Via Varejo, reduzindo custos logísticos e aperfeiçoando o nível de serviço oferecido aos clientes da região.
Além disso, atenta ao forte crescimento de smartphones e à crescente participação da venda por meio de dispositivos móveis no e-commerce mundial, a Nova Pontocom redesenhou sua estrutura de venda mobile, aperfeiçoando a experiência de compra de seu consumidor a partir desse canal.
Como resultado, as vendas brutas cresceram 28,5% em relação a 2012, com desempenho ascendente a cada trimestre – destaque para o 2º semestre quando o crescimento se acelerou e um novo recorde de vendas foi registrado na Black Friday – o que consolida a vice-liderança da Nova Pontocom no segmento de comércio eletrônico brasileiro. Adicionalmente, a companhia atingiu o break-even de resultados no 4T13, garantindo uma expressiva geração de caixa no ano.
Em 2013, a Nova Pontocom comprovou mais uma vez seu potencial, adotando uma estratégia focada em ganhos de competitividade.