Negócios GPA
Via Varejo
O ano de 2013 foi decisivo para a consolidação do modelo de gestão da Via Varejo, líder no setor de varejo de eletroeletrônicos e móveis no Brasil. A empresa executou com eficiência o planejamento estratégico, ancorado em ações sustentáveis para captura de sinergias, ganhos de eficiência, melhorias operacionais e expansão das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio. São marcas fortes, com capilaridade e uma oferta completa de eletroeletrônicos e móveis capaz de atender todas as classes sociais da população brasileira.
A liderança da Via Varejo é confirmada pelo percentual de 26% de market share no mercado de varejo especializado em eletroeletrônicos e de 18,7% no varejo generalista (hipermercados/supermercados, lojas departamento, e-commerce) em novembro de 2013, de acordo com dados da consultoria GFK.
O crescimento regular e contínuo da participação no mercado especializado, da ordem de 2,2 p.p. no período de novembro de 2012 a novembro de 2013, demonstra a força do negócio, com 999 lojas Casas Bahia e Pontofrio presentes em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, cujas economias correspondem a mais de 90% do PIB nacional (IBGE 2010). Em 2013, o plano de expansão compreendeu a inauguração de 41 lojas, com o ingresso em dois novos estados: Alagoas e Paraíba.
Com mais de 60 anos de história e tradição no mercado de eletrônicos e móveis, a rede varejista conta com cerca de 67,5 mil colaboradores e é uma grande geradora de empregos. Somente em 2013 foram criadas 2,5 mil vagas para novas lojas e posições e promovidos programas de capacitação e qualificação para desenvolvimento de lideranças, maior engajamento, produtividade e qualidade no atendimento. Foram 632 mil horas de treinamentos e 97 mil participantes ao longo do ano. Os projetos devem ser ampliados, inclusive considerando fomentar a presença das mulheres em posições de liderança.
Logística
Os ganhos de eficiência foram obtidos com mudanças em processos, busca de sinergias e uso da tecnologia, sempre considerando atender cada vez melhor os consumidores no território nacional.
Em logística, foram inaugurados em 2013 três centrais de distribuição e entrepostos, o que elevou a estrutura da empresa para 14 CDs (com área total de 852 mil m²) e 9 entrepostos, estrategicamente localizados para regionalizar as entregas, tanto do abastecimento das lojas quanto na casa dos clientes.
A experiência de compra para o consumidor só termina quando ele recebe o produto, no prazo estabelecido e em perfeito estado. Por isso, simultaneamente, foram realizados investimentos em tecnologia para garantir menor custo e mais agilidade para atender a uma demanda média de 1,2 milhão de entregas por mês.
Um dos recursos adotados foi o envio de mensagem de texto no celular do cliente na véspera da entrega da mercadoria, para garantir a presença de um responsável no endereço acordado. Com a ação, houve uma redução de 25% do número de entregas não realizadas por motivo de ausência e um aumento na satisfação do cliente. A tecnologia também foi inserida na rotina do serviço de montagem de móveis. As equipes receberam tablets pelo qual administram o check-list de serviços, solicitam materiais e reagendam horários, garantindo mais qualidade à média de 700 mil montagens realizadas por mês.
Para oferecer uma grande variedade de produtos, serviços e preços atrativos às diferentes classes sociais, a Via Varejo mantém um relacionamento estreito com seus fornecedores, incluindo empresas das áreas de serviços, como bancos e financeiras, e da indústria.
A busca de sinergias estende-se também à coligada Nova Pontocom, segunda maior empresa do setor de comércio eletrônico do Brasil, com market share de 17% em 31 de dezembro de 2012, de acordo com dados do E-bit. A atuação em parceria em áreas como logística e comercial traz mais eficiência aos negócios e otimiza o crescimento tanto das lojas físicas, em ruas e shoppings, como no e-commerce, reforçando o conceito de multicanalidade.
Ações na BM&FBovespa
Em 16 de dezembro de 2013, a Via Varejo fez sua Oferta Pública Inicial de Ações na BM&FBovespa (VVAR11) e se tornou a 21ª empresa a ingressar no segmento de governança corporativa Nível 2. A operação movimentou R$ 2,845 bilhões e se configurou como a segunda maior oferta do mercado acionário brasileiro no ano.
Outra ação estratégica foi a aquisição do controle acionário da Móveis Bartira, fornecedora exclusiva de móveis para Casas Bahia e Pontofrio. Com a operação, a Bartira passa a ser a primeira indústria do portfólio de negócio do GPA. A proposta é otimizar a produção para garantir bons resultados na comercialização de móveis residenciais.
A Via Varejo, a despeito do cenário macroeconômico desafiador, consolidou sua liderança e gerou resultados sustentáveis. Todas as ações foram realizadas com dedicação, alinhadas à causa da empresa: realizar sonhos dos clientes e colaboradores, respeitando valores humanos e empresariais.
Via Varejo em números
> R$ 25 bilhões em vendas brutas
> 26% de market share no segmento especializado
> 602 lojas Casa Bahia e 397 lojas Pontofrio
> Presença em 18 estados brasileiros + Distrito Federal
> 14 Centrais de Distribuição e 10 entrepostos
> 1,2 milhão de entregas mensais de produtos ao cliente