Ousadia que Inspira

Perspectivas

Diante de um cenário macroeconômico caracterizado pelo crescimento da competitividade e mudanças no perfil do consumidor (cada vez mais exigente e seletivo), o GPA continuará focado em sua estratégia de excelência operacional, ganhos de eficiência e redução de custos.

Os recursos serão direcionados para garantir o crescimento orgânico agressivo previsto pela Companhia, que será sustentado, principalmente, pela expansão das bandeiras Minimercado Extra, Assaí e Casas Bahia.

A forte expansão das lojas de proximidade será viabilizada com a construção de modelos adequados aos diversos perfis de consumidores, como o desenvolvimento de lojas mais compactas com a bandeira Pão de Açúcar.

A multicanalidade entre os negócios será reforçada com a disseminação de iniciativas inovadoras, facilitando o acesso dos consumidores aos produtos comercializados nos diferentes formatos do Grupo.

O conceito será viabilizado ainda com o fortalecimento das operações de comércio eletrônico da Nova Pontocom, que se apresenta como um importante eixo estratégico para a consolidação e disseminação das sinergias entre os diferentes negócios e formatos.

As sinergias com o Grupo Casino também serão aprofundadas e ampliadas, com o desenvolvimento de iniciativas ligadas à operação de lojas de proximidade, segmento em que o Casino opera com mais de 6.500 unidades na França, e a negociações globais, buscando melhor oferta de produtos com os melhores preços, entre outras.

A Companhia seguirá adiante com suas políticas de responsabilidade socioambiental e com um programa estruturado focado na gestão sustentável de sua operação, olhando cada vez mais a questão da sustentabilidade, tanto no âmbito corporativo, para definir diretrizes e políticas, como no âmbito de cada negócio.

O Futuro dos Negócios

Multivarejo
Foco na manutenção da estratégia de competitividade e no incremento do fluxo de clientes, mantendo o patamar de rentabilidade.

Assaí 
Expansão terá continuidade nos próximos anos, buscando reforçar a presença nacional da bandeira e atingir uma margem Ebitda de 5% em 2016.

Via Varejo
Busca contínua por eficiência e ganhos de margem/crescimento.

Nova Pontocom
Busca por ganhos de market share, com equilíbrio entre crescimento de vendas e rentabilidade, potencializando as sinergias e a multicanalidade.

GPA Malls
Expansão de ABL, com foco na potencialização da atratividade das lojas do Grupo.

Prioridades para os próximos anos

> Competitividade suportada por ganhos de eficiência.
> Consolidação e alcance da liderança de mercado em cada um dos segmentos de atuação.
> Crescimento orgânico, com investimentos significativos em abertura de lojas.
> Reforço do conceito de multicanalidade.
> Crescimento com disciplina de processos e otimização e controle de despesas.
> Disciplina financeira de working capital e investimento.
> Aperfeiçoamento dos métodos de trabalho e dos planos de ação, com a definição de metas e uma disciplina de acompanhamento.
> Foco contínuo na qualidade dos serviços e atendimento aos clientes.
> Aumento do engajamento e redução do turnover.
> Transformação na cadeia de valor.
> Consumo e oferta consciente.
> Valorização da nossa gente.