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Índice Remissivo GRI
INFORMAÇÕES DE PERFIL |
|||||
Estratégia e análise |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
1.1 |
Mensagem do presidente |
Completo |
6.2 |
||
1.2 |
Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades |
Completo |
6.2 |
||
Perfil organizacional |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
2.1 |
Nome da organização |
Completo |
|||
2.2 |
Principais marcas, produtos e/ou serviços |
Completo |
|||
2.3 |
Estrutura operacional da organização |
Completo |
6.2 |
||
2.4 |
Localização da sede da organização |
Completo |
|||
2.5 |
Países em que a organização opera e em que suas principais operações estão localizadas |
Completo |
|||
2.6 |
Tipo e natureza jurídica da propriedade |
Completo Sociedade anônima, de capital aberto. |
|||
2.7 |
Mercados atendidos |
Completo |
|||
2.8 |
Porte da organização |
Completo |
|||
2.9 |
Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório |
Completo |
|||
2.10 |
Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório |
Completo |
|||
Parâmetros para o relatório |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
3.1 |
Período coberto pelo relatório para as informações apresentadas |
Completo |
|||
3.2 |
Data do relatório anterior mais recente |
Completo |
|||
3.3 |
Ciclo de emissão de relatórios |
Completo |
|||
3.4 |
Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou ao seu conteúdo |
Completo |
|||
3.5 |
Processo para definição do conteúdo do relatório |
Completo |
|||
3.6 |
Limite do relatório |
Completo |
|||
3.7 |
Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório |
Completo |
|||
3.8 |
Base para a elaboração do relatório |
Completo |
|||
3.9 |
Técnicas de medição de dados e as bases de cálculos |
Completo |
|||
3.10 |
Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores |
Completo |
|||
3.11 |
Mudanças significativas de escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório |
Completo |
|||
3.12 |
Tabela que identifica a localização das informações no relatório |
Completo |
|||
3.13 |
Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório |
Completo |
7.5.3 |
||
Governança, compromissos e engajamento |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
4.1 |
Estrutura de governança da organização, incluindo comitês do mais alto órgão de governança |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.2 |
Presidência do mais alto órgão de governança |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.3 |
Membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.4 |
Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.5 |
Relação entre a remuneração e o desempenho da organização (incluindo social e ambiental) |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.6 |
Processos para assegurar que conflitos de interesse sejam evitados |
Completo |
informação não disponível |
6.2 |
1 a 10 |
4.7 |
Qualificações dos membros do mais alto órgão de governança |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.8 |
Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes |
Parcial |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.9 |
Responsabilidades pela implementação das políticas econômicas, ambientais e sociais |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.10 |
Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança |
Completo |
6.2 |
1 a 10 |
|
4.11 |
Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução |
- |
Informação confidencial |
6.2 |
7 |
4.12 |
Cartas, princípios e outras iniciativas desenvolvidas externamente |
Completo |
6.2 |
||
4.13 |
Participação em associações e/ou organismos nacionais/internacionais |
Completo |
6.2 |
||
4.14 |
Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização |
Completo |
6.2 |
||
4.15 |
Base para identificação e seleção de stakeholders com os quais se engajar |
Completo |
6.2 |
||
4.16 |
Abordagens para o engajamento dos stakeholders |
Parcial |
6.2 |
||
4.17 |
Principais temas e preocupações levantados por meio do engajamento dos stakeholders |
Completo |
6.2 |
ABORDAGEM DE GESTÃO |
||||
Aspecto |
Reportado |
Onde encontrar |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
Desempenho econômico |
6.2, 6.8 |
1, 4, 6 e 7 |
||
Desempenho econômico |
Parcial |
|||
Presença no mercado |
Completo |
|||
Impactos econômicos indiretos |
Parcial |
|||
Desempenho ambiental |
7, 8 e 9 |
|||
Materiais |
Parcial |
|||
Energia |
Completo |
|||
Água |
Completo |
|||
Biodiversidade |
Parcial |
|||
Emissões, efluentes e resíduos |
Completo |
|||
Produtos e serviços |
Parcial |
|||
Transporte |
Completo |
|||
Desempenho social – práticas trabalhistas e trabalho descente |
1, 3 e 6 |
|||
Emprego |
Completo |
|||
Relação entre os trabalhadores e a governança |
Completo |
|||
Saúde e segurança no trabalho |
Completo |
|||
Treinamento e educação |
Completo |
|||
Diversidade e igualdade de oportunidades |
Completo |
|||
Aspecto |
Reportado |
Onde encontrar |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
Igualdade de remuneração para homens e mulheres |
Completo |
|||
Desempenho social |
6.2, 6.3 |
1, 2, 3, 4, 5 e 6 |
||
Processo de compra |
Completo |
|||
Não discriminação |
Completo |
|||
Liberdade de associação |
Completo |
|||
Trabalho infantil |
Completo |
|||
Trabalho forçado/escravo |
Completo |
|||
Práticas de segurança |
Completo |
|||
Desempenho social – sociedade |
6.2, 6.6, 6.8 |
10 |
||
Comunidade |
Completo |
|||
Corrupção |
Completo |
|||
Políticas públicas |
Completo |
|||
Comportamento anticompetitivo |
Completo |
Informação não disponível |
||
Conformidade |
Completo |
|||
Desempenho social – responsabilidade pelo produto |
1 e 8 |
|||
Saúde e segurança do cliente |
Completo |
|||
Rotulagem de produtos e serviços |
Completo |
|||
Comunicação e marketing |
Completo |
|||
Privacidade do cliente |
Completo |
INDICADORES DE DESEMPENHO |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar/Resposta |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
Desempenho econômico |
|||||
EC1 |
Valor econômico direto gerado e distribuído |
Parcial |
6.8, 6.8.3, 6.8.7, 6.8.9 |
||
EC3 |
Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício |
Completo |
|||
Presença no mercado |
|||||
EC5 |
Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local, por gênero, em unidades operacionais importantes |
Completo |
6.3.7, 6.4.4, 6.8 |
1 |
|
EC6 |
Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais |
Completo |
6.6.6, 6.8, 6.8.5, 6.8.7 |
||
EC7 |
Contratação local |
Completo |
6.8, 6.8.5, 6.8.7 |
6 |
|
Impactos econômicos indiretos |
|||||
EC8 |
Impacto de investimentos em infraestrutura oferecidos para benefício público |
Parcial |
6.3.9, 6.8, 6.8.3, 6.8.4, 6.8.5, 6.8.6, 6.8.7, 6.8.9 |
||
EC9 |
Descrição de impactos econômicos indiretos significativos |
Completo |
6.3.9, 6.6.6, 6.6.7, 6.7.8, 6.8, 6.8.5, 6.8.6, 6.8.7, 6.8.9 |
||
DESEMPENHO AMBIENTAL |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar/Resposta |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
Materiais |
|||||
EN2 |
Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem |
Completo |
6.5, 6.5.4 |
8, 9 |
|
Energia |
|||||
EN3 |
Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária |
Completo |
6.5, 6.5.4 |
8 |
|
EN4 |
Consumo de energia indireta discriminado por fonte primária |
Completo |
6.5, 6.5.4 |
8 |
|
EN5 |
Energia economizada por meio de melhorias em conservação e eficiência |
Parcial |
6.5, 6.5.4 |
8, 9 |
|
EN7 |
Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as reduções obtidas. |
Parcial |
6.5, 6.5.4 |
8 e 9 |
|
Água |
|||||
EN8 |
Total de água retirada por fonte |
Completo |
6.5, 6.5.4 |
8 |
|
EN9 |
Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água |
Completo |
6.5, 6.5.4 |
8 |
|
EN10 |
Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada |
Completo |
6.5, 6.5.4 |
8 e 9 |
|
Biodiversidade |
|||||
EN11 |
Localização e tamanho da área possuída |
Completo |
6.5, 6.5.6 |
8 |
|
EN12 |
Impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços |
Parcial |
6.5, 6.5.6 |
8 |
|
EN13 |
Hábitats protegidos ou restaurados |
Completo Não se aplica, pois o Assaí e a Varejo não possuem casos de hábitats protegidos ou restaurados. |
6.5, 6.5.6 |
8 |
|
EN14 |
Estratégias para gestão de impactos na biodiversidade |
Completo |
6.5, 6.5.6 |
||
Emissões, efluentes e resíduos |
|||||
EN16 |
Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa |
Completo |
6.5, 6.5.5 |
8 |
|
EN17 |
Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa |
Completo |
6.5, 6.5.5 |
8 |
|
EN18 |
Iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as reduções obtidas |
Completo |
6.5, 6.5.5 |
7, 8 e 9 |
|
EN21 |
Descarte total de água, por qualidade e destinação |
Completo |
6.5, 6.5.3 |
8 |
|
EN22 |
Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição |
Completo |
6.5, 6.5.3 |
8 |
|
EN23 |
Número e volume total de derramamentos significativos |
Completo Em 2013, não houve incidente de derramamento. |
6.5, 6.5.3 |
8 |
|
EN24 |
Peso de resíduos transportados, considerados perigosos |
Completo |
6.5, 6.5.3 |
8 |
|
EN25 |
Identificação, tamanho, status de proteção, e índice de biodiversidade de corpos d´água e habitats relacionados siginificativamente afetados por descarte de água e drenagem |
Completo Não há corpos d’água afetados por descarte de água e drenagem significante. |
6.5, 6.5.3, 6.5.4, 6.5.6 |
8 |
|
Produtos e serviços |
|||||
EN26 |
Iniciativas para mitigar os impactos ambientais |
Completo |
6.5, 6.5.4, 6.6.6, 6.7.5 |
7, 8, 9 |
|
Transporte |
|||||
EN29 |
Impactos ambientais referentes ao transporte de produtos e de trabalhadores |
Completo |
6.5, 6.5.4, 6.6.6 |
8 |
|
DESEMPENHO SOCIAL – PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE |
|||||
Emprego |
|||||
LA1 |
Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região, discriminados por gênero |
Completo |
6.4, 6.4.3 |
||
LA2 |
Número total e taxa de novas contratações de funcionários e de rotatividade de empregos, por faixa etária, gênero e região |
Completo |
6.4, 6.4.3 |
6 |
|
LA3 |
Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados por unidades operacionais significativas |
Completo |
6.4, 6.4.3, 6.4.4 |
||
Relações entre os trabalhadores e a governança |
|||||
LA4 |
Percentual de empregados abrangidos por acordo de negociação coletiva |
Completo |
6.3.10 6.4, 6.4.3, 6.4.4, 6.4.5, |
1 e 3 |
|
LA5 |
Descrição de notificações (prazos e procedimentos) |
Completo |
6.4, 6.4.3, 6.4.4, 6.4.5 |
1 |
|
Saúde e segurança no trabalho |
|||||
LA6 |
Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde |
Completo |
6.4, 6.4.6 |
1 |
|
LA7 |
Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região e por gênero |
Completo |
6.4, 6.4.6 |
1 |
|
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar/Resposta |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
LA8 |
Programas de educação, prevenção e controle de risco |
Completo |
6.4, 6.4.6, 6.8, 6.8.3, 6.8.4, 6.8.8 |
1 |
|
LA9 |
Temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos |
Completo |
6.4, 6.4.6 |
1 |
|
Treinamento e educação |
|||||
LA10 |
Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, por gênero, discriminada por categoria funcional |
Completo |
6.4, 6.4.7 |
||
LA11 |
Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua |
Completo |
6.4, 6.4.7, 6.8.5 |
||
LA12 |
Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, por gênero |
Completo |
6.4, 6.4.7 |
||
Diversidade e igualdade de oportunidade |
|||||
LA13 |
Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade |
Completo |
6.3.7, 6.3.10, 6.4, 6.4.3 |
1 e 6 |
|
LA14 |
Proporção de salário-base e remuneração entre mulheres e homens, por categoria funcional, por unidades operacionais significativas |
Completo |
6.3.7, 6.3.10, 6.4, 6.4.3, 6.4.4 |
1 e 6 |
|
DESEMPENHO SOCIAL – DIREITOS HUMANOS |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar/Resposta |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
Processo de compra |
|||||
HR1 |
Percentual e número total de acordos de investimentos e contratos significativos que incluem cláusulas de integração das preocupações com direitos humanos ou que tenham sido submetidos a avaliações referentes a direitos humanos |
Completo |
6.3, 6.3.3 |
1, 2, 3, 4, 5 e 6 |
|
HR2 |
Percentual de empresas contratadas, fornecedores significativos e outros parceiros de negócios que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos, e as medidas tomadas |
Completo |
6.3, 6.3.3 |
1, 2, 3, 4, 5 e 6 |
|
HR3 |
Horas de treinamento para empregados em políticas e procedimentos relativos a direitos humanos, incluindo percentual de empregados treinados |
Completo |
6.3 |
1, 2, 3, 4, 5 e 6 |
|
Não discriminação |
|||||
HR4 |
Número total de casos de discriminação e as medidas tomadas para corrigir e mitigar novos casos |
Parcial |
6.3, 6.3.6, 6.3.7, 6.3.10, 6.4.3 |
1, 2 e 6 |
|
Liberdade de associação |
|||||
HR5 |
Operações e fornecedores significativos identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e negociação coletiva pode ter sido violado ou colocado em risco significativo, e as medidas tomadas para apoiar esse direito |
Completo |
|
6.3, 6.3.3, 6.3.4, 6.3.5, 6.3.8, 6.3.10, 6.4.3, 6.4.5 |
1, 2 e 3 |
Trabalho infantil |
|||||
HR6 |
Operações e fornecedores significativos identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil |
Completo |
6.3, 6.3.3, 6.3.4, 6.3.5, 6.3.7, 6.3.10, 6.6.6 |
1, 2 e 5 |
|
Trabalho forçado/escravo |
|||||
HR7 |
Operações e fornecedores significativos identificados como tendo risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou obrigatório e as medidas que contribuam para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório |
Completo |
6.3, 6.3.3, 6.3.4, 6.3.5, 6.3.7, 6.3.10, 6.6.6 |
1, 2 e 4 |
|
Práticas de segurança |
|||||
HR8 |
Percentual do pessoal de segurança treinado em direitos humanos |
Completo |
6.3, 6.3.5, 6.4.3, 6.6.6 |
1 e 2 |
|
DESEMPENHO SOCIAL – SOCIEDADE |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar/Resposta |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
Comunidade |
|||||
SO1 |
Percentual de operações com programas implementados nas comunidades locais de avaliação de impacto, desenvolvimento e engajamento |
Parcial |
6.3.9, 6.8, 6.8.3, 6.8.9 |
||
Corrupção |
|||||
SO2 |
Unidades submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção |
Completo |
6.6, 6.6.3 |
10 |
|
SO3 |
Percentual de empregados treinados em políticas e procedimentos anticorrupção |
Completo |
6.6, 6.6.3 |
10 |
|
Políticas públicas |
|||||
SO5 |
Posições quanto a políticas públicas |
Parcial |
6.6, 6.6.4, 6.8.3 |
1 a 10 |
|
SO6 |
Políticas de contribuições financeiras para partidos políticos, políticos ou instituições |
Completo |
6.6, 6.6.4, 6.8.3 |
10 |
|
SO7 |
Número de ações judiciais por concorrência desleal |
Completo |
A empresa não tem ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio |
6.6, 6.6.5, 6.6.7 |
10 |
DESEMPENHO SOCIAL – RESPONSABILIDADE SOBRE O PRODUTO |
|||||
Indicador |
Descrição |
Reportado |
Onde encontrar/Resposta |
Capítulo ISO 26000 |
Princípio Pacto Global |
Saúde e segurança do cliente |
|||||
PR1 |
Avaliação de impactos na saúde e segurança durante o ciclo de vida de produtos e serviços |
Completo |
6.3.9, 6.6.6, 6.7, 6.7.4, 6.7.5 |
1 |
|
PR2 |
Não conformidades relacionadas aos impactos causados por produtos e serviços |
Completo |
6.3.9, 6.6.6, 6.7, 6.7.4, 6.7.5 |
1 |
|
Rotulagem de produtos e serviços |
|||||
PR3 |
Tipo de informação sobre produtos e serviços exigido por procedimentos de rotulagem |
Completo |
6.7, 6.7.3, 6.7.4, 6.7.5, 6.7.6, 6.7.9 |
8 |
|
PR5 |
Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas |
Completo |
6.7, 6.7.4, 6.7.5, 6.7.6, 6.7.8, 6.7.9 |
||
Comunicação e marketing |
|||||
PR6 |
Programas de adesão a leis, normas e códigos voluntários |
Completo |
6.7, 6.7.3, 6.7.6, 6.7.9 |
||
PR8 |
Reclamações comprovadas relativas a violação de privacidade de clientes |
Completo |
6.7, 6.7.7 |
1 |