Relatório de
sustentabilidade 2012

Estratégia e perspectivas

Compromissos renovados

O significativo desenvolvimento da agricultura tornou-se um fato marcante da economia brasileira. Na safra 2012/2013, a colheita de grãos deve alcançar 184,45 milhões de toneladas, sendo liderada pela produção de soja e de milho (86%), segundo as estimativas mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Valor Bruto da Produção (VBP) do setor agropecuário, por sua vez, deverá atingir R$ 305,3 bilhões em 2013, ou 26,3% acima dos R$ 241,8 bilhões de 2012.

O incremento da produtividade, associado ao aumento das demandas interna e externa por alimentos, posiciona o Brasil como uma das principais referências internacionais no setor do agronegócio. Tamanho protagonismo também se reflete no Sistema Campo Limpo, principalmente pela utilização mais intensa pelos agricultores de tecnologias desenvolvidas especificamente para o aumento de produtividade. Entre os insumos, os defensivos agrícolas têm uma função importante para o controle de pragas, de doenças e de plantas daninhas em diferentes culturas.

Desde que iniciou suas atividades, em 2001, o inpEV tem se preocupado com a evolução do agronegócio e, em particular, com a necessidade de conscientizar os agentes do sistema quanto às suas responsabilidades sobre a logística reversa de embalagens usadas de defensivos agrícolas.

A atuação é complementada pela educação socioambiental, pelo lançamento de campanhas nacionais e pela participação em eventos da área, além da intervenção em debates sobre a legislação setorial, entre outras ações, como a extensão da presença do instituto em esferas que não apenas as do Sistema Campo Limpo.