Relatório de
sustentabilidade 2012

Excelência em logística

Para retirar as embalagens vazias das unidades de recebimento e efetuar a ambientalmente correta destinação final, o inpEV coordena uma complexa operação logística. Diversas melhorias operacionais são trabalhadas diretamente com as centrais de recebimento, visando aumentar a produtividade no transporte de embalagens por caminhão, como a revisão da dimensão e amarração dos fardos, a pressão de compactação das prensas e melhores formas de carregamento, entre outras. <EN29>

Em 2002, a média de embalagens transportadas alcançava 7.050 quilos por caminhão (média equivalente truck), indicador que, em 2012, atingiu 13.021 quilos – um aumento de 85% no período. Tal desempenho demonstra a eficácia do processo de melhoria contínua adotado desde o início das operações do sistema. Desde 2002, mais de 60 mil caminhões foram movimentados em todo o Brasil.

O inpEV não realiza a importação ou exportação de resíduos perigosos, embora, em 2012, tenham sido transportadas 2.780 toneladas de resíduos perigosos (tipo 1) – ou seja, não passíveis de reciclagem – que foram destinadas para incineração. <EN24>

Mesmo com a intensa movimentação de cargas em todo o país, o inpEV não tem registro de acidentes fatais causados pelas operações logísticas em seu histórico, o que se deve aos esforços e aos investimentos destinados à segurança. No dia 25 de junho de 2012, por exemplo, foi realizado o II Encontro de Transportadoras do Sistema Campo Limpo, com os objetivos de atualizar resultados, apresentar perspectivas e reforçar a necessidade de comprometimento com ações de prevenção contra acidentes. <EN29>

A busca pela melhoria dos processos logísticos tem sido uma constante. Como parte dos esforços, o inpEV passou a utilizar caminhões de diferentes modelos no transporte das embalagens vazias, ou seja, que também atendam a outros setores, para que a movimentação de cargas não seja impactada pelos ciclos (sazonais) das safras agrícolas, quando a disponibilidade de veículos varia significativamente. Os caminhões de tipo aberto, por exemplo, exigem mais tempo de carregamento e têm capacidade para transportar um volume equivalente a 14 toneladas de embalagens.