Temas materiais G4-18 | 19 | 20 | 21 | 26 | 27

Desde que começamos a publicar nosso Relatório de sustentabilidade, temos evoluído a cada ano no processo de definição dos Temas materiais para a atuação da KPMG no Brasil.

2011

MapeamentoGood Business identificou nove temas relacionados a impactos das funções e responsabilidades de nossos serviços, envolvendo o mundo dos negócios e a sociedade:

1
Temas identificados
 
2
Consulta aos 37 representantes dos públicos prioritários
 
3
Temas prioritários
= nossas materialidades
 

2012 - 2013

4

Engajamento interno - Profissionais e líderes avaliaram o relatório, reviram e mantiveram os temas priorizados.

2014

Revisão – O processo de revisão dos temas materiais foi fundamentado em instrumentos de engajamento já disponíveis e em procedimentos realizados especificamente para este reporte (sinalizadas com *):

5
  • Benchmarking setorial*
  • Análise das diretrizes GRI de materialidade no nosso segmento*
  • Aplicação da matriz dos Capitais/IIRC ao negócio*
  • Análise dos mecanismos de engajamento existentes: Pesquisa de satisfação de clientes, Pesquisa interna de clima, Pesquisa de satisfação do cliente interno, Hotline de denúncias, Audit Committee Institute
  • Análise dos objetivos estratégicos do negócio 2014-2025*
  • Entrevistas com líderes*
  • Inputs do processo de reafirmação do propósito conduzido pela KPMG International, envolvendo: entrevistas com 60 stakeholders; estudos sobre a marca e sobre materiais de treinamento; pesquisas de satisfação; e consulta aos grupos globais das diversas práticas da KPMG
  • Validação dos temas materiais revisados e do conteúdo do relatório pelos membros do Comitê Executivo*

Nova Matriz de Materialidade – A revisão repercutiu em nova matriz, que trouxe mais clareza e tangibilidade aos macrotemas originais, definidos na priorização realizada em 2011 pelos stakeholders e aqui apresentada de forma consolidada:

 

Matriz de materialidade

 
 

2015

Próximos passos
Avançaremos no processo de consultas a partir dos próximos ciclos, por meio dos seguintes instrumentos:

6

  • Consulta sistemática aos canais de engajamento existentes
  • Projeto KDNA/Propósito, que em 2015 engajará líderes, profissionais da KPMG e clientes em torno da discussão de nossa razão de ser e da maneira como o valor de nossos serviços é percebido pelos stakeholders
  • Resultados do Censo de Cidadania e Diversidade, lançado em dezembro de 2014
  • Road Shows de Cidadania e Diversidade pelos escritórios da KPMG no Brasil
  • Ampliação do escopo do grupo Inklusão para tratar de Sustentabilidade
  • Pesquisa online com os stakeholders-chave

Estamos em processo inicial de análise dos limites dos impactos positivos e negativos gerados pelos nossos negócios. Nessa primeira análise, pudemos observar que os impactos decorrentes dos temas materiais incidem diretamente na nossa Organização e que temos gestão sobre todos eles. Os potenciais impactos em nossos stakeholders estão relacionados em “Os Capitais da KPMG”. Temos meta de nos aprofundarmos na identificação dos limites dos impactos referentes aos aspectos materiais em até dois anos. G4- 20 l 21