Modelo acadêmico

KLS 2.0 – Kroton Learning System

Com o objetivo de atender aos novos desafios da Educação Superior, a Kroton desenvolveu um sistema de ensino inovador, que possibilita planejar e disseminar um modelo acadêmico único, o KLS 2.0, que está pautado em três grandes alicerces: promoção da empregabilidade dos alunos, foco em qualidade e inovação e oferta em escala.

Para garantir a operacionalização e a entrega do KLS 2.0 para toda a comunidade acadêmica Kroton, foi adotada uma adaptação da ferramenta de planejamento denominada Plan-Do-Check-Adjust (PDCA).

Planejamento (Plan)

É a etapa da escolha e organização de conteúdos que devem constar em cada uma das matrizes curriculares dos cursos de Graduação da Kroton. Para sistematizar a construção das matrizes, é utilizada outra ferramenta da administração adaptada para a área acadêmica – o Balance Scorecard (BSC).

A primeira etapa do BSC é a definição do perfil desejado para o egresso, considerando as diversas áreas de atuação desse profissional. Na sequência, são elencadas as competências essenciais necessárias para uma atuação responsável e competente, para cada uma das áreas. Essas competências são definidas em função das demandas efetivas do mercado de trabalho e de exigências regulatórias. O objetivo é aumentar os índices de empregabilidade dos alunos, integrando o modelo acadêmico ao mundo profissional.

Para isso, empresas, carreiras públicas e empreendedores são constantemente consultados com o objetivo de identificar qual o perfil dos profissionais que precisam ser formados para atender o mercado. Para manter essas informações atualizadas, temos o Canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade para nossos alunos e ex-alunos. Nessa plataforma, as empresas podem incluir as qualificações desejadas, permitindo que o modelo acadêmico seja constantemente atualizado.

Dessa forma, uma disciplina é definida como um conjunto de competências. Para atender e garantir o desenvolvimento das mesmas, o modelo conta com técnicas que orientam a entrega de produtos e determinam a escolha dos conteúdos.

Disponibilização (Do)

A etapa é dividida em dois processos: a elaboração e a produção de materiais didáticos baseados no BSC Acadêmico.

Todos os materiais didáticos do KLS 2.0 estão baseados no conceito da aula-modelo, que está suportada no uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e no conceito de Flippedclassroom – ou sala de aula invertida. São três tempos didáticos (pré-aula, aula e pós-aula), pensados para promover interação, aprendizado coletivo e uso dos saberes (saber, fazer, ser e conviver) por meio da problematização e da imersão em situações concretas da realidade profissional.

Os materiais didáticos – web aulas, livro didático digital, vídeos e planos de aula – são minuciosamente pensados e construídos para promover interesse, interação e aprendizado efetivo, criando um ambiente para que o aluno assuma o centro do processo de ensino-aprendizagem, ao possibilitar a quebra do paradigma da aula expositiva e posicionar o professor como guia e mediador do desenvolvimento dos alunos.

Distribuição (Check)

Visa garantir a entrega adequada para todas as modalidades de atuação no Ensino Superior. Seja no ensino presencial, a distância semipresencial, a distância 100% online ou a distância Blended Learning, o KLS 2.0 entrega o mesmo BSC acadêmico, com foco nas mesmas competências e com os mesmos requisitos de qualidade e direcionamento para a empregabilidade, respeitando as características, o papel do docente e o uso de tecnologias associadas a cada modalidade.

Avaliação (Adjust)

Abrange não só a avaliação da aprendizagem, mas o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, com caráter formativo. É concebida como diagnóstica, contínua, inclusiva e processual. A proposta é permitir que o aluno avalie seu progresso. Além disso, possibilita que o professor conheça individualmente o desenvolvimento e as dificuldades de cada um em relação aos conteúdos.

No KLS 2.0, o desempenho do aluno é um instrumento de valorização da aprendizagem. O objetivo é dar aos estudantes a oportunidade de realizar atividades diagnósticas, avaliativas e de aprofundamento adequadas aos conteúdos que compõem as competências a serem desenvolvidas, sempre considerando o exercício profissional.

Além de avaliar o desempenho dos alunos de forma contínua, a Kroton analisa os resultados das autoavaliações anuais e das avaliações externas (avaliação de curso, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade e Conceito Preliminar de Curso - CPC), como forma de revisar os seus BSCs Acadêmicos e toda a cadeia de elaboração, produção, distribuição e avaliação, visando melhorar a formação dos alunos e garantir resultados acadêmicos e regulatórios adequados.

A Kroton tem, portanto, o compromisso de oferecer uma experiência educacional rica, que permita aos seus alunos atingir altos níveis de empregabilidade. Faz parte da missão melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e de qualidade, preparando profissionais para o mercado. E o KLS 2.0 aglutina as premissas que norteiam o nosso objetivo educacional:

  • foco no aprendizado e no desenvolvimento do estudante para a empregabilidade;
  • escolha e organização de conteúdos direcionados pelo conhecimento aplicado;
  • preparo do estudante para diferentes campos e setores profissionais;
  • ruptura com o ensino tradicional fragmentado, por meio da construção de projetos acadêmicos com ênfase em competências e habilidades;
  • desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, utilizando tecnologias de informação e comunicação atualizadas;
  • atuação no ensino, fomentando a qualidade e o alto desempenho do estudante.

546 mil alunos estavam matriculados nas instituições de ensino a distância da Kroton em 2014.

O número representa aproximadamente 55% da base total de alunos do Ensino Superior da Companhia.