O processo de fusão

[G4-13]

A Kroton tem o compromisso de contribuir para que seus alunos sejam inseridos e reconhecidos no mercado de trabalho, conquistando crescimento profissional e melhor qualidade de vida. Para isso, atua com foco na eficiência operacional e na busca por resultados positivos, gerando valor a todos os acionistas e demais públicos de relacionamento.

A fusão entre a Kroton e a Anhanguera Educacional, anunciada em 2013 e iniciada em 2014, tem papel fundamental na realização desse compromisso e da estratégia de negócios. A similaridade entre os valores e o modelo acadêmico das duas empresas foi o ponto de partida para a construção da nova Companhia. Para que o processo de fusão fosse consolidado, a Kroton apresentou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) diversas justificativas, que incluíram a complementaridade geográfica entre as duas empresas, a abrangência nacional, a expertise em integrações e a qualidade de ensino em comum nos grupos. A Empresa também assumiu o compromisso de fazer reestruturações em seus negócios, de modo a preservar a competitividade no setor e a qualidade de ensino oferecida.

O processo de integração foi planejado com o objetivo de priorizar as melhores práticas de cada marca e promover as sinergias entre elas. A proposta foi combinar valores, know-how, talentos e competências para ampliar a qualidade dos serviços prestados e impactar positivamente os alunos, os colaboradores, os acionistas e a comunidade. O planejamento envolveu 192 pessoas das duas Empresas, além de nove consultorias contratadas para auxiliar a Kroton nesse processo. Foram realizadas mais de 490 reuniões para a definição das etapas do processo, que deve ser concluído até 2016. Em 2014, a integração teve importantes avanços. Foi possível antecipar projetos fundamentais para a nova Companhia, como o desenvolvimento do modelo acadêmico KLS 2.0 (saiba mais em Modelo acadêmico).

Etapas da integração

1) Desenvolvimento da estratégia

Criação dos war rooms, um processo com 27 frentes de atuação das quais fizeram parte profissionais de diferentes áreas das duas empresas. Durante dois dias, líderes e outros convidados participaram de um processo de identificação de riscos e oportunidades de negócios. Como resultado, foram elaborados planos de implementação, estratégias e modelos organizacionais. Os participantes tiveram 21 dias para analisar e aprimorar as propostas. No último encontro, realizado no Escritório Corporativo de Valinhos (SP), foram definidas as estratégias que devem pautar as ações da Kroton nos próximos anos. Também houve a revisão da missão, da visão e dos valores.

2) Planejamento

Construção de um mapa estratégico composto de seis temas: informação e tecnologia, competências, processos, produtos e serviços, clientes e finanças. Também foram definidos 708 projetos relacionados à integração das duas empresas, que têm como objetivo ampliar a capilaridade da nova Companhia. As ações incluem a criação de cursos, a expansão orgânica e a implantação de greenfields (construção de novas estruturas necessárias para a operação). Para garantir o cumprimento dos planos, foram instaurados nove comitês estratégicos, que se reúnem periodicamente. Também foram criados dez grupos de indicadores, que asseguram o monitoramento desses projetos.

3) Alinhamento da organização e planejamento da operação

Definição de um cronograma para a realização de cada uma das etapas do processo, do planejamento à finalização. As fases contemplam comunicação e treinamento e projeção de receitas e despesas, entre outros.

4) Monitoramento, aprendizado e adaptação dos processos

O modelo de gestão estruturado, do qual fazem parte indicadores e planos de ação, auxilia na medição da performance, direciona a tomada de decisões e viabiliza o fluxo de informações. Dessa forma, é possível elaborar ações para mitigar eventuais riscos. Adicionalmente, foi criado o Sistema Gerencial Kroton (SGK), um sistema de monitoramento que permite fazer a gestão dos processos. Entre as informações disponibilizadas estão o passo a passo para o desenvolvimento de cada ação e as metas estabelecidas.

Premiação

A Kroton recebeu o reconhecimento Best Deal of the Year, concedido pela revista Latin Finance, pelo processo de fusão com a Anhanguera.