Desempenho financeiro

Fechamos o ano de 2016 com resultados bastante positivos do ponto de vista financeiro. A receita líquida cresceu 10% em relação a 2015. Excluindo aquisições, o investimento realizado no ano foi de R$ 40 milhões, dos quais cerca de 14% na área de Pesquisa e Desenvolvimento. O balanço financeiro de 2016 foi auditado por KPMG Auditores Independentes.

Resultados financeiros (em R$)
Receita líquida 
2015486.763.000,00
2016551.264.000,00
Variação10%

 

Ajuda financeira recebida do governo G4-EC4

A área de P&D conta com incentivos fiscais e subvenções para investimento em inovação, que em 2016 alcançaram cerca de R$ 3,86 milhões. A empresa também contou com incentivos fiscais por meio da Lei do Bem, com acesso a financiamentos facilitados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública brasileira.

Forma da ajuda financeira recebida (R$ mil) G4-EC4
 201420152016
Incentivos fiscais/créditos1.005.9541.041.8322.051.172
Subsídios000
Subvenções para investimento, pesquisa e desenvolvimento e outros tipos relevantes de concessões-8.477.649,441.814.496,46
Valor total1.005.953,849.519.481,713.865.668,46
Número de projetos em P&D
201420152016
162024
 

Patentes
2014: NQ PURCELL
2015: NQ ACQUASYS
2016: NQ SOLIDSYS e ACQUASYS Imobiliária

Projetos comercializados
2014: NQ SYSTEM 6000, NQ SOLVE
2015: NQ SOLVE, NQ SYSTEM 1000 e NQ SYSTEM 3000
2016: NQ PRISMA SYSTEM + 2000,
NQ PRISMA SYSTEM 2000,
NQ PRISMA SYSTEM+ 2100 e NQ SYSTEM+ 4000

 

Pesquisa de satisfação clientes

Em 2016, a Nitro Química fez pela primeira vez a sua pesquisa de satisfação de clientes, usando a metodologia NPS (Net Promoter Score), opção das principais organizações no Brasil e no mundo. A prerrogativa é que o cliente responda à questão “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa?” A partir das notas obtidas, é realizado um cálculo para classificação da empresa na opinião dos clientes. No ano, a Companhia atingiu 41 pontos na pesquisa (em escala que vai de -100 a 100). Esse resultado indica que nossos clientes reconhecem o valor gerado por nossos produtos e serviços e nos enxergam como parceiros estratégicos para seus negócios.