Nossa companhia

G4-3, G4-5, G4-11

Dedicados a nossos clientes

Produzimos soluções para os segmentos de embalagens flexíveis, cosméticos e tintas industriais

A Nitro Química é uma multinacional brasileira líder global no setor de especialidades químicas à base de nitrocelulose. A Companhia, de capital privado, vivencia um momento de forte expansão nos mercados nacional e internacional, com o intuito de intensificar sua presença e seu comprometimento nos setores de atuação.

Com presença no Brasil, Estados Unidos e Áustria, exportamos para mais de 70 países, em todos os continentes, oferecendo soluções químicas que melhoram a vida das pessoas e o negócio de nossos clientes. Atendemos principalmente os segmentos de embalagens flexíveis, cosméticos, farmacêutico, madeira, repintura automotiva e couro.

+ de 70 países contam com nossos produtos e soluções que melhoram a vida das pessoas

Nos últimos anos, apresentamos resultados sólidos e crescimento de receita superior a 10% ao ano. Esse crescimento se reflete diretamente em nossa gente, por meio de novas oportunidades profissionais, além de investimento em capacitação, desenvolvimento de pessoas e ampliação do quadro de colaboradores, que cresceu mais de 25% nos últimos cinco anos.

Nossa sede está localizada no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo, sendo que 70% de nossos funcionários vivem na região da fábrica. Em decorrência da natureza de nossa operação, a Nitro Química tem um compromisso com a sustentabilidade socioambiental, contando com o suporte de entidades regulatórias e diálogo aberto com a população para discutir questões de interesse para a comunidade, como saúde, segurança e meio ambiente. O direcionamento socioambiental da Companhia é aderente ao Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável, da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), no qual foi certificada em 2016 (mais sobre o programa em Riscos e Segurança).

 

Nossos direcionadores

G4-56


Visão

Ser referência mundial em gestão, eficiência, formação e desenvolvimento de pessoas. Atingir liderança mundial em nitrocelulose, expandir sua aplicação, priorizando segurança, saúde, meio ambiente e a utilização de produtos de fontes renováveis.

Valores



Clientes

Nosso sucesso está diretamente fundamentado na capacidade de fornecermos produtos e serviços que permitam a nossos clientes atingirem e superarem seus objetivos.

Segurança, saúde e meio ambiente

Acreditamos que todo acidente pode ser evitado e trabalhamos com as melhores práticas mundiais de segurança e meio ambiente.

Nosso jeito

Nosso time administra o negócio com autonomia e responsabilidade de dono, com foco em crescimento e rentabilidade.

Gente

Contratamos, desenvolvemos e retemos pessoas melhores que nós, interessadas e capazes de fazer a diferença no futuro da Companhia e do Brasil. Praticamos a liderança pelo exemplo, em um ambiente aberto, de aprendizado e crescimento.

Resultados

Adoramos superar metas, acreditamos que elas sempre podem ser mais desafiadoras e que eficiência e custos devem ser constantemente melhorados. Nossas recompensas são baseadas em mérito e responsabilidade.

 

Nossa presença

G4-5, G4-6

 

Brasil

São Paulo (SP) – Sede Administrativa, Unidades de Produção e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.



Estados Unidos

Atlanta, GA – Alchemix – Unidade de Fabricação e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

Presença em dois Centros de Distribuição: Atlanta – GA Nova Jersey – NJ

Europa

Viena (Áustria) – Escritório Regional

Presença em Centros de Distribuição:
Le Havre (França)
Rotterdam (Holanda)
Tavazzano (Itália)

Portfólio

G4-4

O produto primordial da Nitro Química é a nitrocelulose, resina utilizada na fabricação de tintas e vernizes, com forte apelo sustentável, já que tem como base a celulose, substância oriunda de madeira ou do linter do algodão, considerada uma matéria- -prima biorrenovável. Originalmente, fornecíamos exclusivamente a nitrocelulose no formato algodão, contudo, desde 2013, intensificamos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, buscando atender às necessidades de nossos clientes e diversificar nosso portfólio – oferecendo produtos mais formulados. Conheça as diversas linhas oferecidas:


A linha NQ COTTON contempla todo nosso portfólio de nitrocelulose industrial no formato de algodão, com diversas opções de viscosidade e teores de nitrogênio. Pode ser umectada em isopropanol ou em etanol. Neste último caso, o produto é uma referência de sustentabilidade no mercado de tintas e vernizes, com índice de componentes biorrenováveis que vão até 80% na composição das matérias-primas.


Linha de soluções à base de nitrocelulose, pode ser totalmente customizada de acordo com a necessidade do cliente e com o tipo de aplicação. Ao escolher um produto da linha NQ SOLVE, o cliente elimina a etapa de dissolução da nitrocelulose no formato de algodão, o que o permite priorizar esforços na produção de tintas e vernizes, que é sua especialidade.


Voltada para fabricantes de tintas e vernizes, a linha NQ SYSTEM oferece soluções de nitrocelulose plastificada customizadas especificamente de acordo com a necessidade de cada cliente. Os produtos da linha permitem a formulação imediata de bases concentradas e vernizes.


A linha NQ SYSTEM+ abrange sistemas químicos completos compostos de nitrocelulose, solventes, plastificantes e resinas complementares, desenvolvidos de acordo com as aplicações de cada mercado. Permite ganhos de produtividade graças à eliminação de diversas etapas do processo de fabricação de tintas e vernizes.


Linha de produtos premium da Nitro Química, com a melhor performance do mercado em relação a propriedades ópticas, viscosidade e teor de água. Disponibiliza produtos em todas as categorias: NQ PRISMA COTTON , NQ PRISMA SOLVE, NQ PRISMA SYSTEM e NQ PRISMA SYSTEM +.


Produto para uso industrial destinado ao mercado brasileiro de papel e celulose, sucroalcooleiro, sulfatos, fertilizantes e químicos.

 

Novidades 2016

Cinco novos produtos foram lançados e, ao fim do ano, já respondiam por pouco mais de 10% no faturamento da empresa.

NQ PRISMA SYSTEM + Série 2000

Vernizes intermediários para formulação de esmaltes de unha contendo nitrocelulose, resina complementar, plastificante e solventes. O produto aporta ganhos expressivos em produtividade.

NQ PRISMA SYSTEM + Série 2100

Vernizes intermediários para formulação de esmaltes de unhas, contêm nitrocelulose, solventes e uma resina complementar. Essa linha de produtos é produzida com componentes hipoalergênicos, como ATBC e resina acrílica.

NQ PRISMA SYSTEM Série 2000

Também destinada ao mercado de cosméticos, a linha NQ PRISMA SYSTEM 2000 contempla bases intermediárias produzidas a partir da dissolução de nitrocelulose plastificada nos principais solventes utilizados pelo segmento. Os produtos da linha permitem aos clientes a formulação imediata de vernizes e bases pigmentadas para esmaltes de unhas.

NQ SYSTEM + Série 4000

Sistemas químicos semiacabados formulados a partir da dissolução de nitrocelulose e resinas complementares nos principais solventes utilizados pelo mercado de tintas e vernizes para madeira.

NQ ACQUASYS Série 6000

Como exemplo dos esforços da Nitro Química em desenvolver produtos sustentáveis, a linha NQ ACQUASYS contempla sistemas químicos base-água. São indicados para o preparo de vernizes base-água para as camadas intermediárias e finais de tratamento de couro.

 

Busca constante por inovação e evolução

Em 1935, dois empresários visionários, Wolf Klabin e José Ermírio de Moraes, uniram-se para criar a Companhia Nitro Química Brasileira, a primeira de seu segmento no país. Da ideia até a inauguração oficial, pelo então presidente Getúlio Vargas, se passaram cinco anos, em uma época na qual o contexto político e social era conturbado. A escassez de produtos em decorrência da Segunda Guerra Mundial fez com que a Nitro Química crescesse e ampliasse seu portfólio, tornando-se a maior empresa química com capital 100% nacional.

A partir de 1955, a diversificação foi ainda maior, com a construção de fábricas específicas de dissulfeto de carbono, flocoviscose, soda e derivados, ácido sulfúrico, fio viscose para pneumáticos e celulose de linter.

A reorganização da empresa, 15 anos mais tarde, garantiu a viabilidade econômica e o aumento da produção para atender tanto o mercado interno como o externo. E em tempos em que a informática estava dando seus primeiros passos no mundo, a empresa criou um Centro de Processamento de Dados e estabeleceu seu Programa de Qualidade.

Em sua nova política de recursos humanos, os gestores já sabiam a importância de uma boa formação acadêmica e privilegiaram o desenvolvimento, a competência e a dedicação dos funcionários.

O cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade social já eram foco da Nitro Química há mais de 25 anos, quando a empresa intensificou investimentos que resultaram na transformação de sua unidade de produção de nitrocelulose na mais moderna do mundo.

Nos anos 2000 a empresa não parou de inovar, construindo uma nova planta para ampliar sua capacidade de produção e atender à crescente demanda global por nitrocelulose.

Em 2011, o Grupo Faro assumiu 100% do controle da Nitro Química e, três anos depois, a empresa inaugurou sua fábrica de soluções de nitrocelulose para oferecer produtos customizados aos clientes. A internacionalização foi a grande marca da empresa em 2016. Com o objetivo de aumentar a proximidade com seus clientes nas diversas regiões e segmentos em que atua, a Companhia abriu seu primeiro escritório regional internacional em Viena, na Áustria. Também adquiriu uma unidade industrial de soluções à base de nitrocelulose, a Alchemix, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Além de intensificar sua presença internacional, o ano foi marcado pelo foco em inovação e ampliação do portfólio da Companhia, com investimentos em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em suas instalações industriais e no lançamento de novos produtos, que permitirão o crescimento sustentável da empresa.

Colaboradores

G4-10

Investimos constantemente no desenvolvimento de nossos funcionários

A Nitro Química encerrou o ano de 2016 com 885 pessoas em seu quadro de colaboradores, todos na sede da empresa, em São Paulo. A jornada de trabalho é integral, com exceção de terceiros e aprendizes. Contamos com o apoio de 386 trabalhadores terceirizados em nossas operações, dos quais menos de 5% são trabalhadores autônomos. Existem variações sazonais de colaboradores quando há parada de manutenção programada da fábrica de ácido sulfúrico, ocasião em que são contratados cerca de 150 terceiros, por um período de 45 dias.

Nós temos como premissa investir nos funcionários

Força de trabalho/total de empregados
2016HomensMulheres
Total de empregados (colaboradores)42178
Empregados contratados (terceiros)33947
Força total de trabalho760125

 

Número de colaboradores por nível funcional e gênero
 HomensMulheres
Conselho20
Diretoria90
Gerência154
Chefia/coordenação104
Técnica/supervisão393
Administrativo5339
Operacional27714
Trainees35
Terceiros33947
Aprendizes34
Estagiários105
Total por gênero760125
Total885
Número de colaboradores por tipo de contrato de trabalho – 2016
 HomensMulheres
Tempo determinado35561
Tempo indeterminado40564
Total por gênero760125
Total885

 

Posição de destaque entre as mil empresas brasileiras

Entre as mil maiores empresas brasileiras
(Valor Econômico)

A Nitro Química ocupou posição de destaque no anuário Valor 1000, de 2016, do jornal Valor Econômico. O anuário leva em consideração critérios como demonstrações financeiras consolidadas, faturamento bruto e itens estratégicos importantes para o crescimento do negócio.

Reconhecido por executivos e empresários, a publicação analisa 25 setores da economia brasileira, as mil maiores empresas do país, as 50 maiores por região, os cem maiores bancos e as 250 maiores holdings.

Para chegar ao ranking final, são realizados estudos minuciosos pela Fundação Getulio Vargas, analisados pela Serasa Experian.

Nos últimos anos, a Nitro Química tem marcado presença no anuário e, em 2016, conquistou o quarto lugar dentre as empresas do segmento “Químico e Petroquímico.”