Cadeia de valor G4-DMA

Os parceiros de negócio, que compõem a cadeia de valor da Oxiteno, são imprescindíveis para o êxito da empresa e de seus clientes. Em um trabalho conjunto, fornecedores e distribuidores asseguram tanto a entrega de matérias-primas de qualidade para os processos produtivos da Oxiteno quanto a distribuição eficiente do portfólio fabricado pela empresa.

Clientes

O foco no atendimento das demandas dos clientes e o posicionamento como parceira para desenvolver soluções que impactem positivamente seus produtos e serviços são premissas estratégicas.

Dessa forma, a Oxiteno realiza ações conjuntas agregando atributos de sustentabilidade e alternativas de aplicações mais eficientes para os produtos. O principal objetivo é fortalecer a construção de relações mais duradouras, com o estreitamento do relacionamento comercial para atender às demandas crescentes do mercado.

Por consequência, houve aumento substancial de negócios e maior interação com os clientes que geraram soluções inovadoras alinhadas às tendências no mercado nos diversos segmentos em que a Oxiteno atua (leia mais em Produtos e Serviços).

icone-24

No ano, a Oxiteno
reconheceu e premiou o distribuidor que melhor cumpriu os objetivos e metas do plano de gestão.

Distribuidores

Os distribuidores, em especial, suportam a estratégia de extensão de vendas da companhia, garantindo o atendimento a 90% das empresas de pequeno e médio porte que consomem algum tipo de produto químico no Brasil, além dos grandes players do mercado. Esses parceiros ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes da Oxiteno e apoiam, ainda, os processos de inovação da empresa.

Investimentos realizados em 2017 aprimoraram o canal de distribuição, aumentaram a eficiência e otimizaram os recursos de logística e de acondicionamento dos produtos.

Sistema de distribuição garante atendimento a
90%
das empresas de pequeno e médio porte que consomem algum tipo de produto químico no Brasil.

Logística

Em 2017, investimentos foram realizados para agregar melhorias ao canal de distribuição, aumentando a eficiência e otimizando os recursos direcionados às etapas logística e de acondicionamento dos produtos transportados até o cliente final. Um exemplo é a adoção de caminhões menores para atender clientes de menor porte em trajetos de longa distância. As medidas ainda reduzem de forma significativa os impactos ambientais na cadeia.

Fornecedores G4-DMA, G4-12 e G4-EN32

A área de Suprimentos da Oxiteno, responsável pelo abastecimento de matérias-primas, embalagens e utilidades de todas as unidades industriais e contratação de serviços de industrialização (tolling), é composta por uma estrutura Global, sediada em São Paulo, e três unidades regionais: Mercosul, MAC (México, Andina e Caribe) e Estados Unidos.

Como parte da reestruturação organizacional promovida pelo Projeto Evolution (leia mais em Treinamento e desenvolvimento), a área Global de Suprimentos realizou ações importantes em direção à globalização dos seus processos em 2017. Em parceria com as três áreas regionais de Suprimentos e com a área Global de Gestão da Qualidade, foram revisados todos os processos, tornando-os mais claros, alinhados, robustos e eficientes.

O relacionamento com os fornecedores é orientado pelo Código de Ética do Ultra e por políticas específicas do Ultra (Política de Conflitos de Interesses, Política Anticorrupção, Política Anticorrupção e de Relacionamento com Agentes Públicos e Política Corporativa Concorrencial), que são normas que reúnem diretrizes técnicas e comerciais. A companhia desenvolve, ainda, um programa de compra responsável com requisitos ambientais, sociais e de qualidade.

Os gastos com matérias-primas de origem renovável correspondem a, aproximadamente, 26% dos gastos com matérias-primas e representam 12% do total (em toneladas) de matérias-primas consumidas.

A estratégia de contratação dos fornecedores considera critérios como preço, disponibilidade, relacionamento e lead time. Embora a localização geográfica do fornecedor possa influenciar, não há políticas específicas ou práticas que priorizem a contratação de fornecedores locais. São considerados “locais” todos os fornecedores localizados no mesmo país que a unidade industrial correspondente.

90% dos gastos com aquisição da Oxiteno são destinados a fornecedores locais no Brasil

Proporção de gastos com fornecedores locais (%)1 G4-EC920162017
BrasilNacionais89,5974,66
Estrangeiros10,4125,34
MéxicoNacionais62,9265,97
Estrangeiros37,0834,03
UruguaiNacionais18,7215,73
Estrangeiros81,2884,27
Estados UnidosNacionais14,855,45
Estrangeiros85,1594,55
VenezuelaNacionaisn.d.1n.d.1
Estrangeirosn.d.1n.d.1

1 Informação não disponível até a data de publicação deste relatório.

Palm Kernel Oil (PKO) G4-12

Óleo de palmiste (em inglês, Palm Kernel Oil – PKO) é o óleo vegetal mais consumido no mundo. A Malásia e a Indonésia concentram mais de 90% da produção deste material de origem renovável. A Oxiteno, com a sua unidade Oleoquímica, localizada no Polo Industrial de Camaçari (BA), é a única empresa no Brasil que fabrica ácidos graxos, álcoois graxos e glicerina a partir de PKO.

Estes três derivados são a base da fabricação de inúmeros produtos da Oxiteno nos segmentos de cuidados pessoais, limpeza doméstica e institucional e de alimentos. Eles estão presentes em xampus, condicionadores, cremes para pele, produtos para higiene oral, entre outros.

A cadeia de produção de óleo de palma, incluindo o óleo de palmiste, ainda apresenta desafios em aspectos sociais, ambientais e econômicos. A organização não governamental Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), com sede na Malásia, desenvolve e implementa padrões globais para a cadeia sustentável de óleo de palma. A Oxiteno é membro ordinário dessa ONG e, em apoio às causas defendidas, estabeleceu uma Política de Fornecimento de Óleo de Palma Responsável (Responsible Palm Oil Sourcing Policy) que define requisitos específicos para os fornecedores dessa matéria-prima de origem renovável, de importância estratégica para seus negócios. Esse documento encontra-se disponível em www.oxiteno.com. G4-15

icone-07

Meta da Oxiteno é utilizar exclusivamente PKO
certificado RSPO até 2024

Oxiteno tem 98,6% de rastreabilidade para derivados de palma até a etapa de processamento das nozes (palm kernels) nos moinhos.

Novos fornecedores selecionados com base em critérios de sustentabilidade (%) G4-EN32

grafico-fornecedores-criterios-ambientais

Desenvolvimento social G4-DMA

Para colocar em prática sua visão e seus valores, a Oxiteno centra esforços para viabilizar diferentes ações socioambientais que impactam toda a cadeia de relacionamento. Há, por exemplo, iniciativas específicas voltadas à seleção e ao monitoramento dos fornecedores de matérias-primas ou, ainda, ações que impactam positivamente as comunidades no entorno das unidades operacionais. Ao longo do processo de desenvolvimento de produtos, a empresa também segue comprometida com a saúde e o bem-estar da sociedade.

Pensando no desenvolvimento da cadeia de suprimentos, a empresa, sempre que possível, opta pela contração de fornecedores locais. No ano, 74,66% dos insumos foram adquiridos de empresas localizadas no Brasil. Outro ponto relevante é a política de qualificação de fornecedores, que monitora e desenvolve fornecedores seguindo as melhores práticas de sustentabilidade.

icone-18

74,66%
dos insumos foram adquiridos
de empresas localizadas no Brasil.

Iniciativas no México e Uruguai

Em San Juan del Río (México), anualmente, é organizada a Semana de Segurança, Qualidade e Saúde, com ações que engajam clientes, fornecedores e comunidades locais. A unidade de San Juan del Río mantém, ainda, convênios com três principais universidades da cidade para implementar iniciativas que ajudam a promover esses temas.

O corpo diretivo da operação da Oxiteno no México integra um grupo de 45 executivos, representantes de empresas brasileiras e estrangeiras no país, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de mercados próximos à região, com grande potencial de crescimento por seus recursos naturais e localização geográfica (proximidade com os oceanos Atlântico e Pacífico, local estratégico para a exportação, principalmente para os Estados Unidos e outras regiões do próprio México).

Em Coatzacoalcos, também no México, a Oxiteno participa do comitê local de ajuda mútua, do qual faz parte o programa Adote uma Escola. A unidade ministra treinamentos, cursos, palestras e compartilha conhecimento com a comunidade escolar aos finais de semana. Também organiza visitas para que a comunidade conheça as instalações da empresa, o processo produtivo e as boas práticas da Oxiteno. A planta participa, ainda, do programa Reciclon, para reciclagem de produtos eletrônicos, mantendo presença no comitê organizador da iniciativa.

No Uruguai, a companhia compartilha e troca conhecimentos com os estudantes de um centro de capacitação localizado próximo à planta, que é um dos polos de formação de capital humano acessado pela Oxiteno. Ocorrem visitas programadas ao site da Oxiteno, ocasiões em que a empresa tem a oportunidade de impulsionar o desenvolvimento local e a geração de valor ambiental, econômico e social.

Oxiteno realiza iniciativas socioambientais para selecionar e monitorar fornecedores de matérias-primas.

Iniciativas no Brasil

O gerente da unidade de Mauá (SP) assumiu a presidência do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip), que dissemina as melhores práticas entre as empresas da região. Na unidade, acontece o programa Portas Abertas, iniciativa que tem o objetivo de apresentar a Oxiteno e seus produtos à comunidade do entorno e familiares dos funcionários, estreitando assim o laço empresa-sociedade.

Ainda em Mauá, a Oxiteno apoia o projeto social Integrar Arte e Vida, realizado em parceria com a prefeitura municipal e a secretaria de educação local. O intuito da iniciativa é complementar o processo educacional para evitar a evasão escolar, oferecendo alternativas como oficinas culturais e esportivas. Em 2017, o projeto 100% patrocinado pela Oxiteno, envolveu mensalmente cerca de 210 crianças da Escola Municipal Cora Coralina, que participaram de atividades extracurriculares – oficinas artísticas e esportivas –, que abrangem judô, dança e futebol. Esse projeto é mantido por recursos de leis de incentivo ao esporte e gerenciado pela Associação Nacional de Esportes (ANE) e Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação (Andee).

Já a Oxiteno Camaçari (BA) conta com um grupo de teatro, formado pelos seus funcionários e terceiros, que trata de assuntos relevantes para a unidade, como segurança e boas práticas de fabricação. Em razão da comemoração dos 40 anos do polo de Camaçari em 2018, a unidade passa a fazer parte, juntamente com outras 14 empresas, de uma iniciativa do Cofic que visa realizar um estudo sobre a competitividade do Polo. Esse projeto, conduzido pelo SENAI Cimatec, irá envolver acadêmicos e especialistas ao longo do próximo ano.

Também tem destaque a iniciativa Coral, nas unidades de Camaçari e Mauá, que promove a cultura e a responsabilidade coletiva nessas comunidades, estreitando relacionamentos entre a empresa e a sociedade.

As unidades de Mauá (SP), Tremembé (SP), Suzano (SP), Triunfo (RS) e Camaçari (BA) se relacionam com as comunidades do entorno através dos Conselhos Comunitários Consultivo (CCC). Juntamente com representantes das comunidades (líderes, defesa civil, escolas, postos de saúde, entre outros) são realizadas reuniões bimensais para alinhamento de temas relacionados à saúde, segurança e ao meio ambiente.

Destacamos ainda o Programa Formare, gerenciado pelo Instituto Ultra, que é voltado à formação estudantil e profissional de jovens de classes menos favorecidas (leia mais sobre o Formare em Formação de jovens para o mercado).

Promovendo a ciência entre as crianças G4-DMA, G4-EC8

A Oxiteno realiza o Nau dos Mestres, programa de ensino de ciências que desperta a curiosidade, o aprendizado lúdico e o instinto investigativo das crianças. Equipado com laboratório móvel e uma coleção de livros que combina conteúdos de química, física, biologia e óptica, o projeto busca incentivar o interesse e aprendizado dos alunos a partir de experimentos científicos e desafios interativos.

Em 2017, a Oxiteno viabilizou a execução e a distribuição do Nau dos Mestres em cinco escolas nas cidades de Santo André e Mauá, na região metropolitana de São Paulo, beneficiando 4.339 estudantes entre 9 e 13 anos de idade, cursando o Ensino Fundamental, e 18 professores. O programa, desenvolvido pela Evoluir, em parceria com o Ciência em Show, é financiado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.