Carta de asseguração

DECLARAÇÃO DE ASSEGURAÇÃO DE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Aos Membros da Alta Gerência e demais partes interessadas da Oxiteno

Introdução

A Green Domus Desenvolvimento Sustentável (Green Domus) foi contratada pela Oxiteno para assegurar seu Relatório de Sustentabilidade do ano de 2017. A Oxiteno foi responsável por elaborar e apresentar as informações sobre seu desempenho em sustentabilidade em seu Relatório de Sustentabilidade 2017, assim como por apresentar as evidências necessárias para os procedimentos da asseguração; enquanto a Green Domus deu prosseguimento à asseguração independente, de modo sistemático, documentado e baseado nas evidências requeridas e apresentadas pela Oxiteno.

Regras da Asseguração

O processo de asseguração foi conduzido com base na AA1000 Assurance Standard 2008; AA1000 AccountAbility Principles Standard 2008 e nas Diretrizes para Relato de Sustentabilidade versão G4, de 2013, da Global Reporting Initiative (GRI).

Nível e Tipo da Asseguração

A asseguração conduzida pela Green Domus foi moderada e de tipo 1, conforme conceitos definidos pela AA1000 Assurance Standard 2008; portanto, foi verificada a adesão aos Princípios da Inclusão, Materialidade e Capacidade de Resposta, e como a organização comunica essa performance no relatório de sustentabilidade; a apresentação das informações requisitadas na opção “de acordo” essencial definidas pela GRI e seguindo os critérios para definição de conteúdo e asseguração da qualidade do relato.

Limites da Asseguração

A asseguração se limitou a avaliar as informações disponibilizadas no Relatório de Sustentabilidade de 2017 da Oxiteno e demais evidências que embasaram seu conteúdo. Metodologia A asseguração iniciou-se através da avaliação preliminar das informações apresentadas no Relatório de Sustentabilidade de 2017 da Oxiteno e nos documentos que embasaram a sua elaboração. Foi realizada visita à unidade centralizadora das informações utilizadas no relatório de sustentabilidade, visando entrevistar os atores envolvidos e coletar evidências das informações relatadas. Através do Protocolo de Asseguração foram solicitados ajustes das informações apresentadas no relatório e sugeridas melhorias para adequação às regras de asseguração utilizadas. Os procedimentos da asseguração somente foram finalizados após a conclusão dos apontamentos realizados.

Independência e Imparcialidade

Para efeitos da presente asseguração, a Green Domus declara que não há qualquer relação com a Oxiteno que a impeça de emitir esta Declaração de Asseguração de forma independente e imparcial. Ressalta ainda que todos os profissionais envolvidos neste processo de asseguração estão cientes e capacitados no Sistema de Gestão de Qualidade da Green Domus, cujo conteúdo inclui as políticas e procedimentos que conferem à empresa um padrão de operação impessoal e a mitigação de possíveis riscos técnicos no desenvolvimento de suas atividades.

Comentários e Recomendações

Sem interferir na conclusão positiva desta asseguração, a Green Domus apresenta as seguintes recomendações de melhoria e adoção de boas práticas para o relato da Oxiteno:

  • Refazer e/ou atualizar a matriz de materialidade da empresa, para assegurar sua aderência à realidade do setor e para estreitar relações com seus stakeholders.
  • Adaptar, nos próximos ciclos de relato, o processo de desenvolvimento do relatório de sustentabilidade a fim de atender à versão Standards da GRI.
  • Ampliar a descrição da forma de gestão dos tópicos materiais relatados, para atender às recomendações das Diretrizes GRI e evoluir em direção aos requisitos dos Standards GRI.
  • Aprofundar a gestão de dados quantitativos dos indicadores relatados, de forma a ampliar a capacidade de resposta aos temas materiais da organização.

Conclusões

Na opinião da Green Domus Desenvolvimento Sustentável, o Relatório de Sustentabilidade de 2017 da Oxiteno é uma representação adequada da empresa, que relaciona as suas estratégias, políticas e ações com seu desempenho em sustentabilidade. Com base nos procedimentos realizados, pode- se afirmar que nada chegou ao conhecimento da Green Domus que a leve a acreditar que as informações constantes no Relatório de Sustentabilidade de 2017 da Oxiteno não foram compiladas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as Diretrizes para Relato de Sustentabilidade da GRI, versão G4, referentes à opção “de acordo” Essencial, com os Princípios AA1000 AccountAbility Principles Standard, de 2008, e com as diretrizes organizacionais que serviram de base para sua preparação.

São Paulo, 01 de novembro de 2018.

Nino Sergio Bottini
Revisor Independente

Marina Dall’Anese
Auditora Líder