Governança corporativa G4-34

Para apoiar a visão de futuro que pretende fazer da Oxiteno referência mundial em tensoativos e suas aplicações, identificou-se a necessidade de evoluir o modelo operacional da companhia. Foi desenhado, então, o Projeto Evolution, que tem como principais objetivos aumentar o foco regional sem perder de vista as otimizações globais, acelerando o crescimento no México e nos Estados Unidos; alavancar a gestão estratégica e a representação institucional nas regiões; preparar a empresa para o futuro mantendo o olhar centrado na inovação e no relacionamento com clientes; e desenvolver o planejamento sucessório, incluindo a formação das futuras lideranças nos vários níveis da companhia.

Em fevereiro de 2017, foram anunciadas as diretorias que compõem a nova estrutura da Oxiteno – Administração e Controle, Tecnologia e Excelência Operacional, Marketing e Inovação, Recursos Humanos, EUA, MAC (México, Andina e Caribe) e Mercosul –, criadas e ajustadas para atenderem os desafios estratégicos da empresa.

As estruturas globais passaram a apoiar todas as regiões com estratégia, visão e políticas únicas. Também são responsáveis por atividades capazes de gerar vantagens de escopo ou escala, realizando também a gestão dos riscos e protegendo a empresa contra grandes ameaças. As regiões, por sua vez, ganharam mais autonomia na tomada de decisão e podem realizar as customizações necessárias ao seu contexto de operação.

A reestruturação agregou novos conceitos para a organização, amplamente discutidos em diversos fóruns ao longo do ano, envolvendo uma definição mais clara das atribuições e responsabilidades. Também incluiu a formalização de novos processos, a mudança de mindset e uma nova forma de trabalhar. O processo suscitou oportunidades em diversas áreas – algumas passaram por reorganização, outras ganharam novas responsabilidades ou escopo de atuação e cerca de 80% das novas posições foram ocupadas por funcionários da Oxiteno. Também houve a revisão de algumas funções e a estruturação de novos cargos.

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* Conselheiros independentes.
** Nova estrutura em vigor desde fevereiro de 2018.
*** Assumiu a posição em janeiro de 2018.
1. Em 2 de maio de 2018, o Ultra anunciou a sucessão na presidência do Conselho de Administração. Pedro Wongtschowski assumiu como presidente do Conselho sucedendo a Paulo Guilherme Aguiar Cunha, que se tornou presidente emérito do Conselho. Lucio de Castro Andrade Filho assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho.

No mercado desde 1973, a Oxiteno é uma sociedade anônima de capital fechado, parte da companhia multinegócios Ultrapar Participações S.A., que tem atuação em varejo, distribuição especializada (Ipiranga/Ultragaz/Extrafarma) e armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo). G4-7

O Ultra é uma empresa de capital aberto com ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e na bolsa de Nova York (NYSE). A holding está listada no segmento Novo Mercado, por adotar voluntariamente padrões de governança corporativa de referência, e integra também o Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3.

A Oxiteno reporta trimestralmente seu desempenho aos membros do Conselho de Administração do Ultra. O Diretor-superintendente da Oxiteno integra a diretoria executiva, composta também pelos diretores-superintendentes de Finanças e Relações com Investidores e dos demais negócios do Ultra (Extrafarma, Ipiranga, Ultracargo e Ultragaz), pela diretoria de Capital Humano e pela diretoria de Riscos, Compliance e Auditoria.

Renovação da liderança do Ultra

O processo de sucessão planejada é realizado regularmente na administração do Ultra e de seus negócios. Em outubro de 2017, assumiu o novo diretor-presidente da companhia, Frederico Curado. Com sólida experiência executiva, ele substituiu Thilo Mannhardt, que foi responsável por movimentos estratégicos de fortalecimento e expansão da companhia.

No primeiro semestre de 2018, Paulo Guilherme Aguiar Cunha deu prosseguimento ao processo de sua sucessão no Conselho de Administração, após atuar como presidente da empresa até 2006 e presidente do Conselho de Administração desde 1998. Em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao longo de 50 anos no Ultra, Paulo G. A. Aguiar foi eleito presidente Emérito do Conselho.

Para ocupar a presidência do Conselho de Administração do Ultra, foi eleito Pedro Wongtschowski, que ocupava até então a vice-presidência do colegiado e que está no Ultra desde 1985. A vice-presidência passou a ser ocupada por Lucio de Castro Andrade Filho.

Governança da sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais fundamentos do Ultra e seus negócios. No dia a dia, esse compromisso se materializa graças a uma cultura que valoriza a transparência das informações, a solidez financeira, a ética nos negócios e a valorização da cidadania. O Ultra define as diretrizes gerais que devem ser observadas por todos os negócios, e cada empresa, entre elas a Oxiteno, mantém políticas próprias, de acordo com as especificidades de seus mercados.

O Modelo de Sustentabilidade Ultra abrange cinco pilares – Segurança, Meio Ambiente, Pessoas, Produtos e Serviços e Cadeia de Valor – e conta com 28 indicadores de desempenho e gestão, alinhados às diretrizes corporativas de sustentabilidade. Os KPIs (conjunto de indicadores de desempenho e gestão) monitoram as ações, e os dados integram a matriz de decisões do Ultra. Um comitê de sustentabilidade reúne gestores de todos os negócios, incluindo a Oxiteno, e é responsável pelo acompanhamento dessas informações de forma periódica e da promoção dos negócios de forma sustentável.

Como parte do aprimoramento contínuo das ações de sustentabilidade, o Ultra integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3, composta pelas companhias abertas que aceitaram o convite para adotar práticas transparentes com relação às suas emissões. Participa, ainda, da pesquisa do Carbon Disclosure Program (CDP), organização internacional que incentiva e provê um sistema global para que as empresas e cidades gerenciem, divulguem e compartilhem informações sobre o meio ambiente, e também tem participação no Guia Exame de Sustentabilidade, no ranking Melhores da Dinheiro e no índice empresarial da Bovespa, desde 2007.

Em 2017, também foi reestruturada a área global de sustentabilidade ligada à Diretoria de Tecnologia e Excelência Operacional. Com atuação horizontal, envolvendo todas as áreas da Oxiteno, o departamento tem a missão de atender as demandas das partes interessadas, bem como alavancar, juntamente com as demais áreas, a gestão dos temas materiais para a companhia, considerando os riscos e oportunidades, e as melhores práticas. Os temas materiais da Oxiteno, também chamados de prioritários, incluem nove questões ligadas à inovação, segurança, gestão de pessoas e gestão ambiental, entre outros – também estão correlacionados aos cinco pilares do Modelo de Sustentabilidade do Ultra (leia mais em Temas materiais da Oxiteno).

Controladora da Oxiteno, o Ultra integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), da B3

Diretrizes de sustentabilidade do Ultra

 

Valorizar a cultura da cidadania e da ética nos negócios.

Zelar pela integridade do modelo de governança corporativa, especialmente o trato e a transparência das informações relevantes e a contínua gestão de riscos e oportunidades.

Manter e aperfeiçoar a capacidade financeira, a flexibilidade e a excelência operacional, de forma a minimizar a vulnerabilidade às variações econômicas, buscando oportunidades de crescimento em cada um dos nossos segmentos de atuação.

Orientar a oferta de produtos e serviços às necessidades e expectativas dos clientes e consumidores.

Manter representação ativa nas associações de classe e um relacionamento transparente com os órgãos públicos, de forma a aprimorar e fortalecer os negócios.

Manter estado de prontidão, sensibilização e educação para a permanente valorização da sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Apoiar, difundir, promover e integrar à cultura organizacional os princípios do Pacto Global da ONU, relacionados aos Direitos Humanos, aos Direitos do Trabalho, à Proteção do Meio Ambiente e ao Combate à Corrupção em todas as suas formas.

Valorizar os funcionários por meio do estímulo ao crescimento profissional e à qualidade de vida, melhorando as condições e o ambiente de trabalho.

Atuar, seletivamente, como agente de evolução das comunidades vizinhas e da sociedade, por meio de iniciativas de disseminação da cultura, educação e inclusão social.

Adotar políticas para manter a excelência nos padrões de saúde, segurança e meio ambiente.

Identificar, controlar e mitigar os riscos inerentes aos negócios, de forma contínua, por meio de políticas e práticas de gestão de riscos e gerenciamento de crise, nos campos operacional, regulatório, ambiental, fiscal, judicial e social.

Promover a gestão dos gases de efeito estufa das empresas, visando mitigar nossos efeitos nas mudanças climáticas.

Elaborar relatórios periódicos de sustentabilidade, considerando suas dimensões econômica, ambiental e social.

Temas materiais da Oxiteno
G4-19, G4-20 e G4-21

O infográfico a seguir apresenta os temas materiais da Oxiteno, aspectos importantes para a gestão da sustentabilidade na organização. Em cada tema estão identificados os seus públicos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas dos ODS.

tema-material-01

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento estão no centro da estratégia da Oxiteno. Uma constante busca por soluções alinhadas às macrotendências, que atendam aos clientes, envolvendo iniciativas de cocriação, e com o objetivo de reduzir o impacto socioambiental.

Públicos

  • Go
  • Cl
  • CF

ODS e metas relacionadas

  • 9.4 9.5 9.B
tema-material-02

A Oxiteno é reconhecida por desenvolver produtos ecoeficientes e enfrenta o desafio de lançar produtos com alto desempenho, menor impacto e custo equivalente ao de materiais tradicionais.

Públicos

  • Cl
  • CP
  • CF

ODS e metas relacionadas

  • 12.A
tema-material-03

Muitos produtos apresentam riscos durante a fabricação ou uso, por isso a Oxiteno tem o compromisso cotidiano de agregar segurança ao processo produtivo e orientar funcionários e clientes para a manipulação correta desses produtos.

Públicos

  • Cl
  • CP
  • CF

ODS e metas relacionadas

  • 12.4
tema-material-04

Ferramenta transversal aos temas de sustentabilidade, compreende a divulgação das iniciativas e o diálogo com funcionários, fornecedores, clientes e demais públicos. É uma atitude de transparência fornecer informações qualificadas sobre produtos, impactos, benefícios e desafios.

Públicos

  • Ac
  • CF
  • Cl
  • Co
  • CP
  • Fo
  • Fu
  • Go
  • Im
  • ON
  • Si
  • Te
  • Tr
  • Ul

ODS e metas relacionadas

  • 12.6 12.8
tema-material-05

As indústrias químicas utilizam recursos naturais, por isso a Oxiteno busca reduzir seus impactos e promover a reutilização e reciclagem, questões prioritárias da gestão ambiental da empresa. Também é priorizada a utilização de materiais de origem renovável ou biodegradáveis.

Públicos

  • Ul
  • Ac
  • Co
  • ON
  • Tr
  • Cl

ODS e metas relacionadas

  • 7.3
  • 6.4
  • 12.2 12.5
  • 13.2
tema-material-06

A Oxiteno garante e promove o ambiente de trabalho seguro. Investe no gerenciamento de riscos e no aspecto comportamental, reforçando a cultura da atitude segura e o comportamento responsável e garantindo a saúde e a segurança dos funcionários e dos processos industriais.

Públicos

  • Fu
  • Te
  • Cl
  • Fo

ODS e metas relacionadas

  • 3.9
  • 8.8
tema-material-07

A Oxiteno promove, entre os fornecedores, o cumprimento dos requisitos legais e de boas práticas que garantam proteção aos direitos humanos e trabalhistas, à ética, à saúde e à segurança – das pessoas e do meio ambiente.

Públicos

  • Fo

ODS e metas relacionadas

  • 16.10
  • 17.16
tema-material-08

O setor químico está presente na maioria dos segmentos, atuando como alavanca para outras indústrias. A Oxiteno também prioriza o desenvolvimento de empresas e fornecedores locais.

Públicos

  • Fo
  • Co

ODS e metas relacionadas

  • 8.3
  • 9.2
tema-material-09

A força de trabalho é essencial para a diferenciação da Oxiteno, por isso são realizados investimentos em qualificação e gestão de carreira, atração e retenção, além da concessão de benefícios.

Públicos

  • Fu
  • Si
  • Cl

ODS e metas relacionadas

  • 4.3 4.4
  • 8.5 8.B
  • 16.5 16.6 16.10

Saiba mais sobre a cadeia de valor
da Oxiteno.

No caminho da sustentabilidade

1992

Atuação responsável

2002

Certificação ISO 14001 nas unidades do Brasil

2008

Ultra integra a carteira do ISE, da B3

Início do Programa de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Início das Avaliações de Ciclo de Vida (ACV)

2009

Participação no Carbon Disclosure Project (CDP)

Estudos de Avalições de Ciclo de Vida (ACV)

Membro do Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO)

2011

Certificação de produtos - ECOCERT

Plataforma Greenformance

Participação da carteira do ISE

2012

Avaliação Ecovadis

Auditoria TfS (Together for Sustainability)

Demandas de clientes

Definição de metas para 2020

Criação do Comitê de Sustentabilidade do Ultra

2013

Ingresso na Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)

Definição dos pilares do Modelo de Sustentabilidade do Ultra

Plataforma de indicadores

Lançamento das Diretrizes Ultra

2014

Comissão de Sustentabilidade ACI (American Cleaning Institute)

Oxiteno passa por auditoria de clientes

Primeiro Relatório de Sustentabilidade da Oxiteno

Definição da matriz de materialidade 2015

2016

Oxiteno recebe Certificação RSPO

Relatório ACI (American Cleaning Institute)

9 estudos de ACV de produtos concluídos

Responsible Sourcing

Reestruturação de indicadores GRI

2017

Comitê ABIQUIM

13 estudos de ACV concluídos

Estruturação área

Certificação RSPO nas unidades do México e do Uruguai

Certificação Atuação Responsável nas unidades do Brasil

O Ultra define as diretrizes gerais a serem observadas por todos os negócios e suas empresas mantêm políticas próprias de acordo com as especificidades de seus mercados.

Ética e transparência G4-56

A Oxiteno adota o Programa de Ética e Compliance do Ultra, uma das ferramentas utilizadas para disseminar seus valores éticos, conscientizar e educar os funcionários sobre os temas de corrupção, não conformidades nos negócios e comportamentos antiéticos.

As políticas corporativas do Ultra passam por constantes atualizações e aprimoramentos, com novas abordagens regulatórias e legais. Em 2017, o Código de Ética e a Política Anticorrupção (que orienta e normatiza as diretrizes da chamada Lei da Empresa Limpa, n. 12.846, publicada em 2013, e outras diretrizes internacionais para o combate à corrupção) foram revisados, e a divulgação para todos os funcionários ocorreu no primeiro trimestre de 2018. O Ultra também implementou uma nova estrutura de governança de Compliance, que passou a contar com gerências específicas em todos os negócios, com o intuito de assegurar o cumprimento das diretrizes do seu Programa de Ética e Compliance, reforçar os controles internos, a comunicação e os treinamentos.

Ainda em 2017, teve início um Diagnóstico da Cultura de Compliance, que tem como objetivo verificar o andamento da gestão do tema na Organização, avaliar suas unidades de negócios e áreas corporativas, bem como identificar os ativadores de comportamentos de riscos em seus funcionários. Com os resultados obtidos, a Companhia consegue desenvolver novas ferramentas e, assim, manter o programa sempre coerente com seus princípios corporativos, diretrizes e responsabilidades éticas.

A governança do Programa de Ética e Compliance é de responsabilidade do Comitê de Conduta, órgão que responde diretamente ao Conselho de Administração. Formam o comitê um presidente independente e as diretorias Superintendência Financeira e de RI, de Controladoria, Jurídico Corporativo e de Riscos, Compliance e Auditoria, que também coordena as atividades do programa. Para integrar as diversas instâncias de governança, representantes do Comitê de Conduta se reúnem com o presidente, com o Comitê de Auditoria e com o Conselho de Administração, para fazerem intercâmbio de informações e de iniciativas fortalecendo, assim, o ambiente de controles do Ultra.

Treinamentos também fazem parte do Programa de Ética e Compliance. Licitações com Agentes Públicos, Relacionamentos com Agentes Públicos e Compliance Concorrencial foram os temas das capacitações realizadas no ano.

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Canal aberto Ultra

Disponível a todos os públicos, o Canal de Denúncias do Ultra pode ser acessado por meio do portal www.canalabertoultra.com.br ou pelo telefone 0800-7017172, acessível apenas para ligações originadas no Brasil. Operado por uma empresa externa e independente, ao longo de 2017 foram recebidos 238 relatos, sendo que 51% foram considerados pertinentes. Todas as denúncias e orientações são tratadas com confidencialidade e apuradas pelo time de Compliance com reporte ao Comitê de Conduta – órgão vinculado ao Conselho de Administração do Ultra.

Gestão de riscos

O Ultra tem evoluído continuamente sua gestão de riscos e conta com governança específica para a condução do tema em todos os seus negócios. A partir de uma Matriz Integrada de Riscos, aprovada pelo Conselho de Administração em 2016, a discussão na alta administração é realizada de forma sistêmica e padronizada entre todos os negócios, ampliando sua visão e entendimento dos principais riscos do Ultra.

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Desde 2017, a sistematização da análise de riscos se inicia com um debate detalhado com as equipes gestoras, para identificar os cenários e planos de mitigação. Depois é consolidado com a diretoria do negócio e, posteriormente, com a diretoria e o Conselho de Administração do Ultra, reforçando, assim, a cultura de transparência e responsabilidade compartilhada.

A área de Riscos Corporativos também tem como objetivo permear e desenvolver a cultura de gestão de risco em todos os níveis da Companhia e, para tanto, busca apresentar os resultados obtidos nos diversos fóruns operacionais e administrativos de cada negócio, assim como no Conselho Fiscal.

Canal de Denúncias do Ultra pode ser acessado por meio do portal www.canalabertoultra.com.br e pelo telefone 0800-7017172, disponível para ligações originadas no Brasil.