O Ultra celebra 80 anos G4-1
Nossa trajetória é marcada pelo compromisso com a segurança, o meio ambiente, a qualidade e a excelência, além da paixão por nossos clientes – características que a Oxiteno e os demais negócios do Ultra têm ajudado a consolidar ao longo do tempo. Com 80 anos de história recém-completados, o Ultra dispõe de um modelo de gestão focado na geração de valor, que busca engajar constantemente nossos funcionários e que tem na sustentabilidade um dos principais elementos norteadores de nossas ações estratégicas e operacionais.
O ano de 2017 foi marcado por uma lenta recuperação da atividade econômica no Brasil, após dois anos de profunda recessão, contexto que afetou não só o Ultra, mas outras empresas brasileiras dos mais distintos setores da economia. Ainda assim, obtivemos mais um ano de resultados consistentes, com expansão da receita em todos os nossos negócios. A receita consolidada do Ultra avançou 3%, chegando a R$ 80 bilhões.
A Oxiteno ajuda a projetar os nossos negócios globalmente, chegando a mercados na América Latina, Estados Unidos, Europa, África e Ásia.
A Oxiteno contribuiu para o bom desempenho do Ultra ao registrar recorde no volume vendido, com aumento de 7% nas vendas e na receita líquida. Parte desse resultado se deve ao movimento de pré-marketing realizado nos Estados Unidos como preparação para o início das operações da nova planta de Pasadena, no estado do Texas, previsto para ocorrer em 2018. O novo site nos permitirá competir com ainda mais efetividade no país, hoje o maior mercado de tensoativos do mundo.
Temos certeza que a inovação é a receita para o êxito da Oxiteno. Esse foco viabiliza a identificação e a oferta de soluções específicas para cada cliente, melhora a performance dos produtos finais e garante o mais alto nível de segurança e o menor impacto socioambiental. Em 2017, dos R$ 463 milhões investidos na Oxiteno, R$ 53 milhões foram direcionados à pesquisa e desenvolvimento.
Neste Relatório de Sustentabilidade, convidamos você a conhecer esses e outros destaques da Oxiteno, uma empresa cujo portfólio é empregado em itens dos mais distintos segmentos, todos eles presentes no dia a dia das pessoas, que são os clientes de nossos clientes e com os quais nos mantemos igualmente comprometidos.
Frederico Curado
Diretor-presidente do Ultra
Mais eficiência e geração de valor socioambiental G4-1
Conquistamos resultados importantes em 2017, essenciais para evoluirmos nossas estratégias de internacionalização e de fortalecimento da atuação no Brasil, em linha com o objetivo principal de tornar a Oxiteno líder nas Américas em tensoativos e suas aplicações.
Em 2017, comemoramos dez anos da operação nos Estados Unidos. Atender os clientes desse mercado tem sido uma jornada desafiadora que resultou em novas parcerias na América do Norte. Para alavancar nossa atuação no continente, centramos esforços para concluir a construção e a instalação da nova planta de alcoxilação em Pasadena, no Texas, com capacidade produtiva de 170 mil toneladas anuais. O site, que iniciou sua operação em 2018, fabrica produtos que começaram a ser vendidos em 2017 na região, graças a uma ação de pré-marketing que buscou assegurar a estruturação dos canais de venda e a conquista de mercado. A estratégia contou com o apoio das operações de Camaçari (Brasil), Mauá (Brasil), Santa Rita (Venezuela), Tremembé (Brasil), Suzano (Brasil), Guadalajara (México) e Coatzacoalcos (México), responsáveis pelo fornecimento dos produtos comercializados na região.
10
anos de operação nos Estados Unidos
Reconhecemos o protagonismo de nossos funcionários no bom desempenho da companhia. 80% das novas posições de gestão foram ocupadas por profissionais que já faziam parte da Oxiteno.
Também conduzimos uma reestruturação do nosso modelo operacional (Projeto Evolution), que abrange as governanças internacionais e regionais da Oxiteno. A reorganização de nossa estrutura visa aumentar o foco regional das operações, sem perder otimizações, agregando valor ao relacionamento com os clientes e ao processo de inovação, temas relevantes para nós e fundamentais para o futuro que desenhamos para o negócio.
A atenção dada à inovação resultou em 19 patentes depositadas e 29 produtos lançados em 2017 – o atual portfólio da Oxiteno reúne 530 produtos, todos eles desenvolvidos a partir das premissas de segurança, qualidade e desempenho. Nosso processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) está voltado, ainda, para a adoção de matérias-primas provenientes de fontes renováveis, o cuidado com o meio ambiente e a promoção da saúde e do bem-estar, diretrizes que integram o Greenformance – nosso conceito de sustentabilidade.
No processo produtivo, as iniciativas buscaram aliar ganhos de eficiência, redução de custos e impactos ambientais. Seguimos investindo em certificações para todos os nossos sites, que contribuem para a manutenção e o aprimoramento da qualidade dos processos de gestão de nossas operações, além de impulsionar o comportamento seguro entre todos os funcionários, engajando-os continuamente em aspectos importantes de meio ambiente, saúde e segurança.
Ampliamos a cada ano nosso engajamento com a agenda global para ampliar nossa contribuição para a geração de valor à sociedade. Correlacionamos nossos temas relevantes de sustentabilidade (também chamados de temas materiais) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (veja quadro aqui). Nossas práticas para promover a eficiência hídrica e a gestão das emissões de gases de efeito estufa foram reconhecidas pelo Carbon Disclosure Project (CDP) nos últimos dois anos. Cerca de 15% da água consumida nos processos de nossas plantas no Brasil é oriunda de reúso e evitamos a emissão de quase 71 mil toneladas de CO2 equivalente em 2017 com práticas para redução das emissões e transformação desses gases em fonte energética.
Reconhecemos o protagonismo de nossa equipe no bom desempenho da companhia. Não à toa, 80% das posições de gestão criadas em 2017 foram ocupadas por profissionais que já faziam parte da Oxiteno. Igualmente fundamentais são nossos fornecedores e parceiros de negócio, com quem construímos a nossa cadeia de valor ao longo dos anos. O plano de gestão dos distribuidores, por exemplo, vem agregando melhorias na distribuição dos produtos, consolidando canais de venda e apoiando nossos clientes em suas estratégias de negócio, com agilidade e qualidade.
Mantivemo-nos empenhados, ainda, em estabelecer parcerias em prol do desenvolvimento das regiões onde estamos presentes. Além de contribuir para o crescimento de outras indústrias, queremos impulsionar o mercado local e gerar valor à comunidade.
Todas estas iniciativas contribuíram para os resultados alcançados em 2017. O volume de vendas cresceu 7%, um recorde no volume vendido em commodities e especialidades químicas, além do volume vendido em pré-marketing para os Estados Unidos por conta do novo site e do crescimento no mercado interno. Por outro lado, a cotação média do real, 9% mais valorizado, atenuou, em parte, esses efeitos.
Nossos resultados e iniciativas são regularmente divulgados entre nossos funcionários, fornecedores, clientes, comunidades e demais públicos, como parte de um processo que visa agregar transparência ao relacionamento que mantemos com todos eles e do qual o Relatório de Sustentabilidade é peça essencial. Nas próximas páginas, compartilhamos com você, leitor, os principais avanços e desafios de nossa companhia em 2017.
Boa leitura!
João Benjamin Parolin
Diretor-superintendente da Oxiteno