Produtos e serviços

O papel da inovação

A Oxiteno acumula um patrimônio de 219 patentes depositadas ao longo de sua história, número que tem crescido consideravelmente nos últimos dez anos, um indicador de inovação relevante que demonstra os esforços da companhia em atingir e superar as expectativas e necessidades do mercado e do consumidor final na resolução dos principais desafios dos clientes.

Na última década, o depósito de patentes da empresa saltou de 7 para 19 a cada ano, aumentando a base tecnológica protegida e possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras.

A venda de novos produtos (aqueles com até quatro anos desde seu lançamento) correspondeu a 13,5% da margem bruta. Historicamente, um resultado significativo para a empresa. Houve, ainda, crescimento de 53% na taxa de inovação quando comparada com 2016.

Para 2018, os principais projetos de crescimento devem priorizar produtos para o mercado de agroquímicos na Ásia, na Europa e na Argentina; de petróleo e gás para a Argentina, com o desenvolvimento de um portfólio que atenda as demandas da região; e os segmentos de Agroquímicos, HPC e Petróleo nos Estados Unidos. Estes são investimentos de médio a longo prazos, que vislumbram os próximos cinco anos.

Nova estrutura

Visando tornar ainda mais robusta a estratégia de inovação, seguir oferecendo produtos com qualidade e alto desempenho e desenvolver novas soluções, em 2017 foi instituída a diretoria de Marketing e Inovação, que integra a nova estrutura organizacional da empresa.

A Oxiteno implementou uma série de novas diretrizes e regras de governança para as prioridades de curto, médio e longo prazos, harmonizando processos com a estratégia, agregando robustez à gestão dos projetos. As mudanças incluíram a presença de profissionais que atuam como Project Management Officer (PMO) da área, respondendo pela gestão dos projetos de inovação, incluindo tarefas como a definição da estrutura e dos recursos necessários para executar os projetos do pipeline e o gerenciamento de sistemas e ferramentas de apoio à inovação.

Em 2017, o processo de desenvolvimento de novos produtos foi atualizado, tornando suas etapas mais simples e ágeis. Foi aprovada, ainda, a governança de inovação na Oxiteno, que estabeleceu os comitês de projetos, comitê executivo e comitê de inovação.

icone-07

19
patentes em 2017

A Oxiteno dispõe de laboratórios para desenvolvimento e teste de produtos que apoiam a estratégia de inovação e colaboram para o controle de qualidade e de desempenho dos processos.

Parcerias para gerar novas ideias G4-DMA

A presença da Oxiteno no ecossistema de inovação é de alta relevância, pois proporciona a interação com as entidades que integram o setor e podem viabilizar parcerias futuras, além do compartilhamento de experiências e conhecimentos. Também se mostra fundamental, uma vez que permite o acompanhamento das agendas emergentes a favor da inovação no Brasil e a interação com órgãos do governo.

Entre as parcerias, a Oxiteno integra os comitês da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

A companhia conta com mais de R$ 140 milhões em contratos reembolsáveis com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para aplicação em projetos próprios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Já tiveram início também projetos em parceria com universidades via Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e IEL (Programa InovaTec). Em 2017, estavam ativos três projetos no programa Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), em parceria com ICTs (Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica) de São Paulo e Rio de Janeiro. Já houve também o início dos diálogos para novos projetos nessa modalidade.

530
produtos disponíveis para o mercado

29
produtos lançados em 2017

Oxiteno integra os comitês da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

investimentos em P&D1

% da receita líquida

grafico-investimentos-pd

1 percentual em relação à receita líquida da Oxiteno.

Financiamentos para inovação (em R$ mil) G4-EC4

201520162017
FinepBNDESFinepBNDESFinepBNDES
Oxiteno S/A12.97010.72024.5752.817-17.753
Oxiteno NE2-7.280-88.065-7.590
Oleoquímica-2.470-93-1.206
Óleos minerais3-180----
Total2.97020.65024.57590.975-26.549

1 Integram a Oxiteno S/A as unidades de Tremembé, Suzano e Mauá.
2 Integram a Oxiteno NE as unidades de Camaçari (exceto Oleoquímica) e Triunfo.
3 A unidade Óleos minerais, também conhecida como EMCA, está localizada em Camaçari.

Produtos Ecoeficientes

Greenformance

A busca pelo desenvolvimento de produtos inovadores, sustentáveis e que atendam as necessidades da sociedade é a linha motivadora para a área de P&D da Oxiteno. Para auxiliar esse processo, há o apoio permanente da Plataforma Greenformance, que orienta o desenvolvimento de produtos baseados em matérias-primas de fontes renováveis, respeito ao meio ambiente e promoção da saúde e bem-estar.

As diretrizes do Greenformance consideram:

  • Uso de matérias-primas de fontes renováveis, substituindo, sempre que possível, insumos sintéticos e derivados petroquímicos por insumos de origem vegetal.
  • Cuidado com o meio ambiente, que se reflete nos produtos concentrados e biodegradáveis, aliados na redução do uso de energia, consumo de água e de embalagens.
  • Promoção da saúde e do bem-estar, por meio de formulações de alto desempenho, subprodutos mínimos e suavidade.

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos produtos

Conectada à plataforma Greenformance, a Oxiteno utiliza desde 2009 ferramentas de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para auxiliar a gestão dos seus produtos ecoeficientes. A metodologia, normatizada pelas normas ISO 14040 e 14044, permite quantificar o desempenho ambiental de um produto considerando todo o seu ciclo de existência. Na prática, com a adoção da ferramenta, é possível identificar em quais etapas (extração da matéria-prima, distribuição, fabricação, uso ou destinação final) estão os principais impactos ambientais daquele produto e, a partir desse levantamento, simular alterações nos processos que maximizem seus benefícios.

icone-33

A Oxiteno busca desenvolver produtos e soluções inovadoras, sustentáveis e que atendam as necessidades da sociedade.

Oxiteno integra grupo de empresas-referência para análise de impacto de produtos.

icone-34

Ao longo de nove anos, a Oxiteno acumulou um banco de 60 produtos mapeados e 13 estudos finalizados para os diversos segmentos da companhia. Em 2017, foram entregues três relatórios para o segmento de Cuidados Pessoais e Limpeza Doméstica e Institucional e um para o segmento de Tintas e Revestimentos. Outro avanço importante para o posicionamento de vanguarda da Oxiteno quando se trata da metodologia ACV foi a formalização como membro do Conselho da Rede Empresarial Brasileira do Ciclo de Vida, hoje composto pelas principais empresas dos mais diversos segmentos. Para 2018, a expectativa é realizar três novos estudos, além de participar ativamente da sexta edição do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida, em Brasília (DF).

Nova certificação de produto renovável

Em 2017, a Oxiteno obteve a certificação Referencial Cosmos (para cosméticos naturais e orgânicos) para sua linha de produtos OXISMOOTH®, que integra o portfólio de HPC da empresa. O selo foi concedido pela certificadora especializada Ecocert, e a expectativa é conquistar a renovação em 2018.

icone-51

Agroquímicos

A Oxiteno desenvolve produtos que atendem os desafios de seus clientes, além de garantir o suporte de qualidade com capacidade técnica. Seus produtos aumentam a performance dos ativos para agroquímicos e, principalmente, o uso de tensoativos em formulações agroquímicas, reduzindo o volume de ingredientes ativos aplicados no meio ambiente. Dessa forma, seu portfólio contribui para o aumento da produtividade na agricultura e da disponibilidade de alimentos em um mundo que deve chegar a 9,2 bilhões de pessoas em 2050.

Em sinergia com as áreas de P&D, Marketing e Inovação e Sustentabilidade, a Oxiteno analisa a adoção de novas tecnologias e o ingresso de novos produtos, e acompanha a performance de produtos considerados antigos no mercado, verificando fatores como volume de produção, desempenho do produto e contexto regulatório. Esse processo apoia as tomadas de decisão sobre como o portfólio da companhia se adaptará às mudanças futuras.

Como parte da estratégia de implementação da infraestrutura, em 2017, foram realizados investimentos que agregaram ainda mais qualidade e eficiência no portfólio.

O Centro de P&D de Hattiesburg, no Mississippi (EUA), desenvolve soluções para o mercado norte-americano e colabora com os esforços de expansão da Oxiteno na região. Com uma equipe capacitada, formada por mestres e doutores, o laboratório possibilita o desenvolvimento de vários tipos de soluções e formulações para agroquímicos e adjuvantes nos Estados Unidos.

Destaques

icone-36

Soluções para a proteção de cultivos apoiam o processo produtivo das atividades agrícolas.

Biossoluções

Em parceria com um de seus clientes, a Oxiteno contribuiu para o desenvolvimento de um biopesticida que combate a helicoverpa em algodão, soja e milho, por meio da formulação do micro-organismo com tensoativos Oxiteno. Houve progresso na validação da formulação final e foram iniciados os testes de campo e em escala industrial. O produto será lançado em 2018. Também teve início uma parceria com o Instituto Senai de Inovação para avaliar a compatibilidade dos tensoativos Oxiteno com micro-organismos comuns em biopesticidas. Os dados possibilitarão criar a base de conhecimento necessária para formular e inovar em biopesticidas de uso regular e em tratamento de sementes.

Proteção de cultivos

Desenvolvidas em protótipo inicial em anos anteriores, duas inovações foram comissionadas e aprovadas em escala-piloto em 2017. Ambas são parte da estratégia da empresa que prevê o fornecimento de componentes de alta performance para formulações desafiadoras: o solvente verde fabricado a partir de ácido de origem vegetal, com perfil toxicológico favorável, e o dispersante polimérico desenvolvido em processo inovador e mais sustentável.

SURFOM® MIX 8251

Em 2018, será lançado um blend para o mercado de adjuvantes que combina propriedades que asseguram flexibilidade e confiabilidade na aplicação combinada de pesticidas e fertilizantes. O produto soluciona um problema muito comum no momento em que o agricultor prepara a calda, como é chamada a mistura de produtos realizada antes da pulverização em campo, garantindo segurança e eficácia da aplicação. Os diferenciais da tecnologia do produto promovem, ainda, melhor espalhamento e menor formação de espuma durante a agitação.

Adjuvantes de calda

Houve avanços nas soluções em espalhantes adesivos identificados como melhoradores de desempenho para herbicidas fungicidas e inseticidas. O desenvolvimento está em fase de protótipo, em avaliação, mas testes iniciados em 2017 já mostraram o potencial para o segmento focado no mercado dos Estados Unidos.

Mais segurança e menor impacto ambiental na aplicação de pesticidas e fertilizantes.

icone-30
icone-37icone-37

Cuidados pessoais, Limpeza doméstica e institucional (HPC)

O aumento do desempenho das formulações e a redução dos impactos ambientais de seus ingredientes são duas das principais diretrizes que balizam a atuação dos segmentos de cuidados pessoais, limpeza doméstica e institucional. Em 2017, esses objetivos ganharam ainda mais espaço no processo de inovação da companhia, que trabalhou para agregar valor aos produtos e, especialmente, desenvolver soluções para desafios dos clientes.

A cada ano, há um incremento no percentual das experiências de cocriação com os clientes, que reconhecem na Oxiteno um parceiro confiável para o desenvolvimento de soluções inovadoras ou de taylor-made. Esse modelo tem início com uma reunião de briefing, na qual o cliente expõe seus desafios, dando origem a projetos de pesquisa e desenvolvimento executados pelos pesquisadores da Oxiteno.

Cresce também o número de empresas que solicita dados sobre as matérias-primas empregadas nos produtos da Oxiteno, reforçando o peso que a rastreabilidade tem para a companhia e seus clientes. Vale lembrar que a Oxiteno é a única empresa no Brasil que produz álcool graxo e sulfatado proveniente de base vegetal, diferenciais que já se revertem em ganhos de mercado para a empresa.

Destaques

Na medida para os clientes

Em um dos projetos de cocriação, realizado em conjunto com um cliente estratégico, foi possível reformular sua linha de produtos, potencializando a performance dos itens, mas mantendo a mesma concentração de ingredientes. Dessa forma, o cliente obteve ganhos de qualidade e redução nos custos de produção. Outra ação desenvolvida em parceria com um cliente de atuação internacional permitiu a simplificação de formulações, reduzindo o mix de ingredientes, ajudando-o a otimizar custos e facilitando sua expansão geográfica, uma vez que a padronização facilitou o acesso desses produtos em países com diferentes legislações. Também foi possível ampliar o uso de matérias-primas de origem renovável, aumentando o ganho em relação ao impacto ambiental.

OXISENSE® F 1100 é uma solução desenvolvida pela Oxiteno à base de polialcoxilados e tensoativos não iônicos para formulações de amaciantes de roupas regulares e concentrados.

A tecnologia do OXISENSE® F 1100 potencializa a ação dos ativos catiônicos, favorecendo a substantividade desses ingredientes nas fibras têxteis, tornando os tecidos mais macios, suaves, fáceis de passar e protegidos dos degastes ocasionados pelas lavagens do dia a dia, prolongando sua vida útil. O produto é proveniente de fonte renovável.

icone-39

Cocriação: clientes apoiam a Oxiteno no desenvolvimento de soluções que potencializem a entrega de valor dos produtos.

Tintas e revestimentos

Fornecedora consolidada de soluções químicas no mercado de tintas, adesivos e revestimentos, a Oxiteno diversificou seu portfólio com a introdução das plataformas tecnológicas de aditivos, building blocks, coalescentes, emulsificantes e solventes oxigenados, no qual a Oxiteno é referência no mercado brasileiro. A ampliação do portfólio, por meio de novas plataformas tecnológicas possibilita que a companhia atenda as necessidades do mercado de tintas, sendo a base para seu crescimento nesse segmento.

Uma preocupação constante no desenvolvimento dos produtos é a redução nos índices de toxicidade e de emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC na sigla em inglês), garantindo mais segurança durante a aplicação dos produtos. Destaque para a linha de produtos ULTRASOLVE® H, desenvolvida a partir das novas necessidades de mercado em obter tintas e vernizes com baixa toxicidade, com baixo impacto na classificação e rotulagem segundo o GHS (Globally Harmonized System), oferecendo alto desempenho e excelente competitividade.

Em 2017, pesquisadores da Oxiteno elaboraram o livro Manual Descomplicado de Tecnologia de Tintas, para compartilhar conhecimento de maneira didática e objetiva. O conteúdo inclui temas como formulação, polimerização em emulsão, avaliação de ciclo de vida e boas práticas e segurança em laboratórios, entre outros. O livro, publicado pela Editora Blucher, foi lançado no congresso da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati), principal feira do setor no Brasil, e reforça o posicionamento da Oxiteno como referência nesse segmento.

icone-50

Destaques

destaques-tintas-revestimentos

OXITIVE® 7000

A linha de aditivos da Oxiteno é composta por produtos NPE free (nonilfenol etoxilado). Com excelentes propriedades umectantes, fundamentais para auxiliar na etapa de dispersão do pigmento no meio, a linha OXITIVE® 7000 foi desenvolvida para aplicaçãoes em tintas imobiliárias base água e concentrado de pigmentos.

OXIMULSION® 9800/9900

Uma inovação para tintas e revestimentos, a linha OXIMULSION® 9000 permite o processamento de resinas, gerando emulsões tipo óleo em água utilizadas em tintas para pintura de madeira, metal e alvenaria. Essa linha de tensoativos possibilita converter a tecnologia de esmalte base solvente para base água, por meio de um processo simples que garante as mesmas propriedades e qualidade do produto final, com significativa redução de impacto ambiental. Os efeitos dessa inovação geram ainda uma redução significativa no impacto ambiental de insumos químicos, que é uma necessidade global. Dentre os impactos reduzidos, podemos citar: odor, toxicidade e compostos orgânicos voláteis (COV).

ULTRASOLVE® H

Com uma nova geração de moléculas derivadas do propanol, essa linha de solventes oxigenados é composta por produtos com diferentes funções químicas e taxas de evaporações variadas, o que possibilita atender os diversos segmentos como, tintas automotivas, tinta industrial, tinta para madeira e tintas de impressão.

Por ser HSE-friendly, a linha ULTRASOLVE® H possibilita ao formulador a obtenção de tintas e revestimentos com alto desempenho e excelente competitividade, além de baixa toxicidade e baixo impacto na classificação e rotulagem segundo o GHS (Globally Harmonized System).

icone-40

Petróleo e gás

Atenta às tendências desse mercado caracterizado por condições extremas como altas e baixas temperaturas, alta pressão e teores críticos de salinidade, a Oxiteno também investiu na diversificação de seu portfólio de Petróleo e gás por meio de plataformas tecnológicas. Com soluções para Perfuração, Estimulação, Otimização da Produção, Integridade de Ativos e Garantia de Escoamento, o portfólio oferece química de precisão, ajudando os clientes a enfrentarem condições críticas com produtos de alta performance e baixo impacto ao meio ambiente.

Em busca de uma atuação mais robusta nos Estados Unidos, devido ao início da operação da unidade de alcoxilação no Texas, prevista para 2018, as equipes de P&D e de Negócios intensificaram o relacionamento com clientes e a divulgação dos benefícios dos produtos na região. Foram também realizados testes de emulsão com petróleo do oeste do Texas para viabilizar o lançamento de produtos específicos que atendam o petróleo norte-americano. O novo laboratório e a planta piloto da Oxiteno em Mississippi possibilitaram o desenvolvimento e a produção em pequena escala dessas novas soluções, bem como o suporte aos clientes locais. Anteriormente, as moléculas só eram testadas e produzidas no laboratório do Brasil.

Além das parcerias comerciais, a proximidade com importantes centros de pesquisa globais e universidades permite a análise de cenários específicos e acelera o processo de desenvolvimento e aprovação dos produtos. No mercado nacional, uma das parceiras é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estuda o uso de simulação computacional para melhorar o processo de seleção dos ingredientes aplicados nas formulações e soluções. Essa parceria foi tema de uma apresentação realizada durante o Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Destaques

Linha de flowback aids para fluidos de estimulação

Composta por tensoativos NPE-free (isentos de nonilfenol etoxilado), a linha proporciona redução da tensão interfacial e otimiza tanto os sistemas de fluido ácido como os de fraturamento base água.

Linha de Preventores de Emulsão para Estimulação

Reúne produtos de destaque da Oxiteno para atuar na prevenção da formação de emulsões, promovendo a separação instantânea entre petróleo e fluidos usados na atividade de estimulação, garantindo a integridade do reservatório, evitando danos à formação e contribuindo para garantir a eficiência da produção de petróleo e a qualidade da água separada.

Prêmio

Pelo desenvolvimento de uma solução sintética para fluidos de perfuração com alta biodegradabilidade e baixa toxicidade, a Oxiteno recebeu o prêmio Kurt Politzer, promovido pela Abiquim. O produto é destinado às aplicações de prospecção de petróleo em alto mar, oferecendo simultaneamente mais segurança ao ecossistema marinho e excelente performance.

icone-41

Química de precisão para condições extremas.

icone-42

Diversificado e versátil portfólio para diversas aplicações.

Produtos de performance

De olho nas principais tendências internacionais e atenta para desenvolver produtos sob medida para as necessidades dos clientes, a Oxiteno está aprimorando a linha OXIPURITY. O objetivo é alcançar mais pureza nos produtos e assegurar o atendimento a aplicações mais exigentes no mercado europeu. Um dos produtos, o OXIPURITY 1410, é utilizado em aplicações da indústria cosmética, de aromas e fragrâncias e farmacêuticas, e tem baixo teor de monoetilenoglicol (MEG) – um subproduto da fabricação do etildiglicol. Uma nova diretriz da União Europeia determina a redução do uso dessa substância.

Outro produto da linha, o solvente OXIPURITY 2170, é responsável por conferir odor característico de banana ao produto final e teve sua fórmula aprimorada, tornando-a mais suave e agradável. Esse processo de melhoramento se destacou, ainda, por envolver diversas áreas da Oxiteno em uma equipe multidisciplinar e sinérgica focada no atendimento à necessidade do cliente.