Perfil da Volkswagen do Brasil

Apresentação

Uma ampla análise sobre 2016

O Anuário de Responsabilidade Corporativa da Volkswagen do Brasil reúne os principais avanços e desafios de 2016, considerando as frentes financeira, operacional, de gestão e governança e socioambiental. Apresentado em plataforma online pela primeira vez, seus conteúdos agora estão mais dinâmicos e estimulam a leitura.

[GRI G4-28, GRI G4-29, GRI G4-30 e GRI G4-31]

Compromissada com a prestação de contas a todas as partes interessadas, a Volkswagen do Brasil divulga a 5a edição do seu Anuário de Responsabilidade Corporativa, que retrata o desempenho de suas operações no País em 2016 sob os aspectos financeiro, operacional, socioambiental, de governança e gestão.

Pela segunda vez seguida, a empresa acompanha a Matriz e adota a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), versão G4. Buscando evoluir continuamente o processo de relato, nesse ciclo, a Volkswagen do Brasil apresenta as informações de forma mais concisa e objetiva, atendendo à opção Essencial prevista nas diretrizes GRI.

A publicação compreende prioritariamente o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016, mas, quando pertinente, já faz referência a episódios ocorridos em 2017.

Coordenado pelo departamento de Sustentabilidade, o anuário é o resultado de um trabalho em equipe, que contou com a colaboração das áreas de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, Assuntos Governamentais, Assuntos Jurídicos, Auditoria Interna, Desenvolvimento do Produto, Finanças e Estratégia Corporativa, Governança, Riscos & Compliance, Operações (incluindo as gerências das plantas industriais de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais), Qualidade Assegurada, Recursos Humanos, Suprimentos e Vendas & Marketing, além da Fundação Volkswagen.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre este anuário, envie um e-mail para: [email protected]

Como o anuário está organizado

A distribuição do conteúdo foi inspirada nos pilares da estratégia da empresa. Além de um capítulo com o breve perfil da Volkswagen do Brasil e do Grupo Volkswagen e uma seção que descreve a própria estratégia, os avanços e desafios do ano são apresentados a partir dos pilares:

Matriz de materialidade
[GRI G4-18, GRI G4-19, GRI G4-20, GRI G4-21, GRI G4-24, GRI G4-25, GRI G4-26 e GRI G4-27]

O conteúdo presente no Anuário de Responsabilidade Corporativa 2016 da Volkswagen do Brasil reflete os temas mais relevantes apontados na última consulta aos públicos de interesse da empresa, realizada entre o fim de 2014 e o início de 2015. Essa análise origina uma matriz de materialidade, que aponta os principais temas de interesse. São eles:

  • Produto ecoeficiente;

  • Produção eficiente: uso de recursos e materiais;

  • Cadeia de fornecimento sustentável;

  • Desempenho econômico no Brasil;

  • Conformidade, compliance e gestão de risco;

  • Ética empresarial;

  • Segurança veicular;

  • Emprego;

  • Emissões;

  • Mobilidade;

  • Investimento social;

  • Visão e estratégia;

  • Descarte de materiais;

  • Satisfação dos clientes;

  • Saúde e segurança do trabalhador;

  • Tecnologia;

  • Relação com sindicatos;

  • Educação para sustentabilidade.

A Volkswagen do Brasil mantém o compromisso de atualizar a matriz de materialidade a cada três anos para assegurar que os temas monitorados e gerenciados com prioridade pela empresa estejam em consonância com a expectativa dos stakeholders e da sociedade como um todo. Por isso, concomitante ao processo de elaboração do anuário 2016, teve início uma nova rodada de consulta aos públicos de engajamento: empresas do setor automobilístico, clientes, representantes do governo, de entidades de classe e de organizações não governamentais, fornecedores, concessionários, empregados, sindicatos e comunidades do entorno das fábricas da Volkswagen do Brasil. O resultado do processo norteará a elaboração do Anuário de Responsabilidade Corporativa 2017.