Direcionada para o crescimento sustentável
Tendo as pessoas como eixo central de sua estratégia, a Volkswagen do Brasil se prepara para um próximo ciclo de crescimento em consonância com as rápidas mudanças da sociedade. O objetivo é conduzir uma verdadeira transformação na forma de gerir o negócio.
Temas materiais presentes no capítulo:• Visão e estratégia
• Conformidade, Compliance e Gestão de riscos
• Mobilidade
A condução do negócio da Volkswagen do Brasil se pauta nos pilares Nossas Pessoas, Nossos Clientes, Nossos Fornecedores, Nossas Fábricas, Nossos Produtos e Nossa Imagem. Comprometida com as atuais diretrizes do Grupo Volkswagen, a empresa também está focada em digitalização, conectividade e novos modelos de negócio.
Conheça, a seguir, a estratégia de futuro da Volkswagen do Brasil!
O modelo de gestão e governança da Volkswagen do Brasil contempla o acompanhamento constante da alta liderança, o alinhamento ágil e transparente de todas as decisões e medidas e, ainda, um gerenciamento de riscos voltado para a sustentabilidade do negócio e a geração de valor.
Saiba mais em Governança e gestão!
Ao longo de 2016, a Volkswagen do Brasil deu continuidade à execução da estratégia traçada ainda em 2015 e que contemplava os três anos seguintes, até 2018. Sintetizada pela mensagem “Um time. 1º lugar”, a estratégia estabelece as diretrizes para o futuro da empresa, que quer se manter como uma empresa conectada às rápidas transformações da sociedade e que almeja estar cada vez mais próxima das pessoas – colaboradores, consumidores e outros públicos.
Para fazer valer esse plano, a empresa colocou no centro de sua estratégia o pilar Nossas Pessoas, que estabelece como os profissionais serão engajados e motivados a contribuir, de fato, para esse movimento de transformação. Além do pilar central, foram definidos os pilares Nossos Clientes, Nossos Fornecedores, Nossas Fábricas, Nossos Produtos e Nossa Imagem. O desdobramento de cada pilar, que vem sendo realizado por meio de diversos projetos e planos de ação, é acompanhado de perto pela direção da empresa, tendo um membro do Comitê Executivo como líder direto e uma equipe multidisciplinar envolvida em sua execução.
A estratégia trabalha o reposicionamento da Marca, a evolução no relacionamento com a rede de concessionários e o fortalecimento do portfólio de produtos, garantindo que as entregas aos consumidores respondam de forma plena aos seus atuais anseios. Mais que ser sinônimo de qualidade, segurança, tecnologia e design – atributos já consolidados ao longo da história da empresa –, o objetivo é contribuir para tornar a vida dos clientes ainda melhor. Para tal, evoluções também são necessárias na gestão, incluindo os relacionamentos que a empresa mantém com governo, empresas pares e sociedade, e nos processos produtivos, conferindo mais eficiência operacional e ambiental, competitividade e flexibilidade à Volkswagen do Brasil e a toda a sua cadeia de fornecimento.
Alinhamento à estratégia global
Para se manter alinhada aos direcionamentos da Matriz, no final de 2016 a Volkswagen do Brasil revisitou seu plano de futuro para se adequar às recém-lançadas estratégias do Grupo Volkswagen (Together – Strategy 2025) e da Marca Volkswagen (Transform 2025+), que estabeleceram os novos objetivos estratégicos para a próximo ciclo de crescimento de toda a empresa.
O trabalho em desenvolvimento pela Volkswagen do Brasil nos pilares Nossas Pessoas, Nossos Clientes, Nossos Fornecedores, Nossas Fábricas, Nossos Produtos e Nossa Imagem está mantido. A esses pilares, no ano de 2017, foram adicionados dois novos temas. São eles Digitalização e Conectividade e Novos Negócios, que abrangem, entre outros pontos, o fortalecimento da Indústria 4.0 nas plantas industriais da empresa, as novas formas de relacionamento com os consumidores, a estruturação de uma plataforma digital própria e a oferta de novos serviços e novos negócios. Uma das metas da estratégia Transform 2025+ é fazer da Volkswagen referência em mobilidade elétrica, viabilizando a produção e a comercialização em escala de veículos híbridos e elétricos.
Estratégia de sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos princípios de gestão da Volkswagen do Brasil, essencial para assegurar a condução ética e responsável do negócio, considerando sempre a criação de valor em médio e longo prazos para os diferentes públicos de relacionamento da empresa e o cuidado e a utilização adequada dos recursos naturais. Por isso, a visão de sustentabilidade, em seu amplo significado, é considerada na execução de todos os pilares da estratégia da empresa.
Em 2016, a estrutura organizacional da empresa conta com uma área dedicada à gestão do tema, que se reporta diretamente à Vice-Presidência de Recursos Humanos. Periodicamente, o vice-presidente leva os temas relacionados à sustentabilidade aos demais membros do Comitê Executivo, o que garante o permanente envolvimento da alta liderança e a inclusão dos direcionamentos de sustentabilidade em todos os processos de tomada de decisão.
A gestão da sustentabilidade na Volkswagen do Brasil também se mantém alinhada às diretrizes estabelecidas pela Matriz, que conta com um Conselho de Sustentabilidade. O compartilhamento de informações e de experiências entre a estrutura global e as subsidiárias acontece em fóruns específicos, como o Comitê de Estratégia de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade. Já consolidado no cronograma do Grupo Volkswagen, anualmente há um encontro para alinhamento da estratégia de sustentabilidade global que reúne todos os gestores locais.