Nossas Pessoas

Geração de valor para a sociedade

Geração de valor para a sociedade

Com um longo histórico de relacionamento com as comunidades vizinhas, a Volkswagen do Brasil trabalha para sempre impulsionar os resultados positivos desta interação. Tem destaque a atuação da Fundação Volkswagen, que foco o trabalho em projetos de educação e de desenvolvimento social.

[GRI G4-EC1]

Presente no País desde 1953, a Volkswagen do Brasil tem um longo histórico de relacionamento com as comunidades vizinhas às suas operações, o poder público e instituições da sociedade civil. Essa relação é guiada pelos princípios éticos e de transparência presentes no Código de Conduta da empresa, que espera a mesma prática de seus empregados e parceiros de negócio.

As operações da Volkswagen do Brasil geram impactos nas regiões onde se localiza. São questões de ordem econômica, ambiental e social, que são mapeadas e monitoradas para que o relacionamento com os diversos públicos de interesse da empresa seja cada vez mais positivo.

Para ampliar esses resultados, a Volkswagen do Brasil investe em ações que se dividem entre apoio direto às comunidades, patrocínios e a atuação da Fundação Volkswagen em projetos de educação e desenvolvimento social. Um Comitê de Responsabilidade Corporativa, formado por representantes de diversas áreas da empresa, analisa cada pedido de apoio recebido com base nos princípios de incentivo às práticas sociais.

Em 2016, a empresa investiu mais de R$ 2,8 milhões em programas comunitários, sem contar os recursos aplicados pela Fundação Volkswagen. O apoio também se dá por iniciativas financiadas via leis de incentivo, como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2016, houve, ainda, a doação de cerca de R$ 527 mil como parte da iniciativa 1 Hora para o Futuro, em que os empregados da empresa doaram o equivalente a uma hora de trabalho para entidades filantrópicas.

Investimentos sociais Volkswagen do Brasil 2016 [GRI G4-EC1]

tabela-investimentos-sociais-vw-do-brasil

1 A Volkswagen do Brasil direciona o valor à entidade, que o investe em projetos para a preservação do meio ambiente.
2 Ação realizada junto à Escola Superior do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de SP.

Instituto Baccarelli

Desde 2000, a Volkswagen do Brasil apoia o Instituto Baccarelli, que propicia conhecimentos diversos e estimula o potencial humano dos jovens que integram os projetos mantidos pelo instituto na comunidade de Heliópolis, na cidade de São Paulo. Por meio da promoção do ensino artístico, da prática musical e de outras ações socioculturais, o instituto oferece aos alunos uma vivência real da rotina de um músico/cantor e desenvolve um conjunto de habilidades que os preparam para a vida – disciplina, criatividade, raciocínio lógico-matemático e capacidade de interagir e trabalhar coletivamente, além de fomentar a cena artística do País e disponibilizar programação cultural às comunidades assistidas e ao público em geral. Desde o início da parceria, mais de 2 mil crianças e adolescentes são atendidas pelo instituto a cada ano.

Fundação Volkswagen

Braço do investimento social privado da empresa, a Fundação Volkswagen realiza ações que contribuem para a transformação da sociedade por meio da melhoria da qualidade da educação e da promoção do desenvolvimento social de comunidades de baixa renda.

Todas as ações da Fundação Volkswagen são planejadas e realizadas por meio de parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil, viabilizando um trabalho articulado e em rede. A estratégia é implantar projetos com o potencial de influenciar políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

A implementação dos projetos é feita após análise, editais e avaliação de indicadores educacionais e sociais das localidades beneficiadas. Os projetos são executados por meio de convênios de cooperação técnica, criando vínculos entre as organizações formadoras e o poder público local. Desse modo, propicia redes de trabalho favoráveis, que estimulam a transferência de tecnologias.

Em 2016, a Fundação Volkswagen investiu aproximadamente R$ 6,7 milhões em um portfólio de 10 projetos, 7 iniciativas educacionais e 3 de desenvolvimento social. Os recursos são provenientes de um fundo de investimento mantido desde 1979, quando a Matriz da Volkswagen enviou para a operação brasileira recursos para aplicação em ações socioeducativas.

Em 2016, considerando apenas os projetos do pilar Educação, foram atendidos 67.621 mil alunos e 757 educadores em 13 municípios de 7 Estados brasileiros. Já no pilar Desenvolvimento Social foram beneficiadas diretamente 455.753 pessoas e 525 instituições em 11 cidades de 4 Estados.

Conectada à agenda global, a Fundação se comprometeu com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas. As ações contribuem para o atendimento do objetivo 4 – Educação de Qualidade, que assegura a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Dentro da estratégia da Volkswagen do Brasil, a instituição está inserida no pilar Nossa Imagem, contribuindo para que a companhia cultive fortes valores e impactos positivos à sociedade. Os principais públicos com os quais a Fundação Volkswagen se relaciona são poder público (estados, municípios e secretarias); instituições culturais e educacionais; organizações sociais/Oscip; parceiros de negócios; e clientes.

Projetos apoiados pela Fundação Volkswagen em 2016 – R$

tabela-investimentos-fundacao-vw

Pilar Educação

Beneficiados em 2016

67.621 alunos

757 educadores

13 municípios

7 Estados brasileiros

Beneficiados desde 2003

1.505.505 alunos

19.557 educadores

442 municípios

18 Estados brasileiros

Pilar Desenvolvimento Social

Beneficiados em 2016

455.753 pessoas

11 municípios

4 Estados brasileiros

Beneficiados desde 2008

490.395 pessoas

3.261 instituições

8 Estados brasileiros

Projetos

Educação

  • Plataforma do Letramento

  • Aceleração da Aprendizagem

  • Brincar

  • Entre na Roda

  • Aprendendo com Arte

  • Jogo da Vida em Trânsito

  • Pró-Educar Brasil

Desenvolvimento social

  • Costurando o Futuro

  • Instituto Baccarelli

  • Volkswagen na Comunidade

Destaques de 2016

Em constante aprimoramento do seu portfólio de projetos, a Fundação Volkswagen promoveu alguns ajustes no período.

O projeto Brincar passou a se dedicar à preparação de docentes para questões de acessibilidade e inclusão de crianças de 4 e 5 anos.

O Aceleração da Aprendizagem foi incluído no Guia de Tecnologias do Ministério da Educação (MEC), que auxilia gestores na escolha de materiais de qualidade para uso em escolas públicas. Além de manter a parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o programa uniu forças com o Instituto Ayrton Senna para reduzir a defasagem idade-série em escolas do Pará e do Piauí. Com isso, o projeto passou a contar com duas metodologias distintas em 2016.

Importantes lançamentos também ampliaram a atuação dos projetos da Fundação no ambiente virtual. São os casos do game Refresca Cuca, que auxilia na aprendizagem da Matemática, e do aplicativo Trilha Cultural, que ajuda o usuário a conhecer elementos do patrimônio histórico e cultural brasileiro por meio do celular ou tablet.

Ainda dentro da estratégia de evoluir o uso da tecnologia, a Oscip Mais Diferenças criou o Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva, cujo conteúdo pode ser acessado por meio da Plataforma do Letramento em versão digital e audiovisual. Essa publicação inaugura o compromisso da Fundação Volkswagen em incorporar em seus projetos, de forma transversal, a acessibilidade e a inclusão. Afinal, os desafios para a formação leitora das pessoas com deficiência, ainda que o País conte com um marco legal avançado, permanecem grandes.

Além de oferecer o guia e materiais pedagógicos completos dos projetos Entre na Roda, Brincar, Aceleração da Aprendizagem e Aprendendo com Arte, a Plataforma do Letramento foi contemplada em 2016 com o 1º Prêmio IPL – Retratos da Leitura, concedido pelo Instituto Pró-Livro na categoria Mídia.