Evolução permanente
Ao longo de 2016 a Volkswagen do Brasil foi reconhecida pelos diferenciais tecnológicos de seus produtos e pela conduta ética e transparente da empresa.
Temas materiais presentes no capítulo:
• Ética empresarial
• Conformidade, Compliance, Gestão de riscos, Visão e estratégia e Tecnologia
[GRI G4-SO4]
Mais de 3 mil empregados treinados em temas de compliance, intensificação das campanhas de comunicação sobre o tema e gerenciamento robusto dos riscos relacionados à corrupção – esses são alguns exemplos do trabalho realizado pela Volkswagen do Brasil para fortalecer sua imagem de empresa ética e íntegra em 2016.
Saiba mais!
A Volkswagen do Brasil está compromissada com os preceitos de integridade e transparência válidos para todas as unidades e marcas do Grupo e que também estão em consonância com as legislações atualmente vigentes no País, incluindo práticas de combate à corrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro e para a defesa da livre concorrência.
Ao longo de 2016, foram realizadas diversas iniciativas pelo departamento de Governança, Riscos e Compliance e outras áreas da empresa visando aperfeiçoar as práticas e processos já existentes, com destaque para a capacitação em temas de compliance de todos os empregados definidos como público-alvo (empregados em funções administrativas com riscos de violação a leis e procedimentos) e que ainda não haviam concluído os treinamentos.
Ao final do ano, 3.094 profissionais de diferentes níveis – diretoria, gerência, administrativo, operacional, terceirizados, aprendizes e estagiários – foram capacitados presencialmente ou de modo online em quatro módulos: Compliance, Compliance Avançado, Código de Conduta e Combatendo a corrupção e o conflito de interesse. Em parceria com o departamento Jurídico, foi ministrado um treinamento específico sobre a lei antitruste para 1.448 empregados.
Para aumentar o engajamento, os canais internos intensificaram a divulgação de temas de ética e compliance, alcançando 100% dos empregados. Também foi realizada uma ação especial de reconhecimento do empregado que finalizou o treinamento de número 20 mil relacionado ao tema.
Foram atualizadas mais de 50 políticas e estruturados quatro novos procedimentos internos, que, entre outros pontos, auxiliam na padronização de processos e orientam os profissionais sobre como atuar perante ocasiões potencialmente controversas.
Mesmo dispondo de uma estrutura consolidada, o entendimento da alta direção é de que sempre é possível aprender com os eventuais desvios e aprimorar a condução do negócio. O objetivo é assegurar a confiança que os públicos de relacionamento depositam na Marca Volkswagen como uma empresa ética e transparente. Exemplo disso é a total cooperação da empresa nas investigações do Ministério Público Federal (MPF) sobre a suposta colaboração da Volkswagen do Brasil em episódios de violação de direitos humanos a então empregados da Volkswagen do Brasil durante o regime militar (1964-1985). A Volkswagen do Brasil também vem cooperando com o trabalho independente do Prof. Dr. Christopher Kopper, historiador contratado pela matriz alemã para analisar as denúncias.
Gestão de riscos relacionados à corrupção [GRI G4-SO3]
Ciente de que qualquer atividade econômica está exposta a riscos relacionados à corrupção, que podem gerar impactos significativos nos resultados da empresa, o processo de avaliação e gerenciamento de riscos da Volkswagen do Brasil não deixa de acompanhar com atenção esse tópico. O trabalho conduzido pelo departamento de Governança, Riscos e Compliance (GRC) considera três principais vertentes: corrupção ativa (aquela onde o representante da empresa oferece benefício indevido a agente público visando atender aos interesses da empresa), corrupção passiva (recebimento por parte de um empregado da empresa de qualquer vantagem indevida ofertada por um parceiro de negócio) e conflito de interesse (quando há subordinação direta entre parentes e/ou participação societária de um empregado em alguma empresa fornecedora ou concorrente da empresa).
Em 2016, o processo de avaliação considerou todas as áreas de negócios da Volkswagen, levando em consideração as atividades nas quatro unidades industriais da empresa no Brasil e no Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo. Dessas áreas, 94% tiveram riscos potenciais de corrupção identificados.
Os riscos de corrupção ativa e passiva estão presentes em todas as áreas que mantêm interação permanente com agentes externos, como os departamentos de Finanças, Jurídico, Suprimentos, Assuntos Governamentais, Operações, Vendas & Marketing etc. Já a possibilidade de ocorrência de conflitos de interesse abrange toda a empresa e é constantemente monitorada pela equipe de Recursos Humanos, que trabalha em conjunto com o GRC.
Para evitar que qualquer irregularidade ocorra, a Volkswagen do Brasil mantém um processo sistemático de gerenciamento do tema, que inclui a divulgação periódica de informações, o cronograma de treinamentos e as políticas corporativas internas que tratam especificamente sobre cada tópico. Para saber mais sobre o processo de gestão de riscos da empresa, acesse o capítulo Estratégia e gestão.
Pesquisa sobre o Programa de Compliance
Após o esforço para difundir o posicionamento ético da empresa entre todos os empregados, foi realizada uma pesquisa para mensurar o grau de efetividade dessas ações e do próprio Programa de Compliance da empresa. Ao todo, responderam ao questionário 466 pessoas.
Com um resultado geral bastante positivo, a pesquisa apontou, por exemplo, a necessidade de melhorar a divulgação sobre as regras para a aceitação de brindes e convites pelo público interno, tema que será priorizado pela empresa.
Inédita em todo o grupo, a pesquisa deve acontecer anualmente e é uma das ferramentas que vem auxiliando a Volkswagen do Brasil no processo preparatório para a obtenção do selo Empresa Pró-Ética, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que reconhece empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e a outras práticas fraudulentas.
Código de conduta e canais de denúncia [GRI G4-56 e GRI G4-58]
A Volkswagen do Brasil dissemina o conteúdo presente em seu código de conduta interna e externamente. Disponível em português, inglês e alemão, o conteúdo reúne as condutas que devem ser seguidas por empregados e outros públicos de relacionamento da empresa em questões de combate à corrupção, relacionamento com entidades sindicais, conflitos de interesse, segurança da informação, proteção ambiental, entre outras.
Denúncias podem ser feitas por meio do número 0800 770 5770 ou do e-mail [email protected]. Todas as denúncias são apuradas pela Auditoria Interna, que mantém reporte direto ao Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul (SAM) e Brasil e também à estrutura global de auditoria interna. As tratativas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar (Recursos Humanos, Jurídico, Operações e Governança, Riscos e Compliance) e, quando confirmadas, as medidas cabíveis são aplicadas. A matriz, na Alemanha, disponibiliza, ainda, um canal de ombudsman independente, que recebe e analisa denúncias de corrupção de todas as unidades do Grupo.
Cartilhas de compliance
Como parte do Programa de Compliance, informações relevantes sobre compliance, mecanismos anticorrupção, de prevenção à lavagem de dinheiro e de defesa da concorrência estão compiladas em cartilhas, contribuindo para a disseminação do posicionamento da empresa e para o engajamento de empregados e outros públicos.
Esses conteúdos e o próprio Código de Conduta ficam disponíveis para download no site: www.vw.com.br, página Institucional > seção Governança Corporativa.
Além do público interno [GRI G4-SO3 e GRI G4-SO4]
Além das ações voltadas aos empregados, a Volkswagen do Brasil busca engajar outros públicos que integram sua cadeia. Em 2016, dos mais de 3 mil empregados capacitados, 559 eram prestadores de serviço da empresa.
Ainda em 2015, foi disponibilizado um treinamento virtual para os empregados da rede de concessionárias sobre prevenção à lavagem de dinheiro. Em 2016, a plataforma online da Academia Volkswagen, responsável pela qualificação desses parceiros, registrou 6.135 participações na capacitação.
Anualmente, a empresa envia um comunicado a todos os concessionários para reiterar o posicionamento ético esperado, especialmente no que diz respeito à interação com representantes de órgãos públicos. As práticas já consolidadas da empresa também permitiram contribuir para a elaboração do código de conduta da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que reúne as empresas fabricantes de autoveículos e máquinas agrícolas com instalações industriais e produção no Brasil. A Volkswagen do Brasil vem também compartilhando seus processos de compliance e integridade com empresas de outros segmentos e outras instituições, como a Associação de Engenheiros Brasil–Alemanha (VDI). Para autoridades de portos, aeroportos e regiões de fronteira, foi ministrado um treinamento para combater ações de pirataria de peças da Marca Volkswagen.
Inovação e interatividade no Salão do Automóvel de São Paulo
A Volkswagen do Brasil foi um dos principais destaques da 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2016. Mais do que apresentar as novidades dos produtos da Volkswagen, as ações seguiram a filosofia “Inspirada na sua vida”, com a intenção de que o público se sentisse abraçado pela Marca e que se reconhecesse nas ações desenvolvidas especialmente para ele.
O espaço, de 4,5 mil m2, o maior do Salão, foi projetado para transmitir experiências inovadoras e repletas de entretenimento aos visitantes com uma série de ações interativas e altamente tecnológicas, inclusive de realidade virtual, exposição dos lançamentos da Marca e de carros conceito. Shows, espaço externo exclusivo para test-drives, áreas especiais para mulheres e crianças integraram as atrações. Ao todo, foram 30 veículos expostos, distribuídos entre os pilares conectividade, robustez e performance e eficiência energética.
PRINCIPAIS NOVIDADES DA VOLKSWAGEN NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO
Mais do que o maior estande, a Volkswagen do Brasil foi uma das marcas que apresentou o maior número de novidades do evento, totalizando 12 destaques:
- BUDD-e – o carro conceito que revoluciona com novos sistemas de operação interativa.
- T-Cross Breeze apresenta conceito de design de um novo SUV Volkswagen.
- Gol GT Concept interpreta cultura esportiva da Marca.
- Tiguan Glass Model, feito em grande parte de vidro, demonstra os destaques tecnológicos do veículo.
- Nova Amarok chega para ser a picape média mais conectada no mercado brasileiro.
- Golf GTE Sport, esportivo híbrido plug-in, projeta o conceito GT para o futuro.
- Novo Gol Track tem desenho exclusivo e dianteira inédita na linha.
- Volkswagen apresenta inédita versão up! Track.
- CrossFox “Urban White” traz aventura e robustez com design exclusivo e conteúdo tecnológico.
- Golf Comfortline TSI Total Flex com motor de 125 cv chega para revolucionar o mercado.
- Tiguan passa a contar com motor 1.4 TSI de 150 cv, que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível.
- Golf Variant chega à linha 2017 com motor mais potente e novos equipamentos.
Conheça todo os detalhes aqui
Em uma dessas experiências, o TSI Extreme, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar, por meio de realidade virtual, a mais moderna e avançada tecnologia presente nos motores TSI. Em uma viagem radical auxiliada por simuladores, os participantes foram transportados para dentro do motor, observando o funcionamento de filtro de ar, pistões, câmara de combustão, escape e catalisador. Tudo isso com efeitos 4D, com reprodução de vento e som binaural.
Outra atração, o #VWeVc levou o visitante para conhecer melhor o fantástico mundo da Volkswagen. Com óculos de realidade virtual e fones de ouvido, os usuários mergulhavam no universo da Marca e na linha de produção de um carro. Nesse ambiente, conheceram todas as tecnologias e diferenciais dos modelos Volkswagen. Quem participou também visitou virtualmente a Autostadt, a Cidade do Automóvel, na Alemanha. Ventiladores, aspersores e holofotes sincronizados ao vídeo contribuíram para aumentar as sensações dos participantes nessa grande viagem virtual.
Do presente para o futuro, o up!HoloView misturou real com virtual. O público pôde entender como a inteligência artificial, a realidade virtual e o reconhecimento de voz e de gestos irão transformar o processo de venda de carros em um futuro muito próximo. Por meio dos óculos Hololens, da Microsoft, posicionado em frente a um up! TSI, em tamanho reduzido, o usuário foi apresentado aos principais destaques do modelo. Ícones tridimensionais com dados como potência, consumo e novidades tecnológicas, conforto e segurança foram demonstrados aos participantes.
Por fim, uma experiência para quem tem espírito aventureiro no Desafio Cross. Para conhecer a Nova Saveiro Cross, a pick-up que chega onde as outras não conseguem, os visitantes precisavam passar por uma estreita passarela de 4,5 metros com os óculos de realidade virtual que projetavam o participante para uma ponte no Grand Canyon, a dezenas de metros de altura. Para o desafio ficar ainda mais completo, todos os sentidos do participante eram estimulados por meio do som ambiente, característico do local, o vento e outras sensações.
Mais segurança e conveniência com a tecnologia
Quem visitou o estande da Volkswagen do Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo conheceu um espaço moderno, altamente tecnológico e interativo e experimentou equipamentos inovadores. São recursos que utilizam todo o potencial da conectividade e da tecnologia e que no futuro irão oferecer mais segurança e conveniência na direção.
A experiência de viajar em um veículo de condução autônoma foi uma dessas novidades. Por meio do Assistance System Globe, equipado com radar, câmera e sensores ultrassônicos, o sistema de assistência oferece conveniência, dinamismo e segurança ao veículo, incluindo recursos como: Front Assist com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres, o Lane Assist (assistente de mudança de faixa de rolamento) e o sistema de Frenagem Automática Pós-colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida para reduzir a energia cinética residual.
Um simulador também reproduziu a sensação de dirigir um esportivo Golf GTI. Com o GTI Power Station, o visitante experimentou o desempenho da direção ao vivo, como se fosse real, além de conferir o volante esportivo e o genuíno assento GTI. A experiência foi incrementada com sons realistas, máquina de vento integrada e uma grande tela de alta definição que aumentaram o dinamismo da ação.
Até as famosas selfies se transformaram em uma experiência única no estande da Volkswagen do Brasil. Os visitantes foram convidados a pedalar para gerar energia suficiente para tirar a sua foto. O moderno equipamento integra uma câmera fotográfica a uma bicicleta, que, por meio de um gerador, transfere a energia gerada pelas pedaladas para a bateria da câmera e para uma pequena impressora de fotos. O visitante saía do estande com a sua foto impressa na hora e uma história lúdica na memória.
Ícones do automobilismo
O Salão do Automóvel de São Paulo teve uma atração inédita que reuniu centenas de entusiastas da Marca Volkswagen, de todas as gerações: a Mostra Ícones Volkswagen contou com 50 modelos icônicos, que revelam a evolução dos produtos, da alta tecnologia e da inovação da Marca no Brasil ao longo dos anos. Cada época é representada por vários modelos. Da década de 1950, o histórico Fusca alemão. Dos anos 1960, chamou a atenção a Kombi 1960, lançada no Salão do Automóvel daquele ano, um veículo raríssimo que foi transformado em modelo Turismo e agora, depois de 56 anos, voltou ao Salão do Automóvel totalmente restaurada. Da década de 1970, o icônico Passat. Dos anos 1980, o Gol GT. Do fim da década de 1980 e início de 1990, o Gol GTI. Os anos 1990 foram marcados pelo Passat GT VR6, importado da Alemanha de forma independente, o Gol GTI 16v, o Golf Cabriolet e a Parati GTI 16v. A partir do ano 2000, estiveram presentes, o Polo GTI série especial alemã, o Jetta TSI 2.0l Highline 2013 original, o Golf GTI 2014, o Fusca TSI 2014 customizado com rodas cor de rosa; o up! 2015 customizado, entre muitos outros.
Dessa forma, a mostra envolveu também modelos atuais com a inovadora tecnologia de motores TSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor, que proporciona alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Os 50 ícones chegaram ao Salão do Automóvel em uma carreata, desfilando pelas ruas de São Paulo. Outros 350 modelos Volkswagen de integrantes de 17 clubes de entusiastas da Marca também estiveram expostos em espaço especial, no São Paulo Expo.
Pista de arrancada e circuito Amarok
A Marca teve um espaço externo exclusivo para test-drive, incluindo circuitos on-road e pistas para atividades especiais. No espaço Arrancada TSI, por exemplo, foram disponibilizados modelos como up!, Jetta e Golf, com a tecnologia TSI. Os participantes puderam pisar fundo e acelerar o carro em uma reta, evidenciando toda a potência do motor e o equilíbrio do veículo em uma frenagem de emergência. Na estação da Amarok, chamada de Iron Track, a pista permitiu testar a robustez e a tecnologia da picape. Os exercícios demonstravam, por exemplo, a eficiência do assistente de partida em rampas, que mantém o veículo freado por até dois segundos, facilitando a manobra pelo motorista, além da tração 4MOTION.
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS - MARCA VOLKSWAGEN E SEUS PRODUTOS
Diversos prêmios recebidos pela Volkswagen do Brasil ao longo de 2016 destacam os diferenciais em tecnologia, segurança e qualidade de seus produtos e reconhecem a conduta ética e transparente da empresa. Entre eles destacam-se:
Preferida para se trabalhar entre as fabricantes de automóveis e de veículos comerciais leves do País, segundo o Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas. No ranking geral, ocupou a 14ª colocação;
Empresa automotiva que mais gera valor a seus stakeholders, pelo segundo ano consecutivo, segundo o estudo MVP (Mais Valor Produzido), da DOM Strategy Partners;
Campeã do setor "Veículos" do Prêmio MarCo., da revista Época Negócios;
Empresa do setor automotivo que melhor se comunica com jornalistas, pelo sexto ano seguido, segundo a revista Negócios da Comunicação;
Gol é o automóvel mais lembrado do Rio Grande do Sul, no levantamento “Top of Mind”, elaborado pela revista Amanhã.
up! é campeão; e Novo Golf e Touareg são tricampeões em suas categorias no concurso Melhores Carros, do site Best Cars;
Troféu Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular
Golf é eleito, pelo terceiro ano consecutivo, melhor hatch médio do País, de acordo com o concurso Best Cars 2016, realizado pela Editora Motorpress Brasil;
Modelos up! e Golf Variant eleitos no ranking “Qual Comprar 2016”, promovido pela revista AutoEsporte;
Motor 1.0 TSI recebeu o Prêmio REI 2016, da revista Automotive Business, na categoria Powertrain;
up!, Golf Variant, Golf GTI e Nova Saveiro são eleitos as melhores compras pela revista Quatro Rodas;
Golf é bicampeão na pesquisa Os Eleitos, da revista Quatro Rodas;
Amarok e Novo Passat são eleitos os melhores em suas categorias no prêmio Car of The Year, da revista Robb Report;
Volkswagen vence em quatro categorias no prêmio Os Melhores do Ano, do Jornal do Carro, com os modelos Golf (Hatch Médio), Golf Variant (Peruas), Saveiro (Picapes Compactas) e Montadora com Melhor Valor de Revenda;
Campeã em três categorias na 3ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme, com o up!, Golf e Golf Variant;
Novo Gol eleito o melhor Automóvel de Passeio – Motor 1.0, e Nova Saveiro escolhida como a melhor Picape Pequena, no prêmio L’Auto Preferita;
Golf é o melhor da categoria Veículo Automóvel do Prêmio AutoData 2016 – Melhores do Setor Automotivo;
Volkswagen é a maior vencedora do Prêmio Abiauto: o Golf foi eleito o melhor Carro Nacional e venceu a categoria Carro Imprensa Automotiva. O motor TSI 125 cv conquistou a categoria Tecnologia/Motor.
Golf é eleito, pelo terceiro ano consecutivo, melhor hatch médio do País, no concurso Best Cars 2016, da Editora Motorpress Brasil
"Qual Comprar 2016", da revista AutoEsporte, para up! e Golf Variant
Campeã em três categorias na 3ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme, com o up!, Golf e Golf Variant.