Nossos Produtos

Veículos inovadores e sustentáveis

Com uma equipe altamente capacitada e investimentos robustos em tecnologia, a montadora trabalha para entregar aos clientes produtos cada vez mais inovadores, seguros e eficientes quanto ao consumo de combustíveis.

Temas materiais presentes no capítulo:
• Produto ecoeficiente
• Tecnologia
• Segurança veicular

O desafio cotidiano da Volkswagen do Brasil é oferecer ao clientes e potenciais consumidores produtos que atendam às suas aspirações, ou seja, produtos inovadores em termos de design, qualidade e segurança e que explorem os potenciais da tecnologia para melhorar cada vez mais a conectividade e eficiência e aumentar o prazer de dirigir.

São essas as principais premissas de trabalho da Volkswagen do Brasil nas etapas que precedem a chegada de um novo modelo ou nova versão ao mercado. Como parte do pilar Nossos Produtos, da atual estratégia, em 2016 foram realizados aportes significativos para diferenciar ainda mais o portfólio da empresa, especialmente em relação à ecoeficiência dos veículos. Os ganhos ocorreram não apenas graças à evolução dos motores, com alto desempenho e baixo consumo de combustível, mas também ao tipo de pneus utilizado (de baixa resistência ao rolamento, que contribuem, portanto, com a eficiência) e ao peso dos veículos – a adoção, por exemplo, de um aço mais resistente permite que se utilize menor quantidade desse material, diminuindo o peso dos veículos e, consequentemente, o consumo de combustível em cerca de 25%. Houve, ainda, aprimoramentos nos sistemas de transmissão e na aerodinâmica e investimentos para a adoção de sistemas elétricos de direção em substituição aos sistemas hidráulicos, melhorando a eficiência energética dos modelos.

Lançamentos marcados pela conectividade

Os veículos lançados pela Volkswagen do Brasil a partir de 2016 estão equipados com recursos que valorizam a tecnologia e a conectividade, sem comprometer a segurança da condução.

O sistema global de tecnologia da Volkswagen equipa grande parte dos lançamentos recentes e oferece um dos mais avançados recursos de infotainment do mercado, por meio do Volkswagen App-Connect e do Discover Media para interagir e reproduzir o smartphone na tela do sistema, como um espelho. Ele é compatível com MirrorLink, Apple Carplay e Google Android Auto (estando, portanto, preparado para futuros lançamentos de smartphones do Google). Assim, já é possível fazer ou responder a chamadas, enviar mensagens por comando de voz, checar agenda, acessar aplicativos como o Spotify, e muitas outras funções ao longo da viagem.

O sistema está presente, por exemplo, no Novo Gol, pela primeira vez em sua história. Ele também equipa a Nova Saveiro, um recurso até então inédito no segmento de picapes no mercado brasileiro. Outros modelos lançados no ano, como Amarok, Golf, Jetta, Tiguan e Voyage também desfrutam dessa tecnologia, reforçando a presença da Volkswagen entre as marcas que oferecem os mais avançados e modernos recursos aos consumidores.

A motorização é outro destaque em inovação da Marca. Com os lançamentos mais recentes, a Volkswagen se consagrou no Brasil como a fabricante com maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbo compressor – recursos que formam a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

São três configurações de motores – 1.0l TSI, 1.4l TSI e 2.0l TSI – que equipam oito linhas de produtos: up!, Golf, Golf Variant, Fusca, Jetta, Novo Passat, CC e Tiguan. A potência varia de 105 cv a 220 cv.

Confira os principais lançamentos de 2016

Amarok

A Nova Amarok tem o objetivo de se tornar a picape referência em design, conectividade e tecnologia do mercado. O Volkswagen App Connect permite reproduzir e operar a tela do smartphone na tela do sistema, como um espelho, sem comprometer a segurança da condução. O Discover Media traz, ainda, sistema de navegação integrado ao painel.

O modelo ainda oferece de série o Post-Collision Braking (sistema de frenagem automática pós-colisão), tecnologia exclusiva na categoria. A inédita série Extreme traz componentes ainda mais ousados e diferenciados.

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Novo Gol e Novo Voyage

O Novo Gol e o Novo Voyage também incorporaram, pela primeira vez, a tecnologia global da Volkswagen, com o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone.

Para marcar as evoluções, a Volkswagen lançou uma série especial do Novo Gol, “Connect”, na cor exclusiva Azul Lagoon, que destaca a conectividade com smartphones, o novo painel com aplique na cor azul e novos tecidos de bancos com detalhes azulados.

Equipados com motores 1.0l de três cilindros, da família EA211, o Novo Gol e o Novo Voyage incorporam os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect e têm mais itens de série, realçando a relação custo-benefício: novos sistemas de som (nas versões Comfortline / Highline), direção hidráulica e pneus de baixa resistência ao rolamento.

O Novo Gol e o Novo Voyage oferecem um dos menores índices de reparabilidade, de acordo com o CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o que significa menor tempo e custo de reparos.

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Golf

Equipado com motor TSI Total Flex de 125 cv, o Novo Golf foi o primeiro hatchback médio a oferecer esta tecnologia, que alia alto desempenho e economia de combustível.

Os números de desempenho e consumo de combustível do Golf Comfortline TSI comprovam as virtudes da tecnologia TSI. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol. Em termos de eficiência energética, tem classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.

O Golf Comfortline TSI traz de série o sistema de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, para interação com os smartphones.

Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD. O Golf Comfortline TSI é equipado de série com controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC) e com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que reduz a energia cinética residual em caso de acidentes.

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Jetta

O lançamento do Novo Jetta 2016, um dos sedãs de maior sucesso na história da Marca no Brasil, teve como uma das principais novidades o motor 1.4 TSI, reconhecido por sua inovação e eficiência, que une alto desempenho e baixo consumo de combustível.

O novo motor de 150 cv, presente nas versões Trendline e Comfortline, combinado com a transmissão automática de seis marchas e função Tiptronic, aumentou a potência em 30 cv (25%) e o torque 7,1 kgfm (38%), em comparação à motorização anterior. O sedã com performance de carro esportivo, que vai de 0 a 100 km em 8,6 segundos, também é equipado com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) com XDS como itens de série em todas as versões.

O Jetta também oferece o sistema de infotainment e o Volkswagen App-Connect, que permitem espelhamento do smartphone e muita interatividade. O Discover Media, item que pode ser adicionado a todas as versões, permite parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes e até mesmo responder a mensagem por meio de comando de voz. Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do Novo Jetta.

O modelo também atingiu a nota máxima no Latin NCAP e no IIHS (Top Safety Pick+), de mais alto nível em segurança.

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Saveiro

O lançamento da Nova Saveiro reforça a identidade própria do modelo. O visual apresenta evoluções em design e acabamento de segmentos superiores na parte frontal (capô mais elevado, faróis com linhas mais lapidadas e sextavadas e grade inédita) e na traseira (lanternas tridimensionais, para-choque e tampa com nova proposta visual). Internamente, o painel de instrumentos é totalmente novo e baseado na premissa driver oriented (todos os botões e comandos estão posicionados voltados para o motorista). O novo volante é multifuncional, semelhante ao do Golf.

A Nova Saveiro também incorpora o modelo global de tecnologia da Volkswagen e inova com o sistema de infotainment e sistema App-Connect, inéditos no segmento de picapes no mercado brasileiro que permite desfrutar da conectividade com os smartphones.

O motor 1.6 de 120 cv, da família EA211, é um dos mais modernos fabricados pela Volkswagen no País. As versões Robust, Trendline e Highline são equipadas com o motor 1.6 Total Flex, de 104 cv (etanol).

A Nova Saveiro também é a primeira da sua categoria com controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road e controle de partida em rampa (hill hold), entre outros recursos.

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Tiguan

A Volkswagen lançou uma versão mais acessível do utilitário esportivo Tiguan, tornando a Marca ainda mais competitiva em um segmento cada vez mais acirrado. O modelo é equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv, tração 4x2 e câmbio automático DSG de seis velocidades. A versão 2.0 com tração 4MOTION continua a ser oferecida aos clientes brasileiros.

De série, o modelo traz o sistema de infotainment e o Volkswagen App Connect, para interação com smartphones, além de sistema start/stop, direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 17”, seis airbags, oito alto-falantes, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado, volante multifuncional com acabamento de couro e com ajuste de distância e profundidade, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e sensor de estacionamento.

O Tiguan recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros). Nos Estados Unidos, foi classificado pelo American IIHC (Insurance Institute for Highway Safety) como Top Safety Pick, por meio de um estudo que abrange medidas de segurança ativas e passivas.

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up!

O Volkswagen up! chegou à linha 2017 com oferta completa de versões, com duas opções de motores (1.0l MPI e 1.0l TSI), duas carrocerias (duas e quatro portas) e transmissão manual ou automatizada I-Motion (SQ100).

Para a linha 2017, o modelo passa a trazer, desde a versão de entrada take up!, rodas de 14 polegadas com os chamados pneus “verdes”, de composição diferenciada que colabora para a redução no consumo de combustível, com baixa resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14.

Ambos os motores garantiram para o up! a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, com excelentes marcas de consumo de combustível, comprovando sua eficiência energética.

O up! é o veículo mais seguro de sua categoria, e para torná-lo tão seguro foram aplicados modernos recursos técnicos de construção e cálculos para detecção de acidentes. Toda estrutura da carroceria foi desenvolvida para absorver a energia do impacto – cada parte da carroceria tem de ter determinado valor de resistência e rigidez.

O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).

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Total Flex

Pioneira em oferecer motores Total Flex no mercado automotivo brasileiro há mais de uma década, todos os motores desenvolvidos na planta de São Carlos e voltados ao mercado brasileiro recebem tecnologia bicombustível, para operar com gasolina ou etanol. Nos motores TSI Total Flex, a partida a frio em alta pressão já dispensa o uso do tanque auxiliar de gasolina.

Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular

Engajada no Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2016 a Volkswagen do Brasil contava com 96 modelos registrados nas classificações A ou B do selo, que correspondem aos modelos com a melhor relação tamanho do veículo versus consumo de combustível e emissão de gases por quilômetro.

A aderência ao programa do Inmetro é uma das prerrogativas do regime regulatório do governo brasileiro para o setor automotivo, cuja validade se estende até o fim de 2017. Batizado de Inovar Auto, o regime estabeleceu metas obrigatórias buscando a melhoria do consumo médio da frota brasileira.

Em 2016, a Volkswagen do Brasil conquistou o selo Conpet para 81% dos modelos comercializados no País. Nos próximos anos, o objetivo é alcançar o selo para todos os seus veículos comercializados. A empresa também direcionou aportes de aproximadamente R$ 4 milhões para o programa de melhoria contínua de seu laboratório de emissões, que monitora os gases emitidos pelos veículos produzidos no Brasil.

A partir de 2017, segundo prevê o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, todos os veículos no Brasil devem ser etiquetados com os respectivos dados sobre consumo de combustível e emissões de gases poluentes.

Avanços em números

Redução da necessidade de energia do portfólio Volkswagen1 [GRI G4-EN7]
AçãoRedução em MJ/km
Total substituição do motor 1.0 4 cilindros pelo 1.0 3 cilindros no Gol e no Voyage-0,07
Implementação de câmbios com relações de transmissões mais longas para o Gol e o Voyage 1.6-0,11
Implementação de câmbios com relações de transmissões mais longas para o Fox 1.6
-0,24
100% de pneus verdes para o up!-0,08
100% pneus verdes para o CrossFox
- 0,10
100% pneus verdes para a Saveiro Cross
-0,07

100% pneus verdes para a Saveiro
-0,07
Implementação do sistema de monitoramento de pressão dos pneus na Saveiro Cross -0,0134-0,0134
Introdução do motor EA211 1.0 TSI 92kW Total Flex no Golf
-0,28 em relação à versão 1.6
Implementação do EA211 1.4 TSI e câmbio DQ250-6F para Tiguan-0,88 em relação à versão 2.0

1 As medições seguem normas específicas e são acompanhadas por representantes dos órgãos ambientais competentes, como o Ibama e a Cetesb. Na etapa de produção dos veículos, os valores de consumo energético estão sujeitos a auditorias do Inmetro.

Veículos cada vez mais seguros [GRI PR1]

A saúde e a segurança dos futuros usuários dos veículos Volkswagen e também dos profissionais envolvidos no processo de manufatura e em outras etapas da prestação de serviços é uma das prioridades da empresa, que considera tais aspectos – aliados a outros, como conforto e resistência – em todas as fases do ciclo de vida do produto, desde os trabalhos preliminares de desenvolvimento até o suporte oferecido aos clientes nas atividades de pós-vendas. Confira:

  • Desenvolvimento do produto: quando as características de um novo produto são definidas, equipes multidisciplinares atuam para garantir a conformidade com todos os requisitos aplicáveis. Cada projeto tem seus resultados preliminares verificados pelas áreas de Desenvolvimento do Produto e Qualidade Assegurada, incluindo validações em componentes individuais, sistemas, protótipos e veículos finais. Os produtos passam por uma série de testes para assegurar o cumprimento aos mais rigorosos padrões de qualidade.

  • Desenvolvimento de componentes: durante o processo de desenvolvimento de um novo produto, há um trabalho paralelo junto aos fornecedores para desenvolver determinados componentes que serão embarcados nos veículos e que devem obedecer aos mesmos critérios de qualidade e segurança da Volkswagen do Brasil. O trabalho prevê acompanhamento constante para validação dos processos de manufatura e dos componentes produzidos, além de seleção criteriosa dos parceiros, homologação prévia desses parceiros e realização de auditorias e de eventos de engajamento, caso do encontro anual Lieferantentag, em que são assinados os acordos de Qualidade. Os parceiros também são treinados e recebem suporte da Volkswagen do Brasil para estruturar uma gestão de riscos mais efetiva em suas empresas.

  • Desenvolvimento do processo de manufatura: integra as etapas de desenvolvimento do produto e é conduzido pela área de Operações, em parceria com o Centro Tecnológico de Materiais, que valida os itens utilizados no processo, e da área de Recursos Humanos, que acompanha as condições de trabalho dos profissionais, sempre garantindo a saúde e a segurança da equipe. Envolve, ainda, a correta destinação de resíduos.

  • Desenvolvimento de serviços: o processo é pensado para assegurar a conformidade com aspectos de saúde e segurança de todos os que realizam as manutenções dos veículos nas concessionárias da Volkswagen. O processo estabelece, ainda, as ferramentas e instalações necessárias para a execução das atividades de acordo com as diretrizes.

  • Certificação do produto: os produtos finais, desde as etapas de protótipo até as pré-séries e o início da produção, são submetidos a rotinas de certificação, que, em 2016, totalizaram a rodagem de 143 veículos de 25 projetos. Foram cerca de 5 milhões de quilômetros rodados em todo o Brasil. Outras rodagens verificam questões específicas de ruído ou comparam carros novos a automóveis com 10 mil km percorridos. No ano, foram 96 testes desses dois tipos.

  • Processo de manufatura: ao longo do processo de fabricação dos veículos, após seu lançamento, avaliações periódicas são realizadas para assegurar a conformidade com os padrões de qualidade, saúde e segurança. São diversas análises: em peças unitárias, componentes usinados, nos sistemas de motor e transmissão e no veículo pronto. Em 2016, foram realizadas 54 auditorias nas quatro plantas da Volkswagen do Brasil. O objetivo é identificar melhores práticas que contribuam para a excelência dos processos de manufatura e que preservem a integridade das pessoas.

Além dessas etapas, há os processos para mensurar a qualidade do portfólio em campo por meio das pesquisas de satisfação e qualidade realizadas pelas equipes de Qualidade Assegurada e Pós-Vendas (leia mais em Nossos Clientes). A empresa ainda realiza o chamado acompanhamento da qualidade de longa duração, que avalia os veículos com mais de 100 mil km e busca identificar oportunidades de melhoria no produto e em seus respectivos processos.

Outro destaque é o projeto batizado de Análise e Solução de Problemas, que reúne equipes multidisciplinares que atuam para solucionar questões apontadas pelos clientes, abrangendo casos simples e casos de maior gravidade. Em um fórum específico, os profissionais dão andamento aos registros até solucioná-los.

ISO 9001/VDA 6.1 - Sistema de Gestão da Qualidade

Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas a partir do sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001/VDA 6.1) e outras normas e padrões internos.

Em 2016, foram auditados 21 processos, desde a etapa de desenvolvimento do produto até o pós-venda, visando assegurar a qualidade do produto e a satisfação dos clientes.

Atualização sobre o caso 'Dieselgate'

Em 2015, o Grupo Volkswagen foi acusado de fraudar o sistema de verificação de emissões de poluentes nos seus modelos movidos a diesel. No Brasil, o único veículo diretamente envolvido no caso era o Amarok, produzido na Volkswagen Argentina. Logo que as denúncias foram divulgadas, a Volkswagen do Brasil confirmou que 17.057 veículos Amarok rodavam no País, mas que o software de monitoramento de emissões não estava ativado no Brasil. Ainda assim, a empresa confirmou a realização do recall, que aconteceu em 2016.

Comprometida com a transparência e a integridade, houve uma força-tarefa conduzida pela área de Auditoria Interna da empresa, que buscou verificar a adequação de todos os processos de desenvolvimento de produtos e de engenharia da empresa. Protocolos de testes e de controles também se tornaram mais robustos a partir do episódio.

Em 2016, a Volkswagen do Brasil questionou na Justiça as autuações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Procon-SP, instituto de defesa dos direitos do consumidor, relativas ao caso. As consequências vem sendo constantemente acompanhadas pelo departamento Jurídico e pela liderança da empresa. Ainda não há uma decisão final sobre os processos no Brasil.

Conectividade em prol da segurança veicular

A Volkswagen do Brasil aposta em tecnologia para aprimorar os padrões de conforto e segurança a cada novidade de seu portfólio. Classificado como o veículo mais seguro de sua categoria, o Golf vem equipado com sete airbags e ainda dispõe do sistema post colision break, que freia o veículo automaticamente evitando colisões sequenciais, e do detector de fadiga, que, nos primeiros 15 minutos, concebe um padrão de direção e, caso esse padrão se altere com o decorrer do deslocamento, emite sinais de alerta ao motorista, recomendando pausas para descanso. O Golf ainda conta com as travas isofix, que asseguram a total fixação das cadeiras para o transporte de crianças no banco traseiro. O up!, também considerado um dos veículos mais seguros de sua categoria, já conta com esse dispositivo.