Perfil da Volkswagen do Brasil

O futuro já começou

O futuro já começou

A Volkswagen do Brasil vive uma transformação para se tornar uma empresa mais dinâmica, mais competitiva e mais humana, atenta às necessidades de um novo mundo.

[GRI G4-1]

A expressão que trata os momentos de crise como oportunidades de evolução talvez seja a que melhor represente o ano de 2016 para a Volkswagen do Brasil. Mesmo com as adversidades, foi possível dar passos importantes para a consolidação da estratégia de futuro. Em 2016, a Volkswagen do Brasil repetiu seu desempenho e foi a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 107 mil unidades embarcadas para 16 países. Ainda assim, o ano se encerrou com 326,9 mil veículos fabricados, redução de 23% ante a produção de 2015.

Em todas as plantas do País, a Volkswagen do Brasil conseguiu firmar novos acordos coletivos com validade de cinco anos, que permitiram adequar o efetivo da maneira mais justa possível e reafirmando o compromisso com os empregados e as entidades sindicais que os representam. Medidas como o Programa de Demissão Voluntária e a suspensão temporária dos contratos de trabalho também foram utilizadas. Mesmo nessa conjuntura, a Volkswagen do Brasil não deixou de se comprometer com o desenvolvimento da equipe.

Foi nesse cenário que a companhia deu sequência à transformação iniciada ainda em 2015 e que se desdobrou em aproximadamente 300 projetos nos pilares estratégicos Nossas Pessoas, Nossos Clientes, Nossos Fornecedores, Nossas Fábricas, Nossos Produtos e Nossa Imagem. Eles buscam fazer da Volkswagen do Brasil uma empresa mais dinâmica, mais competitiva e mais humana, na qual as pessoas são o centro da organização e que está atenta às necessidades desse novo mundo, pautado pelos avanços cada vez mais rápidos na tecnologia e que está mudando a forma como as pessoas se relacionam e consomem produtos e serviços, entre outros tantos pontos. Ao longo de 2016, a visão de negócio se estreitou ainda mais à estratégia global da empresa, que delimita as aspirações do Grupo Volkswagen até 2025. Aos seis pilares da estratégia no Brasil foram somados outros dois: Digitalização e Conectividade e Novos Negócios. Cada pilar é acompanhado diretamente por um membro do Comitê Executivo, que conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar.

Inovações permitiram ganhos de eficiência energética em parte significativa do portfólio, com destaque para a introdução no mercado nacional do Novo Golf, fabricado na planta de São José dos Pinhais (PR), equipado com motor TSI Total Flex de 200 Nm de torque, que combina baixo consumo de combustível e alta potência. Além das evoluções de portfólio, houve investimentos em iniciativas para manter a proximidade e aumentar a percepção de valor entre os clientes e a confiabilidade da Marca.

Uma série de iniciativas tem permitido que as fábricas se tornem cada vez mais digitalizadas, melhorando cada vez mais a eficiência e otimização de custos.

O trabalho para aprimorar os indicadores ambientais também teve sequência nas quatro plantas do Brasil. A meta da companhia prevê a redução, até 2018, de 25% do consumo de água e energias, geração de resíduos, emissões de CO2 e de solventes, em comparação com 2010. Em 2016, a Volkswagen do Brasil foi pioneira no setor ao instituir que toda a energia elétrica consumida em suas operações no País seja 100% limpa, proveniente de hidrelétricas. O atual ritmo deve garantir o alcance da meta de redução até o próximo ano e o planejamento de novos objetivos para o período de 2019-2025 já está em desenvolvimento.

Outros importantes avanços foram conduzidos, relacionados aos princípios de ética e integridade. A companhia revisa permanentemente os principais riscos monitorados e garante que todos os empregados tenham acesso às informações e aos treinamentos sobre os temas relacionados à ética, conformidade e compliance. A Volkswagen também assumiu o desafio de influenciar de modo positivo e fortalecer os procedimentos de compliance da sua cadeia de valor, abrangendo fornecedores e a rede de concessionárias.

Cabe ressaltar, ainda, a nova configuração da Volkswagen global desenhada em 2016, que uniu, sob uma mesma administração, as operações industriais de Brasil e Argentina, e passou a trabalhar todo o mercado da América Latina e Caribe, dando origem à Região SAM, que contempla o total de 29 mercados. Em 2017, será dada continuidade a esse processo de integração.

Tendo a sustentabilidade como elemento imprescindível em todas as frentes do negócio, o grande objetivo é gerar ainda mais valor, não apenas para os acionistas, mas para todas as demais partes interessadas da empresa (empregados, seus familiares, a cadeia de fornecedores, a rede de concessionárias e as comunidades do entorno). O processo de construção da Nova Volkswagen já teve início e os principais avanços alcançados estão nas páginas a seguir do Anuário de Responsabilidade Corporativa 2016.
Boa leitura!

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