A Volkswagen do Brasil

Uma longa trajetória
no País

Desde a chegada ao Brasil, a Volkswagen acumula marcas expressivas, como a fabricação de mais de 22,1 milhões de veículos até dezembro de 2017, e se prepara para um novo ciclo de crescimento. A empresa investirá R$ 7 bilhões no desenvolvimento e lançamento de 20 novos produtos até 2020. É a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil.

[GRI 102-1, 102-2, 102-3, 102-4, 102-6, 102-7, 102-8]

A Volkswagen do Brasil faz parte da Região América do Sul (Região SAM), que inclui outros 28 países da América do Sul, da América Central e do Caribe. Sua história teve início em 23 de março de 1953 em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a empresa começou montando veículos com peças vindas da Alemanha. Primeiro foi o Fusca; depois, a Kombi. Mas o galpão era só o começo: o plano era muito maior. O Brasil foi o primeiro país a receber uma fábrica da Volkswagen fora da Alemanha: a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que começou a ser construída em 1955 em local estratégico, próximo ao mar, para facilitar as exportações. Em 1957, a fábrica Anchieta iniciou a produção, primeiramente com a Kombi, com 50% de componentes nacionais, índice que passaria a 95% em 1961. Depois, veio a produção do Fusca. A inauguração oficial da fábrica Anchieta, no entanto, ocorreu em 18 de novembro de 1959, quando o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, circulou a bordo de um Fusca conversível.

A partir daí, teve início a trajetória de sucesso, alta tecnologia, inovações e pioneirismos da Volkswagen do Brasil, que fez história, tornou-se referência e revolucionou o setor automobilístico brasileiro. Atualmente, a fábrica Anchieta produz o Novo Polo, o Virtus e a picape Saveiro. Em 1976, a Volkswagen do Brasil iniciou as atividades da sua segunda fábrica no País, em Taubaté (SP), onde hoje são produzidos o up!, o Gol e o Voyage. A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), iniciou as atividades em outubro de 1996. Em janeiro de 1999, foi inaugurada a fábrica de São José dos Pinhais (PR), uma das mais modernas do Grupo Volkswagen, onde atualmente são fabricados o Fox, o Golf, o Audi A3 sedã e o Audi Q3.

Além da montagem de veículos e da produção de motores, a empresa gerencia uma cadeia de fornecimento e distribuição de peças que abastece mais de 500 concessionárias existentes no País. Para tal, dispõe de um Centro de Distribuição de Peças e Acessórios (Parts & Acessories Center), em Vinhedo (SP), com capacidade de armazenagem de mais de 120 mil peças.

O aquecimento do mercado automotivo em 2017 influenciou positivamente a produção da empresa. Em três plantas industriais, o terceiro turno de produção foi retomado ao longo do ano, e a fábrica de São Carlos apresentou um aumento de produção de 25%.

A estratégia da empresa inclui a renovação de seu portfólio e um investimento de R$ 7 bilhões no desenvolvimento e lançamento de 20 novos produtos até 2020 – o primeiro deles, o Novo Polo, chegou às concessionárias em novembro de 2017. O investimento comprova o comprometimento da Marca com o País e será mais um marco nessa trajetória que completou 65 anos no Brasil em 23 de março de 2018.

Portfólio Volkswagen do Brasil

Em 2017, 18 veículos de diferentes versões e modelos formaram o portfólio da Volkswagen do Brasil. Desses, dez são produzidos nas plantas industriais brasileiras e oito vêm de outros países.

Nacionais

  • novo up!
  • cross up!
  • Gol
  • Saveiro
  • Saveiro cross
  • Voyage
  • Fox
  • CrossFox
  • Novo Polo
  • Golf

Importados

  • SpaceCross
  • SpaceFox
  • Golf Variant
  • Jetta
  • Passat
  • Amarok
  • Touareg
  • Tiguan

 

Mais informações sobre os veículos da Volkswagen do Brasil estão no capítulo Nossos Produtos.

Resultados 2017 [GRI 201-1]

A situação econômico-financeira do Brasil deu sinais de melhora, o que se refletiu no mercado automobilístico nacional. Em 2017, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidos 2,59 milhões de unidades, um aumento expressivo de cerca de 25% em relação a 2016. O número de licenciamentos de veículos também apresentou alta de 10% em 2017, chegando a 1,8 milhão de unidades em relação ao 1,7 milhão de 2016. Além disso, 2017 também foi o melhor ano para a exportação brasileira desde o início da série histórica, com evolução de cerca de 50% em relação a 2016.

A Volkswagen do Brasil seguiu a tendência de crescimento com a produção de 413 mil veículos em 2017, superando os 327 mil veículos fabricados em 2016, e as vendas também foram 19% maiores do que em 2016. A montadora avançou na participação de mercado, alcançando 12,5% de market share. A receita líquida de 2017 foi de R$ 16,6 bilhões, dos quais R$ 11,1 bilhões foram resultado das vendas para o mercado interno e R$ 5,5 bilhões, das exportações (leia mais sobre o volume exportado a seguir). Como consequência, houve um aumento na distribuição de valor econômico gerado (pagamento de salários e benefícios, pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, recolhimento de impostos etc.). Foram distribuídos R$ 4,2 bilhões em 2017.

a-volks-mercado-veiculos-leves-brasila-volks-producao-volkswagen-brasil

Valor econômico direto gerado e distribuído (R$ bilhões) - Volkswagen do Brasil GRI 201-1

201520162017
Receita líquida total17.169.42113.541.25816.649.384
Mercado interno12.417.1389.457.33511.130.537
Mercado externo4.752.2834.083.9235.518.847
Benefícios
Salários e benefícios2.662.3401.669.1791.126.526
Pagamentos a governos
Impostos diretos4.598.5883.463.1744.220.956
Impostos indiretos000
Investimentos sociais (R$ milhões)
Investimentos sociais9.591.0009.535.76310.700.000

 

Marco histórico nas exportações

A aposta no incremento das vendas para o mercado externo, feita pelo setor automotivo nos últimos anos, continua dando resultados positivos. Segundo dados da Anfavea, 2017 foi o melhor ano de exportação desde o início da série histórica. Ao todo, foram 729 mil veículos leves exportados em 2017, uma alta de cerca de 50% em relação aos 485 mil de 2016.

A Volkswagen do Brasil mais uma vez registrou uma evolução acima da média nacional, com avanço de 52,2% nas exportações. O resultado é ainda mais expressivo se considerarmos que é o segundo ano consecutivo de expansão das vendas da montadora para o exterior.

A grande novidade de 2017 foi que a Volkswagen do Brasil ampliou as exportações de motores para a Região SAM e passou a enviar motores do Jetta e do Golf para o México (leia mais aqui ). Mas o país que mais recebeu o portfólio da Volkswagen do Brasil em 2017, assim como no ano anterior, foi a Argentina. Foram mais de 93 mil veículos embarcados para a nação vizinha.

O posicionamento estratégico das quatro unidades industriais, próximas dos portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR), reforça a vocação exportadora da Volkswagen do Brasil, que também é a única do setor automobilístico no País a administrar um terminal próprio, no porto de Paranaguá. Esse aspecto, entre outros, facilitou a manutenção do status de maior exportadora de veículos da história brasileira. Desde 1970 até março de 2018, já foram exportados mais de 3,7 milhões de veículos para 147 países, como México, Estados Unidos, Rússia, Uruguai e Ucrânia.

Configuração da Região SAM (América do Sul)

Estruturada em 2016 com base na nova estratégia global de regionalização da Marca, a Volkswagen Região SAM (América do Sul) abrange:

  • 29 países da América do Sul, América Central e Caribe;
  • População média de 500 milhões de pessoas;
  • Mercado anual de veículos de cerca de 4,2 milhões de unidades.

Em 2017, cinco países representaram 97% das vendas da Marca na região:

  • Brasil
  • Argentina
  • Colômbia
  • Chile
  • Uruguai

A estratégia global de regionalização da Volkswagen, estruturada em 2016 e que criou cinco regiões para a Marca no mundo, tem apresentado ótimos resultados. A autonomia dada às regiões fortaleceu a imagem da Volkswagen como uma empresa ainda mais ágil, competitiva e fortemente conectada às aspirações dos consumidores de cada uma delas.

Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul)

Grupo Volkswagen

A Volkswagen fabrica unidades para 147 países entre carros compactos, veículos de alto luxo, picapes, caminhões e motocicletas. Em 80 anos de história, já foram 150 milhões de veículos produzidos.

Um dos maiores fabricantes do setor automotivo do mundo, o Grupo Volkswagen é formado por 12 marcas, que operam de modo independente no mercado. São elas:

  • Volkswagen
  • Audi
  • Porsche
  • SEAT
  • Skoda
  • Volkswagen Veículos Comerciais
  • Bentley
  • Bugatti
  • Lamborghini
  • Ducati
  • Scania
  • MAN

Em números

Grupo Volkswagen

120 fábricas em 31 países

643,3 mil funcionários em unidades da Europa, Américas, Ásia e África

Média de 44 mil veículos produzidos/dia

Volkswagen do Brasil

4 fábricas: 3 no estado de São Paulo (sendo 1 exclusiva para motores) e 1 no Paraná

15,3 mil funcionários

413,5 mil veículos fabricados em 2017

Média de 2.200 veículos produzidos/dia

Volume exportado: 163,3 mil unidades em 2017

Modelos mais exportados em 2017: Gol (73.848 unidades), Voyage (24.861 unidades), Saveiro (24.234 unidades), e up! (20.850 unidades)