A renovação da Volkswagen
Em 2017, a Volkswagen do Brasil conduziu um trabalho para atualizar a sua estratégia de negócio, com o objetivo de garantir o alinhamento às mais recentes diretrizes do Grupo Volkswagen e da Marca Volkswagen, denominadas, respectivamente, Together – Strategy 2025 e Transform 2025+.
Com uma visão para os próximos oito anos, consolidou-se o plano estratégico "Um time. 1º lugar! Estratégia VW 2025", que manteve os pilares Nossas Pessoas, Nossa Imagem, Nossos Clientes, Nossos Produtos, Nossas Fábricas e Nossos Fornecedores – definidos ainda em 2015 – e agregou dois novos: Digitalização e Conectividade e Novos Negócios. O processo incluiu, ainda, a redefinição de valores, que complementam a estratégia e, também, estão alinhados aos valores do Grupo Volkswagen. São eles: unidos, arrojado, orientado ao cliente, eficiente, genuíno e consciente.
A revisão fez parte de um movimento mais amplo, que visa à transformação da empresa. A meta é construir uma Nova Volkswagen, ainda mais orientada aos clientes e próxima das pessoas – incluindo, aqui, colaboradores, fornecedores, concessionários, entidades setoriais, entre outros públicos – e capaz de oferecer produtos com cada vez mais segurança, conectividade, alta tecnologia e design diferenciado.
A chamada reinvenção da Volkswagen também contempla a melhoria de processos internos e uma mudança cultural, aspectos importantes para a viabilização de uma empresa mais ágil, desburocratizada e que acompanha as rápidas transformações da sociedade. Todas essas frentes buscam manter a proximidade com os consumidores da Marca e, simultaneamente, atrair outros perfis de clientes no Brasil e na América do Sul, resgatando a liderança de mercado da empresa e garantindo a sustentabilidade do negócio.
Novidades no portfólio
A mais recente estratégia da empresa é baseada em dez campos de atuação, com destaque para o que prevê uma completa renovação do portfólio, com investimentos de cerca de R$ 7 bilhões no desenvolvimento e lançamento de 20 novos produtos até 2020, dos quais 13 serão produzidos nas unidades do Brasil, dois na Argentina e cinco serão importados de outros países. É a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil.
A chegada do Novo Polo ao mercado brasileiro, no último trimestre de 2017, marcou o início dessa etapa. Em 2017, também foi apresentado ao mercado o sedã Virtus, que começou a ser comercializado em 2018. Os dois modelos foram desenvolvidos sob a Estratégia Modular MQB (Matriz Modular Transversal, em português), que intensificou a padronização do processo de manufatura das fábricas de todo o Grupo Volkswagen, permitindo agregar a esses novos veículos tecnologias e recursos até então disponíveis apenas para segmentos de categorias superiores, além de gerar sinergias e garantir mais eficiência aos processos de desenvolvimento e produção dos veículos. A renovação do portfólio já prevê a produção de outros veículos, incluindo o ingresso em categorias nas quais a Marca ainda não está presente.
A expectativa é implantar a Estratégia Modular MQB também na planta produtiva da Argentina, que terá novos veículos da Marca em produção para serem exportados para os demais países das Américas do Sul e Central onde a Volkswagen atua.
Os novos modelos ilustram a relevância do pilar Digitalização, incorporado à estratégia corporativa em 2017 e que tem alcance transversal. O pilar abrange, ainda, iniciativas de marketing digital, a implementação da alta tecnologia da Indústria 4.0 nas plantas produtivas da empresa, o uso de tablets pelos vendedores nas concessionárias apoiando o atendimento e o agendamento on-line de serviços pelos clientes, entre outros exemplos. O pilar Conectividade e Novos Negócios, por sua vez, foca o desenvolvimento e a implantação de sistemas de conectividade nos veículos da Marca, mas também centra esforços para a identificação de oportunidades de mobilidade e a oferta de serviços de compartilhamento de veículos (car sharing).
Foco na estratégia de futuro
Para aprimorar o papel que a estratégia corporativa desempenha em prol da perenidade do negócio, em 2017 houve um reposicionamento na estrutura organizacional da empresa, conectando a equipe de estratégia corporativa ao time dedicado à estratégia de desenvolvimento de produtos, com reporte para a Vice-presidência de Vendas & Marketing.
Estrutura de governança [GRI 102-5, 102-18, 103-2, 103-3, 202-2]
Subsidiária do Grupo Volkswagen, a Volkswagen do Brasil é uma sociedade limitada, de capital fechado, com atuação independente e autônoma da Matriz. A principal esfera de governança da empresa é o Comitê Executivo (Comex), formado por 12 membros. Além do presidente, ele é composto por sete vice-presidentes e quatro diretores, sendo 11 homens e uma mulher. Cinco diretores são brasileiros.
Os membros do Comex se reúnem semanalmente para garantir que a condução do negócio se mantenha aderente aos direcionadores estratégicos. Há também fóruns que tratam de temas específicos (gestão de pessoas, desempenho financeiro, conduta e ética, posicionamento de mercado etc.) e apoiam o Comex nas tomadas de decisão. Em linha com o movimento de transformação atualmente em curso na empresa, uma das atribuições dos executivos é cascatear as questões discutidas nos fóruns às respectivas equipes.
Há também o Comitê Executivo da Região América do Sul (Região SAM), que abrange a gestão da Volkswagen do Brasil, da Volkswagen Argentina e dos outros 27 países da América do Sul e da América Central e Caribe em que a empresa está presente. Nesse comitê, há nove membros, entre eles o presidente da Volkswagen Argentina. O processo de regionalização teve início em 2016 e visa fortalecer as sinergias entre as lideranças e as equipes dos respectivos países, fortalecendo as competências locais e trazendo agilidade à gestão.
No início de outubro de 2017, Pablo Di Si, que atuava na organização desde 2014 e estava à frente da Volkswagen Argentina, assumiu a presidência da Volkswagen Região América do Sul e da Volkswagen do Brasil, sucedendo David Powels, que, após o significativo trabalho conduzido no Brasil e na região, assumiu as funções de primeiro Vice-presidente e Vice-presidente Comercial da SAIC Volkswagen, em Xangai (China).
Visão, Valores e Cultura Corporativa [GRI 102-12 e 102-16]
A gestão da empresa e a atuação de seus executivos e de todo o time de profissionais estão pautadas em uma série de princípios internos e externos, a começar pela Visão, Valores e Cultura Corporativa.
Visão
Um time: 1º lugar!
Valores
Unidos
Arrojado
Orientado ao cliente
Eficiente
Genuíno
Consciente
Cultura Corporativa
Somos uma empresa fascinante e responsável, focada em ofertar produtos e serviços que encantem nossos clientes e usuários. Trabalhamos com base em nossos valores para a conquista de grandes resultados.
Diretrizes e Princípios
Além da Visão, Valores e Cultura Corporativa, a companhia pauta suas atividades em uma série de compromissos internos e externos, como:
Internos
Código de Conduta do Grupo Volkswagen (leia mais em Nossa Imagem)
Carta de Relações Laborais, que expressa o Compromisso da Volkswagen com os direitos e os princípios sociais e de representatividade
Carta Social Volkswagen – declaração sobre direitos sociais e relações industriais na companhia.
Externos
Adicionalmente, a Volkswagen se mantém aderente a compromissos externos, como as declarações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa).
Composição do Comitê Executivo da
Volkswagen Região América do Sul (SAM) 1
1 Composição vigente em dezembro de 2017.
Comitê Executivo Volkswagen do Brasil1
1 Composição vigente em dezembro de 2017.
Sustentabilidade como princípio de gestão
A atualização da estratégia e o início do movimento de transformação da Volkswagen do Brasil reforçaram o comprometimento da gestão e da liderança com a visão de sustentabilidade, elemento considerado imprescindível para que a organização possa dar continuidade à sua trajetória de criação de valor, sempre de maneira íntegra e ética e vislumbrando a perenidade.
Atualmente, há uma área dedicada à gestão da sustentabilidade, com reporte direto à Vice-presidência de Recursos Humanos. O Vice-presidente de Recursos Humanos é o responsável por inserir tópicos relacionados à agenda do Comitê Executivo, assegurando que as principais decisões considerem aspectos financeiros, mas também socioambientais e em linha com a imagem da Marca.
Assim como acontece em toda a empresa, a gestão da sustentabilidade está conectada às diretrizes da Matriz, que reúne anualmente os gestores locais do tema para intercâmbio de experiências e melhoria contínua. Há, ainda, outros fóruns que permitem a troca de informações e aprendizados, caso do Comitê de Responsabilidade Social.
Objetivos e metas de sustentabilidade
Responsabilidade econômica | |||
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Ano-base | Compromisso | Prazo | Status 2017 |
2012 | Alcançar 100% dos veículos novos com etiquetagem de eficiência energética conforme diretrizes do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos. | 2017 | Meta alcançada. |
2013 | Garantia do crescimento por meio de processos mundialmente padronizados para a resolução de problemas. | 2018 | Meta alcançada em 2016. A Volkswagen do Brasil conta com sistemas padronizados de compras e instalações de equipamentos de produção e de processos e métodos de trabalho (Arbeitsplan ). Há, ainda, um fórum que acontece uma ou duas vezes ao ano para o compartilhamento das melhores práticas entre as quatro plantas produtivas (Arbeitskreis ). |
2013 | Produtos de acordo com as necessidades do cliente. Alcançar a melhoria de 1,5% no índice de satisfação do cliente em relação ao produto. | 2018 | A Volkswagen do Brasil trabalha continuamente para manter a qualidade e a segurança de seu portfólio, visando assegurar a satisfação dos consumidores. Em 2017, a empresa reavaliou a metodologia de sua pesquisa de qualidade. Por isso, a melhoria no índice de satisfação do cliente em relação aos produtos não foi mensurada. |
Responsabilidade social | |||
Ano-base | Compromisso | Prazo | Status 2017 |
2012 | Estruturação de programa de estímulo ao voluntariado. | 2019 | A empresa trabalha em um projeto para desenvolver e implementar um programa de voluntariado corporativo. O programa deve ser implementado em 2019. |
2013 | Estruturação de programa de estímulo à diversidade. | 2017 | A estratégia VW 2025 aborda o tema Diversidade no pilar Nossas Pessoas, especificamente no desenvolvimento de ações e projetos relacionados a Diversidade, Integridade e Respeito. Em 2017, tiveram início ações afirmativas para conscientização e engajamento dos empregados sobre o tema igualdade de gêneros. Além disso, foi implementado o programa Women in Management , que define como meta aumentar para 13,74% a participação de mulheres em cargos de gestão na Volkswagen do Brasil, até 2025. |
Responsabilidade ambiental | |||
Ano-base | Compromisso | Prazo | Status 2017 |
2012 | Energia (MWh/veículo produzido) = 0,88 | 2018 | 1,47 |
2012 | Água (m3 /veículo produzido) = 2,70 | 2018 | 2,76 |
2012 | Resíduos (kg/veículo produzido) = 6,59 | 2018 | 5,31 |
2012 | CO2 (kg/veículo produzido) = 89 | 2018 | 103,62 |
2012 | Solventes (kg/veículo produzido) = 4,59 | 2018 | 4,15 |
2013 | Ampliação de energia renovável na matriz energética da empresa | 2018 | 100% |