Nossas Pessoas

Comprometidos com a transformação

A Volkswagen do Brasil manteve o pilar Nossas Pessoas no centro da estratégia do negócio – “Um time. 1º lugar! Estratégia VW 2025” –, reforçando o valor que a organização confere a seus empregados. A orientação é trabalhar juntos, comprometidos e engajados, como um só time, para a conquista dos objetivos da empresa.

O foco da área de Recursos Humanos e de toda a liderança da Volkswagen do Brasil está, portanto, em proporcionar o desenvolvimento contínuo dos empregados e impulsionar o espírito de equipe, o diálogo e o senso de urgência, assegurando um ambiente seguro e saudável para todos.

Entre as diferentes iniciativas realizadas em 2017, teve destaque o projeto batizado de Mindset Change (Mudança de Mentalidade), com uma série de reflexões e ações para estimular novas formas de pensar e trabalhar, empoderar os profissionais e romper a mentalidade de silos da companhia por meio da maior integração entre áreas e da consolidação de uma visão holística sobre o negócio.

No início de 2018, a área de Recursos Humanos decidiu reavaliar os dez campos de ação voltados à gestão de pessoas, definidos no ano anterior para suportar o pilar Nossas Pessoas. Em consonância com o movimento que pretende transformar a Volkswagen do Brasil em uma empresa mais ágil, simples e focada, o processo culminou na priorização de sete pilares. São eles:

  • Liderança
  • Recursos e equipes de RH
  • Cultura organizacional
  • Desenvolvimento de talentos
  • Saúde e segurança
  • Eficiência e produtividade
  • Digitalização e desburocratização

O próximo passo prevê a definição dos principais projetos estratégicos a serem desenvolvidos em cada uma das frentes. As ações devem contemplar, entre outros exemplos, a reestruturação dos programas de formação e a digitalização da plataforma de Recursos Humanos, que será migrada para o ambiente em nuvem e vai aperfeiçoar os processos internos de RH.

Adequar-se ao contexto externo [GRI 102-8, 102-41, 103-2, 103-3, 401-1 e 404-2]

Ao fim de dezembro de 2017, a Volkswagen do Brasil contava com 15.365 empregados, todos cumprindo jornada integral e a maioria com contratos de trabalho por tempo indeterminado. Assim como nos anos anteriores, grande parte dos profissionais tem entre 30 e 50 anos – eram 12.475 empregados nessa faixa etária em 2017.

O cenário de retração macroeconômica vivenciado no País nos últimos anos seguiu representando um grande desafio para a companhia, embora o início da recuperação da economia tenha repercutido positivamente nos resultados da empresa no último trimestre. Mais uma vez, buscou-se equilibrar as ações para minimizar os impactos da desaceleração dos níveis de consumo da população, com a consequente adequação do nível produtivo à preservação dos postos de trabalho.

Continuaram sendo cumpridos os acordos coletivos firmados em 2016. Aprovados em todas as unidades da Volkswagen do Brasil e válidos até 2021/2022, eles atestam o compromisso da companhia com o relacionamento construtivo-participativo e com o respeito e a valorização de empregados e entidades de representação sindical.

Para manter o maior nível de emprego possível, foram novamente adotadas medidas de flexibilidade, como layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) e férias coletivas, adesão ao Programa Seguro Emprego (PSE), que prevê redução da jornada de trabalho e do salário, e iniciativas para reduzir os custos trabalhistas, como o congelamento dos reajustes salariais durante período específico.

Também teve sequência o Programa de Demissão Voluntária (PDV), que proporciona, além das verbas rescisórias legais, incentivo financeiro proporcional ao tempo de serviço. Em cumprimento aos acordos coletivos em voga, o PDV busca priorizar os profissionais já aposentados ou elegíveis à aposentadoria, o que minimiza o impacto socioeconômico do desligamento e, somado aos benefícios dos programas de previdência, assegura uma renda mínima adequada ao profissional. No ano, 19,7% dos desligamentos do programa contemplaram esses dois perfis de empregados.

Além disso, a Volkswagen Previdência Privada, que é um plano de previdência oferecido a todos os empregados, oferece a seus participantes o programa Despertar para o Futuro, que tem como um dos seus objetivos orientá-los para a aposentadoria. O programa, que acontece fora das unidades da companhia e do horário de trabalho, é dividido em seis módulos: aspectos psicossociais da aposentadoria; longevidade; cuidados com a saúde e o bem-estar; gestão financeira na maturidade; opções pós-carreira; e planejamento futuro. Em 2017, das 100 vagas abertas, 68 foram preenchidas. Para 2018, serão oferecidas 75 vagas.

Excluídos os casos de demissão voluntária, as taxas de rotatividade se mantiveram baixas em 2017, com um índice médio de desligamentos de 1,8%, o que contribui para a preservação do capital intelectual da empresa.

Nova legislação trabalhista [GRI 102-41]

No entendimento da Volkswagen do Brasil, os pontos de flexibilização da nova legislação já estão, de certa maneira, presentes nas negociações coletivas firmadas em 2016. Caso seja identificada a necessidade recíproca de rever algum ponto em decorrência da nova lei, a companhia se mantém comprometida em dialogar com as entidades representativas para, se necessário, aprovar aditivos aos acordos.

Vale lembrar que todos os empregados – horistas (áreas operacionais) e mensalistas (áreas administrativas) – estão cobertos pelos acordos coletivos, que regulamentam questões de data-base salarial, participação nos resultados, banco de horas, calendários anuais de produção com definição de dias adicionais e compensação de pontes de feriado e cláusulas sociais, entre outras. Em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil existem representantes sindicais eleitos pelos empregados. Durante os mandatos, eles têm assegurado tempo livre para exercer as respectivas atividades de representação.

Empregados por tipo de contrato de trabalho1 2 [GRI 102-8]

 2015
 HomensMulheresTotal
Tempo determinado15151202
Tempo indeterminado17.1741.10518.279
Total17.3251.15618.481
 2016
 HomensMulheresTotal
Tempo determinado14860208
Tempo indeterminado15.34597516.320
Total15.4931.03516.528
 2017
 HomensMulheresTotal
Tempo determinado11648164
Tempo indeterminado14.24695515.201
Total14.3621.00315.365

1 Os estagiários não estão considerados no quadro total de empregados.
2 O vínculo dos empregados com a Volkswagen do Brasil se dá por meio de contratos de trabalho por prazo indeterminado ou determinado. A contratação por prazo determinado, prevista na legislação trabalhista, é utilizada principalmente em períodos de aquecimento de mercado e desenvolvimento de novos projetos. Os empregados contratados por prazo determinado podem ter seus contratos renovados ou convertidos para a modalidade indeterminada. Em função da retração do mercado, em 2017 o efetivo da empresa era composto por 1,1% de empregados contratados por prazo determinado.

Empregados por região1 [GRI 102-8]

 2015
 Tempo determinadoTempo indeterminadoTotal
Fábrica Anchieta12110.31710.438
Fábrica São José dos Pinhais362.9943.030
Escritórios VW Regionais0165165
Fábrica São Carlos2798800
Fábrica Taubaté423.9213.963
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo18485
Total20218.27918.481
 2016
 Tempo determinadoTempo indeterminadoTotal
Fábrica Anchieta1188.8228.940
Fábrica São José dos Pinhais292.7052.734
Escritórios VW Regionais0126126
Fábrica São Carlos4775779
Fábrica Taubaté573.8313.888
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo06161
Total20816.32016.528
 2017
 Tempo determinadoTempo indeterminadoTotal
Fábrica Anchieta968.4438.539
Fábrica São José dos Pinhais222.5172.539
Escritórios VW Regionais0122122
Fábrica São Carlos3737740
Fábrica Taubaté433.3253.368
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo05757
Total16415.20115.365

1 Os estagiários não estão considerados no quadro total de empregados.

Empregados por categoria funcional1 [GRI 102-8]

201520162017
Executivos403356371
Gestores de unidades e especialistas153161155
Mensalistas2.7172.3052.258
Horistas15.02113.49912.418
Aprendizes187207163
Total18.48116.52815.365

1 Os estagiários não estão considerados no quadro total de empregados.

Total e taxa de novas contratações por faixa etária [GRI 401-1]

201520162017
TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)
Abaixo de 30 anos1150,051500,091470,114
Entre 30 e 50 anos610,00190,00530,004
Acima de 50 anos100,0190,0130,002
Total1860,011780,012030,013

Total e taxa de novas contratações por gênero [GRI 401-1]

201520162017
TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)
Homens1610,011270,011480,010
Mulheres250,02510,05550,004
Total1860,011780,012030,013

Total e taxa de novas contratações por região [GRI 401-1]

 201520162017
TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)
Fábrica Anchieta740,01830,011380,016
Fábrica São José dos Pinhais460,02420,02350,014
Escritórios VW Regionais30,0200,0040,033
Fábrica São Carlos30,0040,0130,004
Fábrica Taubaté600,02490,01220,007
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo00,0000,0010,018
Total1860,011780,012030,013

Total e taxa de desligamentos por faixa etária [GRI 401-1]

201520162017
TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)
Abaixo de 30 anos1180,05790,051050,082
Entre 30 e 50 anos1660,01820,011040,008
Acima de 50 anos580,04570,04760,047
Total3420,022180,012850,019

Total e taxa de desligamentos por gênero [GRI 401-1]

201520162017
TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)
Homens3050,021840,012400,017
Mulheres370,03340,03450,045
Total3420,022180,012850,019

Total e taxa de desligamentos por região [GRI 401-1]

201520162017
TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)TotalTaxa (%)
Fábrica Anchieta1110,011030,011610,019
Fábrica São José dos Pinhais970,03480,02510,020
Escritórios VW Regionais100,0640,0320,016
Fábrica São Carlos70,0130,0080,011
Fábrica Taubaté1100,03530,01630,019
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo70,0870,1100,000
Total3420,022180,012850,019

Estímulo às boas práticas trabalhistas

Além dos mais de 15 mil empregados efetivos, a Volkswagen do Brasil encerrou 2017 com cerca de 11 mil prestadores de serviços especializados. Nos processos de contratação das empresas fornecedoras, é necessário que esses parceiros cumpram todas as exigências trabalhistas e tributárias pertinentes. Adicionalmente, a companhia as encoraja a incorporar as diretrizes da Carta de Direitos Sociais e Relações Industriais da Volkswagen relacionadas à liberdade de associação, livre escolha do emprego, não discriminação, saúde e segurança no trabalho, benefícios e remuneração e proibição de práticas de trabalho infantil ou análogas ao trabalho escravo.

Aprimoramento e oportunidades de crescimento [GRI 103-2, 103-3 e 404-1]

O processo de transformação cultural para a consolidação de uma Nova Volkswagen está impulsionando a área de Desenvolvimento de Pessoas a buscar soluções inéditas para capacitar o time de empregados, garantindo que todos estejam prontos para atuar em um ambiente cada vez mais dinâmico e flexível e tenham condições de alavancar a carreira. A partir do segundo semestre de 2017, a equipe de Recursos Humanos começou a realizar benchmarkings com outras empresas e participar de workshops e treinamentos externos que irão contribuir para a reestruturação dos programas de formação da empresa.

A ideia é aprimorar a estratégia de desenvolvimento de pessoas, que hoje contempla capacitações técnicas decorrentes de evoluções tecnológicas, treinamentos legais obrigatórios e programas de desenvolvimento em gestão, que estimulam competências e habilidades, como liderança e protagonismo, e a autorreflexão e o autodesenvolvimento. Há, ainda, capacitações ministradas por parceiros externos, que fortalecem as competências de negócios e a visão de mercado. Reflexo do processo de reestruturação, a média anual de horas de treinamento por empregado caiu de 42 horas em 2016 para 22 horas em 2017.

Os programas de formação passam por auditorias internas e externas, conduzidas por órgãos certificadores. A equipe de Recursos Humanos monitora mensalmente o índice de treinamentos, utilizando como balizadores os objetivos traçados pela alta administração.

Os resultados da avaliação de desempenho, que adota os padrões definidos pela Matriz e se divide em competências técnicas e comportamentais, auxiliam no desenho do plano de desenvolvimento individual (PDI), que deve ser colocado em prática pelo profissional no período subsequente. O processo é composto de autoavaliação, análise do gestor direto e feedback final. Com base nos resultados, também são mapeados os futuros líderes da companhia.

Média Anual de horas de treinamento1 [GRI 404-1]

2015
 Número de empregadosTotal de horas de treinamentoMédia de treinamentos (hora/empregado)
Executivos4872.352,304,83
Mensalistas (Administrativo)3.06263.509,1520,74
Horistas (Operacional)13.729592.490,7743,16
Total17.278658.352,2238,10
2016
 Número de empregadosTotal de horas de treinamentoMédia de treinamentos (hora/empregado)
Executivos4134.677,9211,33
Mensalistas (Administrativo)2.71949.981,7518,38
Horistas (Operacional)13.451648.582,9248,22
Total16.583703.242,5942,41
2017
 Número de empregadosTotal de horas de treinamentoMédia de treinamentos (hora/empregado)
Executivos3712.712,607,31
Mensalistas (Administrativo)2.41311.894,104,93
Horistas (Operacional)12.418322.222,3525,95
Total15.202336.829,0522,16

1 O total de empregados é a soma das unidades: Anchieta, Taubaté, São José dos Pinhais, São Carlos, Escritórios Regionais e Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo.
2 Está incluso neste número mensalitas e Gestores de unidades

Certificação em Mecatrônica reconhecida na Alemanha

A Volkswagen do Brasil é a primeira empresa do País a oferecer um curso de Mecatrônica em padrão de ensino alemão. A formação é realizada no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) e tem o mesmo nível de qualificação da Alemanha e diploma reconhecido pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK)

Para igualar o ensino de Mecatrônica no Brasil ao nível da qualificação oferecida na Alemanha, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI acrescentou um terceiro ano de estudos ao seu programa de formação profissional. Nesse terceiro ano adicional, 80% do curso é prático. No total, os jovens têm uma carga de 1,6 mil horas de ensino profissional.

Além de jovens empregados da própria Volkswagen, a turma conta com colaboradores de empresas que são parceiras no projeto de qualificação.

Diálogo e proximidade

No fim de 2017, a empresa começou a organizar uma série de almoços entre o novo presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, e o time de empregados. A cada almoço, participam profissionais de áreas distintas, escolhidos pelas respectivas lideranças, que podem falar abertamente com o executivo sobre temas gerais da empresa, dos processos internos e do portfólio de produtos.

Estão em curso, ainda, outras iniciativas que integram o movimento de transformação cultural da Nova Volkswagen e buscam favorecer a comunicação e o engajamento. Com o mote #NovaVWEuFaçoParte, já foram organizadas uma sessão de cinema e uma interação no formato flash mob em um restaurante da Anchieta.

Outra novidade de 2017 foi a digitalização da comunicação interna da Volkswagen do Brasil, que levou aos empregados o App “VW&Eu” e os quadros de avisos eletrônicos “Fique Conectado”. A comunicação digital permite informar o público interno em tempo real, onde ele estiver.

O aplicativo “VW&Eu”, lançado em 2017, teve grande aceitação. Exclusivo para empregados, ele já conta com 13 mil usuários. Com o App “VW&Eu”, é possível receber notícias sobre a empresa, seus produtos, comunicados sobre o dia a dia no trabalho, mensagens diretas da presidência e de toda a liderança, além de consultar serviços como holerite, banco de horas, férias, cardápio dos restaurantes nas fábricas, entre outros. Conheça as ferramentas do App:

App VW&Eu

  • Notícias: novidades da empresa e seus produtos.
  • #VW&VC: empregados contam histórias vividas com seu modelo VW.
  • Mensagens Diretas: enviadas pela presidência e demais membros do Board aos empregados.
  • Vídeos: de produtos, lançamentos, eventos, histórias de empregados, sobre inovação, tecnologia, orientação, além dos vídeos da Marca postados no YouTube.
  • Produtos: preços de veículos com desconto para empregados, familiares e colaboradores.
  • Restaurantes: cardápio dos restaurantes nas fábricas.
  • Pagamento Líquido: salário líquido.
  • Holerite: pagamentos e descontos.
  • Banco de Horas/Férias: situação do banco de horas e férias.
  • Fábricas: informações gerais sobre as unidades da Volkswagen do Brasil.
  • Pesquisa de Opinião: enquetes para os empregados.
  • Comunicados: informações sobre jornada, transporte, vagas internas etc.

O aplicativo está disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. A utilização é opcional para os empregados. O App foi a segunda mídia digital de comunicação interna lançada em 2017 pela Volkswagen do Brasil. A empresa também inaugurou o “Fique Conectado”, uma rede de quadros de avisos eletrônicos que leva informação em tempo real (com vídeos e notícias) aos empregados da produção, no seu ambiente de trabalho. Como os monitores são ligados em rede, é possível atualizar as telas instaladas em todas as unidades da empresa no País, com apenas um clique, dinamizando a comunicação. Com visual moderno, o “Fique Conectado” também tem a missão de motivar, integrar e informar o público interno sobre estratégias da companhia.

Todas essas ações, somadas à nova estratégia do negócio, ao êxito dos novos modelos VW lançados e aos próprios indicativos de melhora do ambiente econômico e do setor, repercutem no clima organizacional da empresa, com índice de 85% de satisfação dos empregados, em 2017. A pesquisa Barômetro de Opinião mede a satisfação dos empregados anualmente. Seus resultados ajudam a estruturar planos de ação e gerenciar os pontos de atenção.

Equidade de gênero em pauta [GRI 401-3]

A diversidade e especialmente a equidade de gênero seguem na pauta da Volkswagen do Brasil. Em 2017, a equipe de Recursos Humanos esteve presente na primeira edição do Workshop de Diversidade do Grupo Volkswagen, realizado na Inglaterra. Ações afirmativas incluíram o reforço nas comunicações sobre a não distinção de gênero no preenchimento das vagas internas e a inauguração de sala de coleta e armazenamento de leite materno na unidade Taubaté – na unidade Anchieta, o espaço foi inaugurado no início de 2018. No ano, 55 profissionais saíram de licença-maternidade (com duração de seis meses, como previsto em acordo coletivo), o que representou 5,5% do efetivo feminino da companhia. A taxa de retenção, que considera as empregadas que continuam na empresa passados 12 meses da data de retorno ao trabalho, correspondeu a 75%.

Há, ainda, o compromisso de impulsionar a presença de mulheres nos cargos de gestão, que inclui um programa de desenvolvimento específico. Em 2017, as profissionais que exerciam cargos de gestão correspondiam a 9,7%, crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior, que era de 9,1%. A meta para 2025 é alcançar um índice de 13,74%. Acredita-se também que o equilíbrio entre a representação feminina e masculina pode ser incentivado nas chamadas portas de entrada da companhia. Vale ressaltar que, em 2017, 40% dos trainees, 49% dos estagiários e 28% dos aprendizes foram mulheres.

Para 2018, terão sequência as ações para promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero tanto internamente quanto entre os parceiros fornecedores, bem como a divulgação de conteúdos sobre o tema nos canais de comunicação da empresa. Como um processo contínuo de evolução, a empresa também já estuda outros temas de diversidade para centrar esforços no futuro.

Retorno ao trabalho e taxas de retenção após licença-maternidade/paternidade [GRI 401-3]

201520162017
Total de empregados com direito a usufruir de licença-maternidade/paternidadeHomens17.32515.49314.362
Mulheres1.1561.0351.003
Total de empregados que tiraram a licença-maternidade/paternidadeHomens5814044191
Mulheres566055
Total de empregados que retornaram ao trabalho após o término da licença-maternidade/paternidadeHomens580404416
Mulheres535045
Total de empregados que voltaram a trabalhar após a licença-maternidade/paternidade e que ainda estavam empregados 12 meses após o retornoHomens565397410
Mulheres524541
Taxa de retorno (empregados que retornaram após o término da licença)Homens100%100%99%
Mulheres95%83%82%
Taxa de retenção (permanência no trabalho após 12 meses da data de retorno da licença)Homens97%98%99%
Mulheres98%90%91%

1 O número de homens que usufruíram da licença-paternidade em 2017 representava 2,9% do efetivo masculino da Volkswagen do Brasil.

Saúde, bem-estar e segurança [GRI 103-2, 103-3]

Com foco na prevenção e na melhoria da qualidade de vida de todos os empregados, a Volkswagen do Brasil trabalha com base no conceito Mais Saúde VW. Fazem parte do conceito diferentes programas para a promoção da saúde e do bem-estar:

  • Pratique Saúde: exames de check-up e consulta médica diferenciada para prevenir doenças e estimular a prática de atividades saudáveis.
  • Programa Mais Saúde VW: lançado em 2016, o programa visa proporcionar saúde integral, qualidade de vida e bem-estar aos empregados e prioriza ações de engajamento e sensibilização em datas específicas, como Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia de Prevenção à AIDS, Carnaval, Dia Mundial da Saúde e Dia de Combate à Dengue.
  • Programa de Vacinação: campanha de vacinação contra a gripe, realizada em todas as unidades da empresa.
  • Home Care: assistência domiciliar para pacientes crônicos com internações hospitalares prolongadas e/ou reinternações frequentes.
  • AIDS Care : assistência global, integrada e gerenciada em diferentes níveis de atenção (ambulatorial, hospitalar e home care ) a todos os empregados e dependentes portadores do vírus HIV.
  • Programa de Dependência Química: coordenado por uma equipe multidisciplinar, em 2017 o programa abrangeu palestras e grupos de orientação e sensibilização para as famílias dos pacientes.

No que se refere à segurança dos colaboradores, a companhia também conta com práticas estruturadas, tais como:

  • Programa de Inspeção Planejada e Auditoria de Segurança (Pipas): rotina de inspeções e auditorias periódicas de segurança em máquinas, equipamentos e instalações.
  • Índice de Comportamento Seguro (ICS): avaliação do comportamento dos líderes, encarregados e equipes para identificar comportamentos inseguros e conscientizar sobre práticas seguras no ambiente fabril, buscando minimizar a ocorrência de acidentes do trabalho.
  • Housekeeping : acompanhamento sobre cinco tópicos (organização, arrumação, limpeza, saúde e segurança no local de trabalho), com o objetivo de reduzir desperdícios de recursos e de tempo e melhorar a qualidade de vida no processo produtivo. Em 2017, todas as unidades realizaram as autoavaliações bimestrais e passaram por auditorias semestrais.
  • Treinamentos: grade de treinamentos aborda riscos como trabalho em altura e trabalho em espaços confinados e conscientização sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros tópicos.

Acima da meta

Fitness Index

Indicador geral que mede a saúde dos empregados, gerado a partir dos resultados dos check-ups realizados no âmbito do programa Pratique Saúde. Em 2017, os resultados que se enquadravam nas categorias verde e amarela alcançaram 90%, acima do objetivo estabelecido, de 88%. Para 2018, a meta continua sendo atingir 88%.

Safety Index

Indicador geral de segurança composto pelas taxas de frequência de acidentes e de gravidade e realização de diálogos de segurança, manutenções preventivas e demais programas de segurança mencionados acima. O indicador de 2017 alcançou 93%, ficando acima da meta proposta (85%). Para 2018, o objetivo é garantir 88% de aderência.

Índices de segurança1 [GRI 403-2]

201520162017
Taxa de frequência141513
Taxa de gravidade93275103

1 A taxa de frequência considera todas as ocorrências com lesões e doenças ocupacionais. A taxa de gravidade (TA = relacionada a acidentes e lesões) engloba o total de dias perdidos + dias debidatos em decorrência de acidentes ou doenças do trabalho.

Saúde ocupacional [GRI G4-403-2]

A manutenção do ambiente saudável é assegurada por práticas preventivas reguladas por sistemas como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), conjunto de medidas que incluem a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes. São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Além do PPRA, a empresa mantém o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), articulado com as Normas Regulamentadoras (NRs) e com o PPRA e que tem como foco a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Em linha com os acordos coletivos [GRI 403-4]

Assim como os demais temas contemplados nos acordos coletivos entre as entidades sindicais e a companhia, a Volkswagen do Brasil garante o cumprimento de todas as questões relacionadas à saúde e segurança de seus empregados. As cláusulas para assegurar condições de trabalho adequadas incluem:

  • Complementação ao auxílio-doença entre o 30º e o 120º dia de afastamento;
  • Indenização por invalidez e morte;
  • Garantia de acessibilidade quando da concepção de novos projetos/construções;
  • Garantia de emprego ao acidentado;
  • Assistência ao empregado portador do vírus HIV;
  • Licença-maternidade prorrogada por 60 dias;
  • Licença em caso de aborto;
  • Fornecimento de roupas e uniformes de trabalho;
  • Acordo coletivo específico para a composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa);
  • Aceitação de atestados médicos e odontológicos;
  • Programa de prevenção ao câncer de mama;
  • Serviço de apoio ao dependente químico; e
  • Plano médico.

Sociedade

Com um longo histórico de relacionamento, a empresa investe em ações que se dividem entre apoio direto às comunidades, patrocínios e a atuação da Fundação Volkswagen em projetos de educação e desenvolvimento social. Um Comitê de Responsabilidade Corporativa, formado por representantes de diversas áreas da empresa, analisa cada pedido de apoio recebido com base nos princípios de incentivo às práticas sociais.

[GRI 203-2]

Guiada pelos princípios éticos de transparência e de acordo com a relação estreita que mantém com as comunidades vizinhas às suas operações, a Volkswagen do Brasil realiza ações de investimento social, na busca por potencializar os efeitos positivos que gera nessas regiões.

Em 2017, a Volkswagen do Brasil investiu cerca de R$ 3,4 milhões em programas sociais, sem contar os recursos aplicados pela Fundação Volkswagen. O apoio também se dá por iniciativas financiadas via leis de incentivo, como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Entre os projetos realizados diretamente pelas unidades produtivas da empresa está o apoio ao Programa Geração Empreendedora, que fomenta o empreendedorismo de jovens paranaenses, de 18 a 35 anos, capacitando-os para o desenvolvimento de seus negócios. Seis deles foram premiados com investimento para seus empreendimentos nas categorias: ideia de negócio, negócios, negócio com tecnologia e negócio com impacto social. No total, 477 jovens se inscreveram no Desafio Paraná 2017, destes 206 finalizaram os treinamentos on-line e 127 finalizaram as aulas na modalidade presencial.

Também no Paraná, a empresa apoiou a restauração do Colégio Estadual do Paraná, instituição tombada como Patrimônio Histórico e uma das principais referências de ensino público no estado. O apoio se deu na elaboração do projeto arquitetônico para a execução da recuperação.

Projetos apoiados pela Volkswagen do Brasil

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1 A Volkswagen do Brasil direciona o valor à entidade, que o investe em projetos para a preservação do meio ambiente.

Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen desenvolve iniciativas de impacto social e educacional com recursos provenientes dos rendimentos de um fundo constituído pela montadora alemã, em 1979, além de apoiar tecnicamente algumas das ações de responsabilidade social da Volkswagen do Brasil.

A Fundação compartilha a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. Com parceiros técnicos, aplica e dissemina conhecimentos capazes de atrelar a teoria à prática. O resultado disso são transformações efetivas em duas frentes de atuação: educação e desenvolvimento social.

Em 2017, no pilar de Educação, foram impactados cerca de 416 mil alunos e 2.365 educadores, em cinco projetos. Já nos três projetos do pilar de Desenvolvimento Social, foram atendidos cerca de 459 mil beneficiários diretos, em 1.480 instituições. O investimento feito pela Fundação Volkswagen nesses projetos foi de aproximadamente R$ 7,3 milhões.

Nos últimos 15 anos, a Fundação impactou positivamente cerca de 2,1 milhões de estudantes e capacitou mais de 25 mil educadores por meio de projetos de formação continuada em 1.188 municípios. Já o eixo de desenvolvimento social beneficiou diretamente 947.998 pessoas, por meio de 4.739 instituições apoiadas em 219 municípios.

CONHECIMENTO QUE MOVE PESSOAS

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Em 2017, a Fundação Volkswagen renovou seu posicionamento e adotou o novo conceito “Conhecimento que move pessoas”, que reforça a crença da organização nos investimentos sociais e no seu efeito positivo na sociedade.

Informações adicionais: www.fundacaovolkswagen.org.br

Valores investidos em 2017

R$ 6 milhões em ações de educação

R$ 1,3 milhão
em ações que promovem o desenvolvimento social

Ações de Educação

Número de beneficiáriosDe 2003 a 20172017
Estudantes2.128.476416.207
Educadores25.4712.365
Instituições e escolas8.0661.184
Cidades1.188419

Ações de Desenvolvimento Social

Número de beneficiáriosDe 2008 a 20172017
Beneficiários diretos947.998459.160
Instituições4.7391.480
Cidades219213

Conheça os programas apoiados pela Fundação Volkswagen

Educacionais

Aceleração da Aprendizagem – Projeto de formação continuada para educadores da rede pública de ensino, com foco na redução da defasagem idade-série no Ensino Fundamental. Para manter a motivação dos alunos, o projeto considera os estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização. Esses estudantes são preparados durante dois anos para depois ingressarem na série adequada à sua idade. O Aceleração da Aprendizagem foi incluído no Guia de Tecnologias do Ministério da Educação (MEC), que auxilia gestores na escolha de materiais de qualidade para uso em escolas públicas. Após cinco anos de parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o programa uniu forças, a partir de 2016, com o Instituto Ayrton Senna para reduzir a defasagem idade-série em escolas de Santarém (PA), Teresina (PI) e do estado de Rondônia.

Aprendendo com Arte –O projeto teve início em março de 2015 e capacita educadores a utilizarem a arte e a cultura como recurso educativo, de desenvolvimento social e de inclusão. O projeto oferece formação a educadores para disseminar conhecimentos sobre arte, de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais. Cabe aos educadores mapear o patrimônio cultural local e propor visitas guiadas em espaços como museus. Os educadores ainda participam de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras.

Brincar – Formação de educadores que atuam com crianças de até cinco anos em instituições públicas de Educação Infantil, com o objetivo de atender a questões de acessibilidade e inclusão de crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Jogo da Vida em Trânsito – Trabalha mobilidade, cidadania e segurança no trânsito com foco na formação do condutor consciente por meio do game “Autopolis” e do roteiro de aulas para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. Adota a aprendizagem por projetos, além da ludicidade e do design thinking para educadores. O jogo e outros materiais também estão disponíveis na internet no endereço: http://jvt.org.br

Pró-Educar Brasil – Proporciona bolsas de estudos para formação universitária de professores da rede pública que ainda não possuem diploma de Ensino Superior.

Desenvolvimento social

Costurando o Futuro – Oferece oficinas de capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios. Nas aulas, são confeccionados bolsas e acessórios com tecidos automotivos e de uniformes, doados por empresas do Grupo Volkswagen no Brasil e que deixaram de ser descartados. Alguns fornecedores também doam materiais para o projeto. Além do foco social e econômico, gerando trabalho e renda, tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.

Instituto Baccarelli – Desde o ano 2000, a Volkswagen do Brasil patrocina o Instituto Baccarelli, uma organização sem fins lucrativos que atua há 20 anos dentro da comunidade Heliópolis, em São Paulo, oferecendo programas socioculturais e de formação musical a crianças e jovens. Mais de 3,2 mil pessoas são beneficiadas anualmente pelo instituto, que tem cinco orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização infantil, 20 grupos de câmara, sob a responsabilidade de 78 profissionais da música. A iniciativa conta com o acompanhamento técnico da Fundação Volkswagen.

Volkswagen na Comunidade – Concurso que distribui prêmios aos dez melhores projetos sociais inscritos por funcionários das empresas participantes (Volkswagen do Brasil, Volkswagen Serviços Financeiros e MAN Latin America). A cada ano, são selecionados dez projetos sociais inéditos para receber R$ 40 mil cada um. O 11º prêmio de R$ 40 mil é entregue à instituição vencedora no ano anterior que melhor geriu os recursos ganhos no decorrer do ano. A Fundação acompanha os vencedores durante o período de execução do projeto, oferecendo formações específicas para o terceiro setor e auxiliando em questões técnicas.

Uma década de Volkswagen na Comunidade

Em sua décima edição, em 2017, o concurso de projetos sociais Volkswagen na Comunidade ganhou uma categoria especial, ampliando para 12 o número de prêmios distribuídos, que totalizaram R$ 480 mil. O concurso registrou um número recorde de inscrições, com 1.259 projetos, 59,4% a mais do que em 2016.

Além de oferecer recursos financeiros para que as entidades coloquem suas ações sociais em prática, o concurso incentiva a cidadania na empresa, pois os projetos são inscritos por colaboradores que já atuam voluntariamente nas entidades ou estão engajados com elas, tornando-se “padrinhos” das propostas. 

Ao longo dos dez anos do concurso, a premiação permitiu melhorar a qualidade de vida, saúde, educação e cultura de comunidades em todo o Brasil. Mais de 477 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com a distribuição de R$ 3,52 milhões em prêmios.

No curso de Gestão de Projetos Sociais, as entidades vencedoras e finalistas recebem capacitação para conduzirem as ações de forma sustentável. Os times aprendem a administrar recursos, captar novos investimentos, estratégias de comunicação, entre outros temas.

A vencedora da categoria especial da décima edição do prêmio foi a instituição Pequeno Cotolengo Paranaense, de Curitiba (PR), com o projeto Bazar da Amizade. A iniciativa já havia ganhado a edição de 2012 e foi a que mais se destacou entre todos os projetos vencedores do concurso (da primeira à oitava edição). Por isso, recebeu o novo reconhecimento. A entidade ampliou a estrutura do espaço onde funciona o bazar, aumentando a sua receita. A renda beneficia pessoas com múltiplas deficiências, de idades variadas.

Projetos apoiados pela Fundação Volkswagen em 2017

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