Tecnologia, segurança e ecoeficiência

Motores mais eficientes e de alto desempenho, grandes níveis de segurança, muita conectividade e avançados recursos de tecnologia e conforto.

Para consolidar sua estratégia e inaugurar uma nova era, a Volkswagen do Brasil prepara uma ofensiva única em sua história, com o lançamento de 20 novos modelos até 2020 (13 deles produzidos no Brasil, dois na Argentina e cinco importados de outros países) e investimento substancial na busca da excelência em segurança veicular, produtos ecoeficientes e tecnologia de ponta.
Acompanhe as principais inovações que já estão presentes no portfólio da Marca.

motor-flutuante

Motor 200 TSI

A Marca se consagra como a fabricante com maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbo compressor – base da tecnologia TSI –, permitindo o chamado downsizing (redução da cilindrada, mantendo excelente desempenho e alta eficiência energética). Além do motor 200 TSI, utilizado no Novo Polo, por exemplo, a Volkswagen do Brasil oferece os motores 1.4 TSI (fabricado em São Carlos) e 2.0 TSI. Os motores TSI são projetados para entregar o torque máximo de 200 Nm a partir de baixas rotações. Isso garante melhor aceleração com menos trocas de marchas, o que torna mais seguras manobras como ultrapassagens, e ajuda a economizar combustível.

Estratégia Modular MQB

Os veículos produzidos na Estratégia Modular MQB apresentam grandes reduções de peso – sem comprometer a segurança ou o conforto de condução. Entre os benefícios dos modelos fabricados com o conceito MQB podemos citar a economia e eficiência aliadas a prazer ao dirigir, conforto e segurança e a possibilidade de ofertar sistemas de assistência e infotainment para modelos compactos, sistemas que só eram disponíveis em modelos de categoria superior.

Inteligência artificial para ajudar motoristas

Uma nova experiência tecnológica, um assistente inteligente responde aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. O condutor pode, por exemplo, fotografar o painel de instrumentos e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa e orientações sobre as medidas a serem tomadas. O assistente reconhece a busca por meio da escrita, voz ou por fotografia e é capaz de “aprender” com base nas interações com o motorista. Se não encontra informações, o assistente ainda encaminha a dúvida para a Central de Relacionamento com o Cliente. A tecnologia, também chamada de Manual Cognitivo, utiliza o sistema de inteligência artificial IBM Watson e está presente no Virtus, o primeiro a trazer essa inovação na América Latina.

Ecoeficiência

A escolha de aços de alta e ultra-alta resistência permitirá a produção de carros mais leves e com maior economia de combustível. Mais de 50% da estrutura da carroceria do Novo Polo é composta desses materiais, o que reduziu seu peso em 44 kg em relação à geração anterior.

Pneus verdes

Adotado para todos os lançamentos, os pneus de baixa resistência ao rolamento colaboram para reduzir o consumo de combustível sem afetar performance aerodinâmica, dirigibilidade e frenagens.

O Novo Polo.

Design à brasileira

O Novo Polo inaugurou a estratégia de regionalização de produtos. Modelos globais chegam ao mercado nacional com design exclusivo, inspirado em pesquisas com clientes brasileiros.

 

Sensor de fadiga

Tecnologia disponível há algum tempo na Volkswagen e agora também presente no Novo Polo, o dispositivo analisa o comportamento do motorista na direção e é capaz de detectar se a atenção do condutor está dispersa. A ferramenta analisa parâmetros como a pressão aplicada nos pedais e a aceleração lateral e longitudinal do veículo e emite um alarme sugerindo uma pausa.

Controle eletrônico de estabilidade (ESC)

O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão

O Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida. O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h, facilitando a condução do carro a um local seguro.

Sistema de infotainment Discover Media

O sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas e sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – incluindo uma para o banco traseiro.