Page 11 - Fundacao Volks | RS 2019
P. 11
Destaques de 2019 GRI 102-7
Inspirada pelo propósito Conhecimento que fórum sobre negócios sociais do mundo, idea
move pessoas, a Fundação Grupo Volkswagen lizado pelo Prêmio Nobel da Paz, professor
investiu mais de R$ 7,2 milhões em projetos Muhammad Yunus.
sociais e educacionais em 2019, que benefi-
ciaram diretamente mais de 4 mil pessoas e O Global Social Business Summit Berlin
impactaram mais de 132 mil brasileiros, entre reuniu, na capital alemã, mais de 500 partici-
alunos, educadores, empreendedores e mem- pantes de 54 países, entre representantes de
bros das comunidades envolvidas. empresas, universidades, órgãos públicos e
da sociedade civil. Eles compartilharam ações
Os recursos foram provenientes, na maior parte, e discutiram ideias para promover negócios
dos rendimentos de um fundo patrimonial pró- de impacto social e ambiental. O encontro foi
prio (endowment), constituído por intermédio patrocinado pela Volkswagen AG. A Fundação
da matriz global do Grupo Volkswagen em 1979. foi representada por seu Diretor de Admi-
Além disso, a Fundação gerenciou, em 2019, R$ nistração e Relações Institucionais, Vitor
2,6 milhões de subcrédito social de um emprés- Hugo Silva Neia.
timo tomado pela Volkswagen do Brasil com o
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico A participação em diversas oficinas, com
e Social (BNDES). Os repasses foram feitos dire- discussões estimulantes e atividades práticas,
tamente à entidade, que também foi responsável trouxe inspiração para novas ações e estabe-
pela prestação de contas ao banco público. leceu conexões com protagonistas internacio-
nais, além de permitir compartilhar projetos
A Fundação também fornece apoio a iniciati- feitos pela entidade no Brasil. Os membros
vas de responsabilidade social de empresas do do Conselho de Administração do Grupo
Grupo Volkswagen no Brasil, mobilizando seu Volkswagen presentes no encontro também
conhecimento e experiência para potencializar reforçaram que a promoção de soluções
o impacto positivo e reforçar a relação das inovadoras e sustentáveis de mobilidade está
marcas com as comunidades. Em 2019, mais entre os principais compromissos sociais do
de 3,6 mil jovens e adultos foram diretamente Grupo, em todos os países em que atua.
beneficiados por projetos administrados nos
estados do Paraná e São Paulo. A Fundação REPRESENTATIVIDADE GRI 102-13
foi responsável exclusivamente pela gestão A Fundação Grupo Volkswagen integra o Gife
técnica dessas iniciativas. Os investimentos (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas),
foram realizados pela Volkswagen do Brasil e que reúne os principais investidores sociais
somaram R$ 2,5 milhões no ano. privados do Brasil e fomenta conhecimento
e articulações para aperfeiçoar o ambiente
CÚPULA GLOBAL DE NEGÓCIOS SOCIAIS político-institucional do investimento social,
A convite da matriz do Grupo Volkswagen na de forma a ampliar a qualidade, a legitimidade
Alemanha, a Fundação participou do maior e a relevância de sua atuação.
11