Page 27 - Fundacao Volks | RS 2019
P. 27
CIDADANIA EM MOVIMENTO autarquia. O curso incluiu formação presencial
A abordagem socioeducativa da mobilidade de 18 horas, em três encontros, e 180 horas
urbana tem como eixo estratégico a partici- de mentoria a distância, para acompanhar
pação do educador. É ele, na escola, o res- ações práticas que os professores realizaram
ponsável por formar cidadãos que assumam, com suas turmas. A aprendizagem considerou
de maneira ativa e crítica, o protagonismo de diferentes ferramentas e, além do conteúdo
uma mobilidade mais segura e sustentável, de sobre mobilidade urbana, incluiu metodolo-
acordo com a realidade de suas comunidades. gias inovadoras, como Scrum (gerenciamento
de projetos), mindset digital, sala de aula in-
Dessa forma, a formação de professores é uma vertida, entre outras. Concluída a fase presen-
das prioridades da Fundação Grupo Volkswagen. cial, os professores tiveram a tarefa de propor
Até 2018, a estratégia envolvia metodologias lú- soluções a desafios reais de mobilidade urba-
dicas, reunidas em torno do projeto Jogo da Vida na do entorno de suas escolas. As iniciativas
em Trânsito. Remodelada em 2019, a iniciativa apresentadas incluíram, por exemplo, estudos
transformou-se no programa Cidadania em Mo- para a implantação de ciclovia, mapeamento
vimento, que engloba diversas ações e parcerias, de ruas, entrevistas com potenciais usuários,
novas metodologias de aprendizagem e formata- organização de abaixo-assinados e reivindica-
ção mais ampla, diversificada e inclusiva. ções ao poder público, entre outras.
Além da formação de gestores públicos e edu- Também faz parte do Cidadania em Movimento
cadores, o programa inclui cursos on-line sobre uma trilha pedagógica de cursos on-line sobre
mobilidade urbana e palestras sobre acidento- mobilidade urbana sustentável para professores,
logia para alunos do Ensino Médio. A Fundação coordenadores e gestores dos Ensinos Fun-
disponibiliza, ainda, jogos e aplicativos que damental e Médio. Educadores de todo o País po-
podem ser acessados gratuitamente na área dem acessar o conteúdo de forma gratuita. São
de materiais educativos de seu site. As temá- três cursos complementares entre si, com carga
ticas vão além da segurança viária, incluindo a horária de 6 horas cada um. Alinhados à Base
discussão sobre cidades inteligentes, criativas Nacional Comum Curricular (BNCC), eles valori-
e sustentáveis, planejamento urbano, meios de zam a aprendizagem baseada em projetos, com
transporte e acessibilidade, entre outras. temáticas conectadas aos diferentes componen-
tes curriculares. Os cursos foram construídos em
Uma parceria com o Centro Paula Souza, parceria com a Associação Nova Escola e estão
autarquia do Governo do Estado de São Paulo, disponíveis na plataforma do parceiro. O lança-
permitiu que 102 educadores fossem qualifi- mento nacional ocorreu em 2019, como parte da
cados pelo programa em 2019. Eles atuavam mobilização pelo Dia do Professor, comemorado
em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Fa- em 15 de outubro, e incluiu a divulgação no pro-
culdades de Tecnologia (Fatecs) vinculadas à grama Minuto Futura, do Canal Futura.
O professor é responsável por formar cidadãos
que assumam, de maneira ativa e crítica, o
protagonismo de uma mobilidade mais segura
e sustentável, de acordo com a realidade de
suas comunidades.
27