Relatório de
Sustentabilidade 2015

Revendedores

Empreendedorismo transformador

Para o Grupo Boticário, empreendedorismo e sustentabilidade andam de mãos dadas. A combinação fica evidente na frente de atuação com os revendedores de venda direta (VD). Por fomentar nesses profissionais o empreendedorismo, criamos um ciclo virtuoso: expandimos a presença de marca no mercado nacional e, ao mesmo tempo, possibilitamos que eles prosperem em seus objetivos pessoais e profissionais – transformando suas vidas e também de sua família e comunidade. A gente cresce e nossos profissionais de VD também.

O foco de trabalho nos últimos três anos foi desenvolver justamente esse perfil empreendedor dos profissionais da área, a fim de transformar a venda direta em um negócio para essas mulheres e homens e não apenas um complemento de renda. Nesse sentido, criamos, em 2015, oito módulos de Educação a Distância, por meio dos Programas "O Boticário Mais" e "Eu Posso Mais", de Eudora.

O curso traz dicas sobre comportamento, técnica de vendas, gestão do negócio, entre outros assuntos que ajudam a desenvolver o potencial de negócio dos revendedores. O programa contou também com capacitação presencial para revendedores cujos negócios já são mais estruturados. As aulas foram realizadas em 17 Estados da Federação.

 

Aulas virtuais sobre empreendedorismo capacitaram revendedores de Eudora e O Boticário.

 

Aumentar o conhecimento dos profissionais sobre os produtos das nossas marcas também é uma forma de engajá-los na venda direta. Com essa intenção, realizamos em Salvador e Curitiba workshops com o maquiador oficial e embaixador de Eudora, Lavoisier Souza. Na ocasião, 50 revendedores da marca aprenderam mais sobre o mundo da maquiagem e a imprensa local pode participar do evento.

 

Eu Posso Mais foi responsável por um terço de incremento de renda de Eudora entre 2014 e 2015

 

Eu posso mais

O Eu Posso Mais, lançado em 2014, é um programa de incentivo para revendedores de Eudora, pautado na atividade empreendedora. Dependendo do valor e da frequência dos pedidos, o profisional ganha ferramentas extras de trabalho, como brindes e maiores descontos na compra de produtos. A ideia é estimular as vendas e dar autonomia para que possam escolher como aplicar os benefícios de acordo com o seu negócio.

O Eu Posso Mais já soma resultados expressivos. O programa é responsável por um terço da receita incrementada da marca entre 2014 e 2015. Por estreitar o relacionamento entre a unidade de negócio e a revendedora, o Eu Posso Mais facilita a adesão das profissionais em promoções e campanhas de desconto a cada ciclo. A iniciativa também é uma forma de fidelizar profissionais com perfil mais empreendedor.

Neste sentido, empreendedorismo é sinônimo de sustentabilidade. Uma vez que as revendedoras estão mais qualificadas em gestão e vendas, eles têm uma fonte de renda profissionalizada e perene. Por meio do foco de atuação Revendedores, o Grupo Boticário tem um impacto social direto na vida de milhares de pessoas.