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Relatório Anual e de Sustentabilidade 2016

Processo de materialidade

Um novo estudo permitiu a identificação e a priorização dos temas materiais, possibilitando uma abordagem específica para cada modal operado pela companhia

O Grupo CCR deu prosseguimento, em 2016, ao ciclo de consultas e ações de engajamento com seus principais públicos de interesse internos (colaboradores e alta direção) e externos (fornecedores, prefeituras, usuários órgãos reguladores, poderes concedentes, parceiros institucionais, imprensa e comunidade). O objetivo foi revisitar a materialidade, combinando a visão interna da companhia à perspectiva dos stakeholders impactados sobre quais aspectos deveriam ser priorizados na gestão e, consequentemente, contribuir para nortear este relato. GRI G4-18; G4-24; G4-25; G4-26

Os stakeholders foram identificados e, posteriormente, priorizados em uma oficina com gestores dos modais. Sua priorização foi feita com base em níveis e abordagens de engajamento de cada público, considerando: a) os meios de comunicação utilizados com esse público (inexistente, limitada e diversa); b) a qualidade do engajamento com esse público (baixo, médio e alto); e c) a natureza do relacionamento (curto, médio e longo prazo). GRI G4-25

O novo estudo de materialidade permitiu a identificação e a priorização de temas com abordagem específica para cada modal operado pelo Grupo CCR, com potencial de influenciar não só a comunicação com seus stakeholders, mas de melhorar a gestão de cada tema em cada modal. Os desdobramentos internos deverão ser respondidos pela empresa no futuro. GRI G4-22; G4-23

O processo de materialidade foi conduzido por uma consultoria externa, que realizou GRI G4-26:

  • análise de estudos setoriais, considerando o Sustainability Topics for Sector (GRI), o RobeccoSAM 2016 (DJSI), o WBCSD Sustainable Mobility Project 2.0 e o SASB Sustainable Accounting Standards (Transportation Sector);
  • análise de documentos internos, considerando o Formulário de Referência 2015, as Políticas de Responsabilidade Social, de Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas, o Plano Geral de Negócios (PGN) 2015-2019, o Plano de Redução de Acidentes e a Pesquisa de imagem e reputação 2015;
  • dinâmicas reuniram grupo de gestores de três modais e a área de serviços da companhia, para fazer o levantamento dos impactos e temas e o mapeamento dos stakeholders;
  • quatro consultas on-line, com 170 respondentes, envolvendo o Grupo CCR (87 respondentes) e as Unidades de Negócio – rodovias (60), mobilidade urbana (metrô e barcas – 13) e aeroportos (10);
  • entrevistas com nove executivos do Grupo, incluindo o Diretor Presidente;
  • entrevistas com 12 especialistas

A identificação de temas corporativo (Grupo CCR) e para os modais (rodovias, mobilidade urbana e aeroportos) se deu por meio do entendimento dos setores de atuação do Grupo CCR, da sua própria estratégia interna, considerando as principais preocupações globais, representadas na materialidade anterior, e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os temas foram priorizados de acordo com a visão dos stakeholders, a estratégia interna da companhia e os macroimpactos das atividades da CCR relacionados aos ODS (veja Matriz de materialidade).

Após a análise dos dados coletados, foram identificados 21 temas materiais e apresentados para a alta liderança, que utilizou como critérios para estabelecer a priorização dos temas: a possibilidade de oportunidades futuras; o controle dos riscos pela empresa; e os impactos (positivos ou negativos) nos ODS. Na validação final, foram, então, definidos cinco temas corporativos, que são transversais, e dois específicos por modal (veja quadros). GRI G4-18; G4-19; G4-27

 

170
responderam às quatro consultas on-line

9 executivos
foram entrevistados

A alta liderança da companhia priorizou cinco temas corporativos, transversais, e dois específicos por modal, com base nos critérios: possibilidade de oportunidades futuras; controle dos riscos pela empresa; e impactos (positivos ou negativos) nos ODS

Temas materiais revisitados