Alunos

O principal impacto econômico da Kroton está relacionado ao desenvolvimento de 1,4 milhão de alunos matriculados em todas as suas unidades de ensino. Em 2013, para medir esse impacto, a Companhia realizou uma pesquisa com estudantes do Ensino Superior de suas instituições. Os resultados evidenciaram que, na metade do curso, os alunos haviam aumentado a renda em 32% e, ao fim, em 69% – no comparativo com o momento em que ingressaram na faculdade. Depois de quatro anos da formatura, o rendimento havia subido 150%.

Em 2014, com base nesse estudo, foram traçadas estratégias para melhorar a empregabilidade dos alunos. A partir de uma consulta a diversas empresas, a Kroton elaborou uma lista de competências técnicas e comportamentais que hoje são exigidas pelas empresas e criou uma nova ferramenta: o Canal Conecta. (leia mais no box a seguir) [G4-EC4].

Canal Conecta

O Canal Conecta é uma plataforma de empregabilidade que visa aproximar nossos alunos e ex-alunos do mercado de trabalho, reforçando nosso compromisso de formar cidadãos e apoiá-los na conquista de seus projetos de vida.

A ferramenta é gratuita, está disponível para todos os alunos e ex-alunos formados nas Instituições do grupo e permite fazer a gestão de todo o processo seletivo, desde o agendamento de entrevistas até a contratação do candidato.

Os alunos têm acesso: às vagas de interesse mais indicadas para o seu perfil; às empresas de interesse incluindo a possibilidade de assistir a palestras, realizar visitas técnicas e participar de fóruns de aproximação; aos relatórios de autoconhecimento que apontam pontos fortes e oportunidades de desenvolver competências e aos feedbacks das empresas sobre a participação nos processos seletivos.

O Canal Conecta oferece também ao aluno base de editais federais, estaduais e municipais para aqueles que despertam interesse em concursos públicos.

Desde que foi implementado, tem impactado positivamente a vida de muitos alunos cadastrados: 63% foram contratados, 20% mudaram de emprego para entrar na carreira de escolha e a renda aumentou em média 57%.

Evasão

A evasão é um dos principais desafios do Ensino Superior no Brasil. Entre os principais motivos para os alunos abandonarem os estudos estão: problemas financeiros, dificuldades para conciliar estudo e trabalho, formação básica deficiente e longo tempo de afastamento das atividades acadêmicas. A fim de reduzir a evasão e a inadimplência, a Kroton trabalha com linhas de crédito governamental – como o Fies – e financiamentos privados, que permitem o pagamento em parcelas (saiba mais em Democratização do acesso ao Ensino Superior).

Para garantir a aprendizagem e evitar a evasão, além da oferta de um modelo acadêmico voltado para a empregabilidade, o aluno tem acesso aos estudos dirigidos – atividades obrigatórias que possibilitam, entre outros, a revisão de conhecimentos prévios de matemática, português e ciências biológicas. Em paralelo, são realizadas periodicamente ações de fidelização para aumentar a retenção e estimular a reabertura de matrícula.

Adicionalmente, algumas unidades do Grupo contam com uma equipe dedicada à retenção de alunos da Graduação. O projeto, que prevê a expansão para as unidades da Anhanguera ainda em 2015, atua em duas frentes: de forma preventiva, por meio da análise de variáveis que indicam alunos com potencial para evasão; e de forma reativa, na tratativa quando o aluno manifesta a decisão de interromper os estudos.

Apesar da preocupação com o Ensino Superior, a Educação Básica também é ponto de atenção, já que a Rede Pitágoras atua por meio de associação. As atuais escolas associadas possuem uma taxa média de renovação anual dos contratos de 90%, e cerca de 80% têm contrato com a Companhia há mais de três anos.

Pesquisa com alunos e educadores

[G4-PR5]

Anhanguera

A Kroton avalia de forma periódica a satisfação dos alunos. No caso da Anhanguera, o Programa de Avaliação Institucional envolve três dimensões: acadêmica, atendimento e infraestrutura.

Em 2014, 485.700 alunos participaram da pesquisa, que confere o Índice de Satisfação Discente (ISD) para serviços como secretarias, laboratórios, Programa do Livro-Texto (PLT),* bibliotecas acadêmicas, salas de aula, coordenadores e professores. Os melhores indicadores de satisfação avaliados foram professores (88%) e utilização do PLT (85%) – que fazem parte da dimensão acadêmica. Em relação à pesquisa anterior, não foi identificada nenhuma mudança brusca no patamar da satisfação.

*O PLT é um programa institucional por meio do qual são estabelecidas parcerias com editoras. O aluno tem até 80% de desconto na aquisição de livros ao longo do curso.

Programa de Avaliação Institucional
Dimensão Indicadores avaliados Índice de Satisfação Discente (ISD)
Acadêmica Professor e coordenador: (Programa do Livro-Texto – PLT; Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Modelos Acadêmicos A4, A5, A4R e A5R) 83%
Atendimento Biblioteca, laboratórios de informática e secretaria 74%
Infraestrutura Biblioteca (física e acadêmica), laboratórios, secretaria e salas de aula 73%

Demais marcas

Nas demais marcas a avaliação é realizada anualmente por meio do Sistema Interno de Avaliação Institucional (SIAI), envolvendo alunos e educadores. A Diretoria de Avaliação da Kroton tem entre suas atribuições a aplicação anual do Sistema Interno de Avaliação Institucional (SIAI), que envolve alunos e educadores das demais marcas. Para que os resultados sejam representativos, são estabelecidas taxas mínimas de participação. A pesquisa contempla as dimensões descritas a seguir.

  • Infraestrutura: biblioteca, laboratórios, portal e sala de aula.
  • Instituição: atendimento aos alunos, condições de trabalho, gestão e imagem da instituição.
  • Curso: atuação administrativa, atendimento e atuação pedagógica do coordenador, acompanhamento dos resultados do curso, envolvimento dos alunos, organização didático-pedagógica, imagem do curso e estratégias de ensino.

Essas categorias, por sua vez, são segmentadas por modalidade de ensino (presencial ou a distância), marca, unidade, região e curso.

Sistema Interno de Avaliação Institucional (Siai) – 2014 Infraestrutura Instituição Curso
Alunos 60% 65% 67%
Coordenadores 85% 87% 85%
Professores 82% 75% 78%
Total 62% 76% 67%