Sociedade

A Kroton possui unidades ou polos localizados em todos os estados brasileiros e por isso entende sua importância e impacto na sociedade. Atualmente, mais de 2 mil projetos de responsabilidade social são desenvolvidos em unidades de ensino presencial e polos de apoio presencial do grupo. Em 2014, foram realizados mais de 2 milhões de atendimentos, principalmente nas áreas de educação e saúde e bem-estar. Os serviços são prestados por meio de cursos e eventos de extensão (presencial e EAD) e projetos permanentes e temporários de extensão. [G4-SO1]

Projetos sociais*
Por área de atuação (2014) [G4-SO1]
Agronegócio, meio ambiente e assistência veterinária 5%
Comunicação, cultura e idiomas 3%
Esporte, turismo e outros 5%
Assistência jurídica 9%
Educação 23%
Saúde e bem-estar 39%
Integração IES – Comunidade 15%

*As ações são realizadas nas unidades e nos polos de apoio presencial com recursos próprios da Kroton. Fazem parte dos programas institucionais de responsabilidade social ou de atendimento à comunidade vinculados ao regulatório dos cursos de Graduação.

Além disso, são realizados projetos culturais, esportivos e sociais com recursos obtidos via leis de incentivos – entre elas a Lei de Incentivo ao Esporte, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), a Lei do Idoso, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), a Lei do Audiovisual e a Lei Rouanet. Em 2014, foram investidos R$ 1.065.297,34. [G4-EC7]

Destaques sociais (2014)

Em 2014, após a fusão com a Anhanguera, a Kroton incorporou a sua área de Responsabilidade Social. Atualmente a Companhia atua por meio dos projetos descritos a seguir.

  • Espaço de Arte Pitágoras: na unidade da Pitágoras de Belo Horizonte Cidade Jardim, em Minas Gerais, a Kroton criou um anfiteatro integrado a uma galeria de arte onde são realizadas grandes exposições, como Por Dentro da Mente de Da Vinci, em que foram exibidos modelos das invenções.
  • Apoio à comunidade: todas as unidades de Ensino Superior contam com iniciativas de apoio à comunidade, com destaque para as áreas de saúde e direito. Por meio de clínicas-escola e núcleos de prática jurídica, os alunos prestam atendimento gratuito à comunidade, sempre com a supervisão de um coordenador de curso.
  • Semana do Ensino Responsável:1 a iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) tem o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. São fornecidos serviços gratuitos para a população, como lazer, cultura, cuidados com a saúde, atividades recreativas, qualificação profissional e esporte. Em 2014, foram realizados mais de 300 mil atendimentos durante a ação.
  • Semana Global do Empreendedorismo:1 as instituições da Kroton participaram dessa ação mundial desenvolvida no Brasil pela Endeavor, oferecendo programações focadas em empreendedorismo para o público acadêmico e para as comunidades próximas às unidades do Grupo. Em 2014, foram desenvolvidas mais de 300 atividades, que envolviam mostra de trabalhos e projetos inovadores, diálogos com empreendedores e feiras sobre o tema. Ao todo, participaram mais de 60 mil alunos e professores.
  • Trote Solidário:1 todas as instituições de ensino da Kroton realizam, no início de cada semestre, o Trote Solidário, ação que tem por objetivo recepcionar os calouros e envolvê-los em ações sociais que promovam cidadania, liderança e trabalho em equipe. Em 2014, aproximadamente 50 mil alunos participaram da ação.

    1Essas três atividades foram desenvolvidas pela Anhanguera no ano de 2014, sendo que a Semana do Ensino Responsável e a Semana Global de Empreendedorismo já tiveram a participação das demais marcas da Kroton, de maneira simplificada, em decorrência do processo de fusão. No ano de 2015, as iniciativas irão compor o calendário de atividades institucionais da área de Responsabilidade Social da Kroton, com expectativa de participação de 100% das marcas e 70% das unidades e dos polos até o fim de 2015.

  • Desafio Empreendedor Anhanguera: a iniciativa procura estimular o empreendedorismo em jovens estudantes e é desenvolvida em parceria com as organizações não governamentais Aliança Empreendedora e Endeavor. Alunos e recém-formados que possuam um negócio ou um projeto inovador recebem apoio para viabilizar sua ideia. A primeira fase teve mais de mil inscritos, dos quais 20 foram selecionados para participar de uma capacitação sobre empreendedorismo e atividades variadas. No final, uma banca julgadora elegeu os quatro melhores projetos – dois em terceiro lugar. Eles receberam R$ 10 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil (respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro colocado). Outros dois alunos, premiados com “menção honrosa”, receberam tablets de presente. Mais informações em http://desafio-empreendedor.anhanguera.com.

Fundação Pitágoras

A Fundação Pitágoras foi criada em abril de 1999. Tem como foco contribuir para a melhoria da educação brasileira a partir da aplicação de uma tecnologia avançada de gestão que possibilite aos alunos alcançar altos padrões de aprendizagem. A essa tecnologia damos o nome de Sistema de Gestão Integrado (SGI).

A fundação transfere a tecnologia do SGI para a rede pública de ensino e, além de orientar a implantação, apoia tecnicamente as lideranças. Os alunos das escolas que adotam o sistema têm uma melhoria significativa da aprendizagem, principalmente no que diz respeito às habilidades de leitura, escrita, cálculo, expressão oral e solução de problemas. Eles também avançam na aprendizagem ativa.

Em cada nova cidade em que o SGI é implantado, resultados suplementares são alcançados:

  • novos multiplicadores são capacitados e passam a atuar como facilitadores da Fundação Pitágoras para a disseminação regional da metodologia;
  • no final da aplicação do SGI, em dois anos, os gestores recebem a Certificação de Pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras – são cerca de 2.500 pós-graduados entre 1999 e 2015;
  • Os custos de implantação do SGI são extremamente enxutos, e os resultados, muito expressivos. Portanto, trata-se de uma tecnologia social altamente eficaz e com grande escalabilidade.

Ao todo, 105 municípios, 1.093 escolas e 728 mil alunos são beneficiados pela fundação. Ao atuar com contratos firmados com cidades de expressão e com grandes organizações, a fundação torna-se autossustentável financeiramente.

Dessa forma, independentemente de dotação orçamentária da Kroton, a fundação é superavitária para atender na modalidade pro-bono um número cada vez mais significativo de municípios que precisam de apoio para superar suas limitações.

A Kroton também apresenta os dados da Conspiração Mineira pela Educação, movimento coordenado pela Fundação Pitágoras desde 2006. A Conspiração se fundamenta em uma aliança que reúne parceiros dos três setores (governo, empresas e fundações) com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade das escolas públicas, com ênfase na Educação Básica. São beneficiados 506.989 alunos de ponta a ponta – da creche ao Ensino Médio – e 765 escolas, sendo 458 estaduais e 307 municipais.