Gestão de riscos

A Kroton tem como prática a análise constante de riscos que possam afetar os negócios, a situação financeira e os resultados das operações. Por isso, monitora de forma constante o cenário macroeconômico e setorial, além das regulamentações e leis que regem o setor e que possam influenciar as atividades, a fim de garantir a atuação preventiva e criar planejamento de curto, médio e longo prazo.

Todas as medidas tomadas refletem o entendimento e o posicionamento atual com relação a cada um dos riscos a que a Empresa está exposta. Sendo assim, elas podem sofrer mudanças significativas conforme as circunstâncias futuras, como a alteração no cenário.

Entre os principais riscos monitorados em 2014 estão os descritos a seguir.

Risco: aquisições e reorganizações societárias
A Kroton é resultado de aquisições de diferentes empresas, e parte da estratégia de crescimento está baseada na continuidade dessas movimentações. As reorganizações societárias apresentam muitos riscos que podem afetar adversamente as operações e receitas.

Resposta: a Companhia tem um histórico bem-sucedido de condução de diversos processos de aquisição e integração de operações. Para promover a adequação e a apreciação, procura investir de modo planejado e tomar decisões de investimento com base na expectativa fundamentada sobre em que cada nova instituição será capaz de contribuir para a imagem da Kroton e seu desempenho financeiro.

Risco: concorrência de cursos e estratégia geográfica
Com o mercado bastante competitivo, a concorrência é cada vez mais significativa em cada curso que a Companhia oferece e em cada região onde opera. Por isso, se a Kroton não competir com eficiência, pode haver perda na participação de mercado e na lucratividade.

Resposta: para se destacar das demais instituições e garantir uma concorrência leal, são oferecidos produtos e serviços de qualidade para o Ensino Superior por meio de um modelo acadêmico diferenciado. Na Educação Básica, são utilizados sistemas de ensino únicos. A Companhia atua também por meio de marcas líderes em seus segmentos de mercado, com forte visibilidade nas regiões onde está presente e que se destinam a diferentes público.

Risco: inadimplência
O aumento dos níveis de inadimplência no pagamento das mensalidades ou valores devidos pelas escolas associadas pode prejudicar a atuação da Companhia.

Resposta: a Kroton utiliza diversas ferramentas para a gestão dessas carteiras, como os processos de cobranças internas e terceirizadas, que visam identificar e contatar os nossos alunos e parceiros com opções de renegociação e outras ofertas diferenciadas. Também foi criado um departamento focado em crédito e cobrança para gerenciar tais processos, além de terem sido implantados mecanismos de envio de mensagens de texto, correio eletrônico e cartas para comunicação com o inadimplente. A Companhia ainda conta com diversas linhas de crédito governamental, como o Fies, e privado (em meio a instituições financeiras), permitindo que os alunos paguem suas mensalidades em parcelas após o término do curso.

Risco: qualidade no ensino
A Companhia tem como objetivo manter a qualidade de ensino em toda a sua rede, incluindo as escolas associadas, que utilizam a metodologia de ensino e o material didático da Rede Pitágoras.

Resposta: além de contar com sistemas de qualidade e equipes qualificadas e treinadas para o atendimento em toda a nossa rede, incluindo as escolas associadas, a Kroton monitora constantemente a qualidade do corpo docente. No Ensino Superior, são oferecidos programas de formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores, tanto em metodologias de ensino-aprendizagem quanto no uso de tecnologias de informação e de comunicação digital e analógica aplicadas na sala de aula.

Para saber mais sobre riscos, acesse o Formulário de Referência 2014, disponível em ri.kroton.com.br.

Ética e integridade

O Código de Conduta define as diretrizes éticas a serem adotadas por todos os colaboradores da Kroton, tanto internamente quanto no relacionamento com o público externo. A Companhia procura garantir que todos os colaboradores e stakeholders compreendam e respeitem as orientações estabelecidas no documento, que está disponível na extranet corporativa.

Fornecedores: o documento prevê ajustes de conduta ou rescisão de contrato caso haja confirmação de denúncias relacionadas a trabalho infantil ou trabalho forçado.

Governo e autoridades: a Companhia trata as obrigações fiscais tributárias e trabalhistas com integridade, respeitando todas as leis e cumprindo corretamente com os seus deveres.

Acionistas: fatos relevantes são comunicados por meio da Diretoria de Relações com Investidores. Decisões e informações relacionadas às negociações com acionistas são tratadas com confidencialidade, até que se tornem públicas.

Comunidade: a Kroton contribui para o desenvolvimento local por meio de projetos realizados pelas instituições de ensino.

Sindicatos e entidades de classe: os colaboradores e professores são essenciais para o sucesso da Companhia. O documento prevê o direito à livre associação sindical e à negociação coletiva, de acordo com a legislação aplicável.

Por meio do Canal Confidencial, colaboradores, fornecedores e parceiros podem reportar situações nas quais os valores e princípios éticos da Companhia estejam sendo violados ou colocados em risco. Todas as denúncias são apuradas e respondidas. O canal está disponível na extranet e na intranet.

Outra via de comunicação da Kroton com seus diversos públicos de relacionamento é a Ouvidoria Geral, que pode ser usada para reclamações (inclusive sobre notas, frequências, docentes e infraestrutura) e elogios. O canal pode ser acessado por meio de um link nos sites de cada instituição.