Perfil da Volkswagen do Brasil

A Volkswagen do Brasil

Panorama da empresa

No País desde os anos 1950, a Volkswagen do Brasil alcançou a marca de mais de 22 milhões de unidades produzidas até 2016. Influenciada pela nova estruturação do Grupo, a Volkswagen do Brasil trabalha para expandir-se em importantes mercados da América do Sul, América Central e Caribe.

Tema material presente no capítulo:
• Desempenho econômico no Brasil

[GRI G4-3, GRI G4-4, GRI G4-5, GRI G4-6, GRI G4-8, GRI G4-9 e GRI G4-10]

O ano de 1953 marcou o início das atividades da Volkswagen do Brasil, quando, na capital paulista, teve início a montagem dos primeiros veículos Fusca com peças provenientes da Alemanha. Na mesma década, em 1959, foi inaugurada oficialmente a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira planta industrial da Volkswagen instalada fora da Alemanha. Em 1970, a Volkswagen do Brasil atingia o marco de 1 milhão de veículos produzidos no País. Maior fabricante de veículos do Brasil, a empresa já ultrapassou a marca de 22 milhões de unidades produzidas ao longo de toda a sua história.

Além da sede, em São Bernardo do Campo, a Volkswagen do Brasil possui outras duas unidades de fabricação de veículos, em Taubaté (SP), inaugurada em 1976, e São José dos Pinhais (PR), inaugurada em 1999. A partir de 1996, passou a contar também com uma planta exclusiva para a produção de motores, localizada na cidade de São Carlos (SP). Ano a ano, a empresa investe na modernização de suas fábricas, tornando os processos mais eficientes e otimizando os recursos.

Um processo logístico robusto permite à Volkswagen do Brasil gerenciar tanto sua cadeia de fornecimento, que viabiliza o processo produtivo da montadora, quanto sua cadeia de distribuição, que assegura o abastecimento às mais de 600 concessionárias, existentes em 2016, que representam a Marca em todas as regiões do País e a estratégia de exportação da empresa. A Volkswagen dispõe ainda de um Centro de Distribuição de Peças e Acessórios (Part & Acessories Center), em Vinhedo (SP), com capacidade de armazenagem de mais de 120 mil peças, que abastecem os concessionários de todo o Brasil.

A Volkswagen do Brasil também é sócia majoritária nas empresas Autovisão, Apolo, Cemon e MAB, e tem participação minoritária na Celan, Volkswagen Logistics e SBAC.

Portfólio Volkswagen do Brasil

Em 2016, o portfólio da Volkswagen do Brasil foi composto por 15 modelos, em diferentes versões. Desses, 6 são produzidos nas plantas industriais brasileiras e 9 vêm de outros países.

  • up!
  • Gol
  • Voyage
  • Saveiro
  • Fox
  • SpaceFox
  • Golf
  • Golf Variant
  • Jetta
  • Novo Passat
  • Passat CC
  • New Beetle
  • Amarok
  • Tiguan
  • Touareg

Mais informações sobre o portfólio da Volkswagen do Brasil estão no capítulo Nossos Produtos.

Resultados 2016 [GRI G4-EC1]

O acirramento da situação político-econômica brasileira em 2016 continuou influenciando fortemente o setor automotivo do País, especialmente no que diz respeito à confiança de consumidores e investidores e ao acesso ao crédito, no caso das vendas financiadas. De acordo com informações divulgadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram 2,16 milhões de veículos produzidos em 2016 ante 2,43 milhões em 2015, queda de 11,2%. O licenciamento de veículos novos também ficou 20,2% mais baixo que no ano anterior, passando de 2,57 milhões de unidades em 2015 para 2,05 milhões em 2016.

Além dos resultados macroeconômicos do Brasil, a Volkswagen do Brasil sofreu com a interrupção temporária no fornecimento de componentes e peças, que ocasionou a paralisação de sua operação (clique aqui para ler mais na seção Nossos Fornecedores).

No consolidado de 2016, a empresa fabricou 326,9 mil veículos, volume 23% mais baixo que o de 2015. A receita líquida em 2016 correspondeu a R$ 13.541 bilhões, dos quais R$ 9.457 bilhões foram resultado das vendas para o mercado interno e R$ 4.084 bilhões para o mercado externo (leia mais sobre o volume exportado a seguir). Como consequência, houve redução na distribuição do valor econômico gerado (pagamento de salários e benefícios, pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, recolhimento de impostos etc.). Foram distribuídos R$ 5.132 bilhões em 2016, enquanto no ano anterior o montante foi de R$ 7.271 bilhões.

Para garantir a resiliência do negócio e a adaptação à nova conjuntura do setor automotivo brasileiro, a Volkswagen do Brasil implantou medidas que impactaram diretamente o quadro de empregados, como o Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), do governo federal, com a diminuição da jornada de trabalho acompanhada da redução dos salários. Todas elas foram negociadas com as entidades representativas dos trabalhadores de forma transparente e a favor dos menores impactos aos empregados e suas respectivas famílias.

Mesmo com resultados inferiores aos dos últimos anos, a Volkswagen do Brasil se esforçou para manter os investimentos voltados para melhorias na eficiência operacional e ambiental de suas fábricas e em tecnologias para a produção de veículos ainda mais potentes, seguros e ambientalmente amigáveis. Também houve a manutenção dos investimentos sociais, que chegaram a R$ 2,8 milhões em 2016, incluindo recursos incentivados e não incentivados, e outros R$ 6,7 milhões direcionados a diferentes iniciativas da Fundação Volkswagen.

Valor econômico direto gerado e distribuído – em R$ bilhões1 [GRI G4-EC1]201420152016
Receita líquida total21.027.01417.169.42113.541.258
Mercado interno 18.231.13412.417.1389.457.335
Mercado externo 2.795.8804.752.2834.083.923
Benefícios
Salários e benefícios2.159.475 2.662.340 1.669.179
Pagamentos a governos
Impostos diretos6.150.5014.598.5883.463.174
Impostos indiretos0,000,000,00
Investimentos sociais2 – em R$ milhões
Total10.650.0009.591.0009.535.763

1 Por ser uma sociedade limitada, a Volkswagen do Brasil não divulga os valores referentes aos custos operacionais e aos lucros/prejuízos, considerados estratégicos para a empresa.
 2 Veja a lista detalhada dos investimentos sociais em 2016 na seção Geração de valor para a sociedade.

Avanço nas exportações

Diante do cenário de crise no Brasil, o setor automotivo vem incrementando suas exportações. Segundo os dados da Anfavea, em 2016 foram 520,3 mil veículos exportados, alta de 24,7% se comparado às 417,3 mil unidades de 2015.

A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora de veículos da história brasileira. Desde 1970, já foram exportados 3,5 milhões de veículos para 147 países ao redor do mundo, como México, Estados Unidos, Rússia, Uruguai e Ucrânia.

Em 2016, a Volkswagen confirmou o título de maior exportadora do País com o embarque de 107,3 mil unidades para 16 países. O posicionamento estratégico das quatro unidades industriais, próximas dos portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (SP), reforçam a vocação exportadora da Volkswagen do Brasil, que também é a única do setor automobilístico no País a administrar um terminal próprio, no porto de Paranaguá.

Assim como em anos anteriores, em 2016, o País que mais recebeu o portfólio da Volkswagen do Brasil foi a Argentina. Foram mais de 57 mil unidades embarcadas para a nação vizinha. A empresa segue trabalhando para garantir a consolidação de sua presença em outros mercados, especialmente na América do Sul, América Central e Caribe. A nova configuração do Grupo Volkswagen ao redor do mundo (veja a seguir) contribui para o atingimento desse plano de expansão. Atualmente, também ganha força a exportação de motores e componentes de motores da unidade de São Carlos para outras unidades na Europa, México e China.

Nova configuração

Estruturada em 2016 com base na nova estratégia global de regionalização da Marca, a Volkswagen Região SAM abrange:

  • 29 países da América do Sul, América Central e Caribe;
  • População média de 500 milhões de pessoas;
  • Mercado anual de veículos de cerca de 4,4 milhões de unidades.

Em 2016, os principais mercados da região para a Volkswagen foram:

  • Brasil
  • Argentina
  • Colômbia
  • Chile
  • Peru

Juntos, os cinco países representaram 85% das vendas da Marca na região.

A estratégia global de regionalização da Volkswagen, estruturada em 2016, criou cinco regiões para a Marca no mundo. Além da Volkswagen Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe), foram criados os blocos Europa, China, Estados Unidos (incluindo México e Canadá) e os demais países do globo.

A cooperação com a Matriz terá sequência, mas os blocos devem ter mais autonomia nas tomadas de decisão. O objetivo é fortalecer a presença de mercado da Volkswagen em todas as regiões por meio de uma empresa ainda mais ágil, competitiva e fortemente conectada às aspirações dos consumidores.

Para saber mais sobre a nova estrutura de gestão e governança da Volkswagen Região América do Sul leia o capítulo Estratégia e gestão.

Mapa Volkswagen Região SAM

Grupo Volkswagen

Ao longo de 2016, o Grupo Volkswagen produziu 10,3 milhões de unidades – desde carros compactos, veículos de alto luxo, picapes e caminhões – para 153 países.

Um dos maiores fabricantes do setor automotivo do mundo, o Grupo é formado por 12 marcas, que operam de modo independente no mercado. São elas:

  • Volkswagen

  • Audi

  • Ducati

  • Porsche

  • SEAT

  • Volkswagen Veículos Comerciais

  • Bentley

  • Bugatti

  • Lamborghini

  • Skoda

  • Scania

  • MAN

Apostando cada vez mais em tecnologia e inovação, as recentes estratégias de negócio, que traçaram os objetivos de crescimento para a próxima década, pretendem fazer do Grupo referência mundial em conectividade, mobilidade elétrica e novos modelos de negócio.

Números que impressionam

Grupo Volkswagen

120 fábricas em 31 países

625 mil empregados espalhados por unidades da Europa, Américas, Ásia e África

10,3 milhões de unidades produzidas em 2016

43 mil veículos produzidos/dia

Volkswagen do Brasil

4 fábricas nos Estados de São Paulo e Paraná (1 exclusiva para a fabricação de motores)

16.500 empregados

326,9 mil veículos fabricados em 2016

Média de 1.900 veículos produzidos/dia

Recorde no volume exportado: 107,3 mil unidades em 2016

Modelos mais exportados em 2016: Gol (49.911 unidades), up! (20.318 unidades), Voyage (17.512 unidades) e Saveiro (12.443 unidades)

381 mil motores fabricados em 2016

Média de 2.200 motores produzidos/dia