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Investimentos e inovação G4-1

As mudanças constantes dos cenários em que nossos clientes operam nos provocam a manter um ciclo virtuoso de investimento em novas soluções para o mercado. Essas inovações trazem benefícios para os clientes e para a própria KPMG, reforçando nossa posição de liderança.

Esse trabalho está fortemente vinculado aos estudos que desenvolvemos, ao compartilhamento de conhecimento entre os profissionais das firmas-membro e à busca de novas práticas que possam ampliar nosso portfólio de serviços.

A eficiência na gestão e nos processos foi uma busca constante em 2014. Sem recorrer a cortes de pessoal ou a mudanças profundas na estrutura da Organização, apostamos em novas estratégias de gestão, na oferta combinada de serviços e em ferramentas tecnológicas para fazer mais rápido, com mais qualidade e menor custo.

Juntas, eficiência e inovação trouxeram ganhos importantes nas três áreas de negócios, com boas perspectivas para os próximos anos. Conheça, a seguir, algumas dessas iniciativas e/ou os temas aos quais elas se relacionam.

Dynamic Audit: a transformação da auditoria

Nossa rede mundial está mudando a forma como atua na prática de Audit. Ouvimos nossos stakeholders e percebemos que eles buscavam maior conforto em itens que estão fora das demonstrações financeiras oficiais — como indicadores de desempenho, sustentabilidade e outras métricas financeiras e não financeiras que agregam valor aos investidores.

Incorporamos essas demandas e criamos novos processos que estão nos capacitando a trazer ainda mais relevência à auditoria e elevar o nível de qualidade. O novo modelo de atuação permite:

  • Ampliar a segurança e o cruzamento de informações
  • Tornar nosso modelo de entrega mais eficiente e mais eficaz para agregar valor
  • Demonstrar nosso entendimento do risco, mensuração e reporte superiores do risco
  • Facilitar ao nosso pessoal oferecer insights e previsões que deem suporte à tomada de decisões de nossos clientes

O processo é baseado na combinação de ferramentas tecnológicas confiáveis e práticas, com destaque para:

edata Mining - Software que extrai dados do cenário (gerais e por segmento), permitindo leituras analíticas e comparações de KPIs dos clientes.

e-AudIT - Sistema de arquivamento eletrônico de todas as informações relevantes do cliente, garantindo fluxo ágil e seguro de atividades, conectividade com equipe multidisciplinar, conhecimento sobre o segmento e compliance com o Manual de Auditoria da KPMG.

Local Delivery Center - Centro especializado da KPMG que concentra, com agilidade e eficiência, cerca de 40 tarefas rotineiras de auditoria, até então realizadas manualmente pelas equipes em campo. Implantado em 2014, o centro permitiu ganho de eficiência da ordem de 10%.

 

Lean in Audit vence
Audit Innovation of the Year 2014

 

Data and Analytics (D&A)

Organizar e utilizar o conjunto de informações disponíveis eletronicamente tornou-se questão fundamental para a inteligência dos negócios. O mercado de big data evoluiu consideravelmente nos últimos anos, trazendo desafios e muitas oportunidades para as empresas em geral e para a KPMG em particular.

Globalmente, temos realizado investimentos importantes e estabelecido parcerias tecnológicas, alianças estratégicas e recrutamento de talentos para criar novas soluções tecnológicas e ferramentas de D&A para serem utilizadas nas práticas Audit, Tax e Advisory, com relevante benefício para nossos clientes.

Tecnologia e expertise aplicadas à área de Tributação

O fim do Regime Tributário de Transição (RTT), a implantação do Siscoserv, da Lei nº 12.741 (inclusão dos tributos na nota fiscal) e da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) têm gerado grandes mudanças na forma como as empresas sistematizam e reportam as informações de suas operações ao Fisco.

A KPMG está acompanhando esse cenário, criando respostas que combinam nossa inteligência nas áreas tributária e de tecnologia para auxiliar nossos clientes na revisão de processos internos e na implantação das soluções tecnológicas necessárias para sistematizar e cruzar as informações a serem reportadas com agilidade e eficiência.

 

Soluções da KPMG para o eSocial e a ECF

 

Regionalização em Advisory

Nossos 26 escritórios, distribuídos em 13 Estados brasileiros, funcionam como uma porta de entrada da KPMG no Brasil em diferentes setores da economia e segmentos de mercado.

Em 2014, aprovamos um novo modelo de regionalização de serviços de Advisory, baseado no conceito de hubs regionais, com equipes locais de especialistas em todos os serviços abrangidos pela área para o atendimento às demandas específicas de cada região e o fortalecimento da nossa prática. O modelo de regionalização abrange duas frentes:

  • Nacional: expansão da atuação para quatro novos hubs: interior de São Paulo/Campinas, Sul/Curitiba, Centro/Belo Horizonte e Norte e Nordeste/Fortaleza.
  • Internacional: utilização da rede de firmas-membro da KPMG na América Latina para atendimento aos clientes da região de forma sinérgica.

Incentivo às Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Assessoramos diversos clientes de iniciativas pública e privada no desenvolvimento de projetos no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), em temas relevantes como desenvolvimento das cidades, saneamento, tratamento de resíduos, mobilidade urbana e questões sociais. Essa é uma área de enormes oportunidades, que se convertem em ganhos para a sociedade como um todo e deve continuar em destaque em 2015.

 

A KPMG, as PPPs
e o desenvolvimento das cidades do Sul

 

Estratégias para atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos

A equipe multidisciplinar de Risk Consulting tem ajudado nossos clientes a endereçar os novos desafios decorrentes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de seis grandes categorias de produtos a estruturar e implementar sistemas e controles internos sobre o retorno dos produtos, após o uso pelo consumidor, que sejam independentes do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.