Capital Humano

nosso diferencial

O Capital Humano é formado pelas pessoas, por suas competências, habilidades e motivações para inovar e desenvolver serviços de forma ética e por meio de sua capacidade de liderar, gerenciar e colaborar.
Framework, IIRC

Colaboradores

todas as pessoas que trabalham na KPMG no Brasil.

Profissionais

sócios, empregados das áreas Técnica e Administrativa da KPMG no Brasil (contratados pelo regime CLT) e estagiários.

Todo o nosso Capital Intelectual é construído pelas pessoas que fazem parte da KPMG. Por isso, a gestão de pessoas está no centro de nossa estratégia de atuação.

Somos reconhecidos internacionalmente por nossa capacidade de atrair e gerar talentos, o que nos incentiva a manter o compromisso de investir todos os recursos necessários para capacitar e desenvolver nossos profissionais e líderes.

A cultura de alta performance é o pilar sobre o qual eles são incentivados a desenvolver suas potencialidades ao máximo e estar preparados para realizar seu trabalho de gerar valor para nossos stakeholders.

Nossos stakeholders descrevem o bom tratamento dos funcionários como um dos temas materiais mais relevantes para a KPMG. Nesse macrotema estão incluídos vários itens que fazem parte dos Fundamentos da Gestão de Pessoas, alguns deles abordados anteriormente em Capital Intelectual e outros tratados a seguir.

Fundamentos da Gestão de Pessoas

 

Encerramos o ano fiscal de 2014 com 3.708 colaboradores, sendo:

  • 3.504 profissionais da KPMG no Brasil:
    • 3.188 empregados contratados em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e 100% cobertos por convenções coletivas. G4-11
    • 290 sócios
    • 13 estagiários
    • 13 empregados temporários G4-10
  • 204 empregados de empresas contratadas (sem vínculo empregatício com a KPMG no Brasil e em sua maioria alocados em serviços de apoio à infraestrutura)
 
 

Total de colaboradores da KPMG no Brasil G4-10 | LA12

 

Profissionais da KPMG no Brasil - Distribuição por escritório (%)

 

São Paulo
Demais escritórios*
Rio de Janeiro
* Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.

 

Contratações / Desligamentos G4-LA1

A KPMG apresentou taxa de contratação de 32%, sendo que 60% dos novos profissionais foram contratados para o Escritório de São Paulo.

Considerando as demissões voluntárias, a rotatividade apresentou taxa de 20%, concentrando o maior volume de desligados entre profissionais com faixa etária até 30 anos.

As contratações e desligamentos não apresentaram variações significativas com relação a gênero.

 

Contratações / desligamentos