Page 13 - Fundação Volkswagen | PT
P. 13
Após atualizar sua marca e revelar seu Apesar de sua natureza autônoma, esse
novo propósito Conhecimento que realinhamento estratégico também re-
move pessoas, a Fundação Volkswagen conectou a instituição à visão global do
revisitou seu planejamento estratégico Grupo Volkswagen, sobretudo no olhar
em 2018, buscando reavaliar suas ações mais sustentável para as questões da
e dialogar com seus stakeholders de mobilidade e na relação entre a marca e
forma ainda mais próxima. O trabalho a responsabilidade social.
teve como objetivo potencializar seu
impacto, direcionar esforços para temas Esse intenso movimento de ressignifica-
de afinidade e dar mais clareza sobre ção ainda teve como suporte um pro-
sua atuação aos diferentes públicos cesso formal de consulta aos públicos
com os quais se relaciona: educadores, de relacionamento da Fundação, a cha-
comunidades, organizações do terceiro mada materialidade. Esses públicos in-
setor, poder público e colaboradores do dicaram sua percepção sobre os temas
Grupo Volkswagen, entre outros. Esse e causas mais relevantes para a atuação
movimento motivou também a revi- da entidade (leia mais na pág. 13).
são dos critérios de investimento e do
portfólio de projetos, a fim de torná-lo Ao mesmo tempo, a organização tem
mais aderente à nova estratégia. trabalhado fortemente para aprimorar
suas práticas de gestão e governança,
Os dois pilares que sustentam a missão seus processos administrativos e sua
da Fundação VW – Educação e Desen- estratégia de comunicação. Entre os
volvimento de Comunidades – foram principais temas em discussão pela alta
mantidos e associados a três causas liderança, está a identificação de fontes
prioritárias: mobilidade urbana, mobili- complementares de recursos, a fim de
dade social e inclusão de pessoas com assegurar a perenidade da instituição,
deficiência. Com base nos novos valo- ampliar sua capacidade de investimen-
res da instituição e no entendimento to social e agregar novas empresas do
mais abrangente do conceito de mobi- Grupo Volkswagen à administração da
lidade, que norteia seu propósito, elas entidade. Já entre as medidas previstas
combinam investimento social, redução para 2019, estão a adoção do modelo
das desigualdades, garantia de direi- Balanced Scorecard para acompanhar
tos, acesso a oportunidades e exercício e medir seu desempenho, a atualização
pleno da cidadania. Assim, a instituição das ferramentas de gerenciamento de
busca mobilizar mais recursos humanos projetos e a revisão dos indicadores de
e financeiros para esses importantes monitoramento e avaliação.
desafios da sociedade, ampliar seu en-
gajamento e otimizar sua atuação. 11