Page 13 - Fundação Volkswagen | PT
P. 13

Após atualizar sua marca e revelar seu    Apesar de sua natureza autônoma, esse
novo propósito Conhecimento que           realinhamento estratégico também re-
move pessoas, a Fundação Volkswagen       conectou a instituição à visão global do
revisitou seu planejamento estratégico    Grupo Volkswagen, sobretudo no olhar
em 2018, buscando reavaliar suas ações    mais sustentável para as questões da
e dialogar com seus stakeholders de       mobilidade e na relação entre a marca e
forma ainda mais próxima. O trabalho      a responsabilidade social.
teve como objetivo potencializar seu
impacto, direcionar esforços para temas   Esse intenso movimento de ressignifica-
de afinidade e dar mais clareza sobre     ção ainda teve como suporte um pro-
sua atuação aos diferentes públicos       cesso formal de consulta aos públicos
com os quais se relaciona: educadores,    de relacionamento da Fundação, a cha-
comunidades, organizações do terceiro     mada materialidade. Esses públicos in-
setor, poder público e colaboradores do   dicaram sua percepção sobre os temas
Grupo Volkswagen, entre outros. Esse      e causas mais relevantes para a atuação
movimento motivou também a revi-          da entidade (leia mais na pág. 13).
são dos critérios de investimento e do
portfólio de projetos, a fim de torná-lo  Ao mesmo tempo, a organização tem
mais aderente à nova estratégia.          trabalhado fortemente para aprimorar
                                          suas práticas de gestão e governança,
Os dois pilares que sustentam a missão    seus processos administrativos e sua
da Fundação VW – Educação e Desen-        estratégia de comunicação. Entre os
volvimento de Comunidades – foram         principais temas em discussão pela alta
mantidos e associados a três causas       liderança, está a identificação de fontes
prioritárias: mobilidade urbana, mobili-  complementares de recursos, a fim de
dade social e inclusão de pessoas com     assegurar a perenidade da instituição,
deficiência. Com base nos novos valo-     ampliar sua capacidade de investimen-
res da instituição e no entendimento      to social e agregar novas empresas do
mais abrangente do conceito de mobi-      Grupo Volkswagen à administração da
lidade, que norteia seu propósito, elas   entidade. Já entre as medidas previstas
combinam investimento social, redução     para 2019, estão a adoção do modelo
das desigualdades, garantia de direi-     Balanced Scorecard para acompanhar
tos, acesso a oportunidades e exercício   e medir seu desempenho, a atualização
pleno da cidadania. Assim, a instituição  das ferramentas de gerenciamento de
busca mobilizar mais recursos humanos     projetos e a revisão dos indicadores de
e financeiros para esses importantes      monitoramento e avaliação.
desafios da sociedade, ampliar seu en-
gajamento e otimizar sua atuação.                                               11
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18