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Processo de materialidade
GRI 102-40, 102-42, 102-43, 102-44, 103-1
Em 2018, a Fundação Volkswagen foram validados e irão contribuir para
elaborou sua primeira matriz de ma- a tomada de decisões e as ações de
terialidade – levantamento dos temas gestão da Fundação Volkswagen nos
prioritários para sua gestão, a partir do próximos anos.
cruzamento das expectativas de seus
stakeholders com suas prioridades es- Reforçando, ainda, sua vocação de
tratégicas. O processo também é uma contribuir para a construção de uma
das premissas para a construção deste sociedade mais justa e igualitária, a
primeiro relatório baseado na meto- organização também alinhou sua ma-
dologia da Global Reporting Initiative triz de materialidade aos Objetivos de
(GRI), a mais utilizada no mundo para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da
relato dos aspectos da sustentabilidade Organização das Nações Unidas (ONU),
nos negócios. comprometendo-se a pautar seus pro-
jetos com base nessa agenda global
A materialidade teve início com uma (leia mais na página a seguir).
consulta on-line com os públicos in-
terno e externo, envolvendo colabo-
radores, parceiros, beneficiários dos
projetos e membros da sociedade civil,
além de entrevistas com a alta liderança
da instituição e especialistas do tercei-
ro setor, para identificar quais temas
e causas esses públicos consideravam
mais estratégicos para a instituição.
Ao todo, 321 pessoas participaram
desse processo de escuta. O levanta-
mento identificou 11 temas e 17 causas
preliminares, que foram ponderados
internamente. Ao final, sete temas
A materialidade aponta aspectos
que refletem impactos significativos
da organização (econômicos,
ambientais e sociais), ajudando-a na
tomada de decisão e na geração de
valor a todos os públicos
de interesse
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