Page 63 - Fundacao Volks | RS 2019
P. 63
PROCESSO DE MATERIALIDADE ENGAJAMENTO GRI 102-43, 102-44
GRI 102-40, 102-42 O processo de materialidade elaborado em
Em 2018, a Fundação Grupo Volkswagen mo- 2018, o primeiro feito pela Fundação Grupo
bilizou sua liderança, parceiros de atuação e Volkswagen, foi fundamental não somente
demais stakeholders em um processo de con- para orientar o Relatório de Atividades, mas
sulta, que deu origem à sua primeira matriz também contribuiu para o esforço de revisão
de materialidade – levantamento dos temas do planejamento estratégico e para que a en-
prioritários para a gestão, a partir do cruza- tidade fosse mais assertiva no relacionamento
mento das expectativas de seus stakeholders com beneficiários, colaboradores do Grupo
com suas prioridades estratégicas. Volkswagen, organizações do terceiro setor,
alta liderança e com a sociedade civil em geral.
O processo de escuta dos públicos foi feito
por meio de consulta on-line envolven- Assim, além das pesquisas on-line com esses
do colaboradores, parceiros, beneficiários públicos, conduzidas durante o processo de
dos projetos e membros da sociedade civil, materialidade, a Fundação realiza outros mé-
além de entrevistas com a alta liderança da todos de escuta e engajamento com os be-
instituição e especialistas do terceiro setor, neficiados. Em 2019, foram aplicadas avalia-
para identificar quais temas e causas esses ções aos participantes de todos os projetos
públicos consideravam mais estratégicos envolvendo formações. Os cursos on-line do
para a instituição. Cidadania em Movimento, por exemplo, re-
ceberam avaliação média de 80 pontos, pela
Ao todo, foram consultadas 321 pessoas. O metodologia NPS (Net Point Score). Foram
levantamento final identificou 11 temas e 400 pessoas certificadas nos três cursos ofe-
17 causas preliminares, que foram pondera- recidos em parceria com a Associação Nova
dos internamente. A Diretoria Executiva e o Escola, totalizando 476 certificados emiti-
Conselho de Curadores, ao final do processo, dos. O Diversa Presencial coletou relatos da
definiram os sete temas prioritários, que experiência de qualificação das equipes das
orientam não apenas a construção deste secretarias municipais de educação partici-
relatório, mas, principalmente, a tomada de pantes. No âmbito do Brincar, também foram
decisão e as ações de gestão da Fundação. realizadas pesquisas de satisfação, com 99%
dos participantes avaliando os encontros
Em 2019, tanto a metodologia da matriz de formação como “excelentes” ou “bons”.
como seus resultados foram incorporados e Avaliações do gênero foram igualmente
formalizados nas políticas internas da enti- aplicadas nas Carretas do Conhecimento e
dade (especialmente na Política da Fundação no Costurando o Futuro, com índice de 98%
Grupo Volkswagen e na Política de Seleção na rede de empreendedores (NPS). Institu-
e Gestão de Projetos Socioeducacionais). Foi cionalmente, os participantes da Jornada
definida a validade de três anos (2019 a 2021) do Conhecimento também responderam a
para a matriz de materialidade e, portanto, ela pesquisas de satisfação pós-evento.
deverá ser revisada em 2021 para os três anos
seguintes. GRI 102-44 O diálogo com os públicos é uma prática
constante que envolve, ainda, os canais de
Reforçando, ainda, sua vocação de contribuir comunicação da Fundação, por meio da pro-
para a construção de uma sociedade mais dução e disseminação de conteúdos abertos a
justa e igualitária, a entidade também alinhou todos interessados (leia mais na página 22).
sua matriz aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), da Organização das Nações
Unidas (ONU), comprometendo-se a pautar
seus projetos com base nessa agenda global
(leia mais na página 20).
63