Gestão de riscos e da qualidade

voltar

Execução dos trabalhos

Gestão de riscos e qualidade aplicada à execução e ao monitoramento dos trabalhos, com destaque para procedimentos anticorrupção e antissuborno. G4-SO3

Nossas políticas e procedimentos contemplam também avaliações de riscos que apoiam a tomada de decisão acerca da aceitação e da continuidade de clientes e projetos (saiba mais aqui). O cumprimento rigoroso dessas normas é vital para prestarmos serviços profissionais com a qualidade e a integridade necessárias para a construção de mercados mais éticos e sustentáveis.

A execução dos nossos trabalhos segue políticas e orientações metodológicas que visam à manutenção da integridade, ao cumprimento das regulamentações locais e internacionais e à incorporação de boas práticas globais.

A prática profissional, a gestão de riscos e o controle de qualidade são responsabilidade de cada profissional da Organização, que deve aderir às políticas, aos procedimentos (incluindo políticas de independência) e à ampla gama de ferramentas desenvolvidas para apoiá-lo no atendimento dessas expectativas.

Metodologia e ferramentas

As políticas e os procedimentos que estabelecemos para Auditoria — e para as demais práticas, quando aplicável — incorporam os requisitos de contabilidade, auditoria, ética e normas de controle de qualidade, além de outras leis e regulamentos pertinentes. A prática de Auditoria é a mais fortemente regulamentada e está sob permanente observação. Por isso, acreditamos ser importante demonstrar como a metodologia e as ferramentas que utilizamos garantem a qualidade e a integridade do trabalho.

  • Conformidade - A metodologia de auditoria global da KPMG foi desenvolvida pelo Global Service Centre e consta do KPMG Audit Manual (KAM). A ferramenta baseia-se nos requisitos do International Standards on Auditing e inclui exigências que vão além das normas previstas, especialmente nos casos em que entendemos que é possível aumentar a qualidade de nossas análises. As firmas-membro da KPMG International também podem acrescentar procedimentos locais para cumprir requisitos profissionais, legais ou regulamentares. As normas e os procedimentos do KAM são complementados pelos dispositivos estabelecidos no Global Quality and Risk Management Manual, que se aplica a todas as firmas-membro da KPMG International.
     
  • Ceticismo - Nossa metodologia estimula as equipes de trabalho a exercer o ceticismo profissional em todos os aspectos, desde o planejamento até a realização da auditoria. Para apoiá-las nesse processo, o KAM apresenta os procedimentos que permitem identificar e avaliar o risco de distorções relevantes e os processos correspondentes para atendê-los.
     
  • Inovação - Nossa metodologia de auditoria é amparada por ferramentas eletrônicas exclusivas que fornecem aos auditores das firmas-membro em todo o mundo a metodologia, a orientação e o conhecimento necessários para realizar auditorias eficientes e de alta qualidade.