Independência, integridade, ética e objetividade
Sistematização e análise de informações que nos permitem antecipar eventuais conflitos de interesse ou problemas de conformidade com as regras, as normas e as políticas estabelecidas.
Os procedimentos e as políticas que balizam nosso trabalho na direção desses princípios estão contidos em três documentos: o Código de Conduta, o Global Marketing Compliance (GMC) e o Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM).
Esses documentos atendem às normas promulgadas pelas leis locais e pelos requisitos profissionais brasileiros, pelo Conselho Federal de Contabilidade, pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, pelo Conselho Monetário Nacional, pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, pela Secretaria de Previdência Complementar e por órgãos internacionais, como o Public Company Accounting Oversight Board e a US Security and Exchange Commission.
O conteúdo dos documentos é transmitido aos nossos profissionais por meio da liderança, de treinamentos sistemáticos sobre ética, independência e anticorrupção e da intranet.
Anualmente, são realizados o Treinamento de Ética & Independência e o Treinamento Anticorrupção, mandatórios para todos os sócios, gerentes e demais profissionais que prestam atendimento a clientes, inclusive estagiários da área técnica, além da liderança administrativa. Ao concluí-los, os profissionais assinam um termo confirmando o entendimento e o cumprimento das políticas da KPMG no Brasil e sua independência na realização dos serviços. Durante o período coberto por este relatório, 100% dos profissionais requeridos foram treinados nas políticas de Ética & Independência e 99,44% em políticas Anticorrupção.
Participação dos profissionais em treinamentos sobre Ética & Independência e Anticorrupção G4-SO4
Ética & Independência (E&I) | Anticorrupção | |||||
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2014 | 2013 | 2012 | 2014 | 2013 | 2012 | |
Não gestores | 2.289 | 2.256 | 2.440 | 2.235 | 2.084 | 2.878 |
Gestores | 477 | 460 | 446 | 454 | 390 | 455 |
Sócios | 283 | 279 | 262 | 279 | 227 | 263 |
Estagiários | 6 | - | - | 3 | - | - |
Total de profissionais | 3.055 | 2.995 | 3.148 | 2.971 | 2.701 | 3.596 |
* Ética & Independência - Profissionais requeridos a realizar o treinamento: sócios, gestores, profissionais e estagiários do staff técnico (que atendem clientes externos) e liderança das áreas administrativas. Dos requeridos, 100% realizaram o treinamento. Não são requeridos os profissionais das categorias citadas que estavam em Mobility ou licença no respectivo ano.
* Anticorrupção - A partir de agosto de 2013, a regra de compliance para esse treinamento foi alterada, deixando de ser mandatório para toda a Organização e passando a ser requerido apenas às áreas técnicas (atendimento ao cliente) e à liderança das áreas administrativas. Por isso, os números absolutos foram mais baixos do que nos anos anteriores.
Dos requeridos, 99,66% realizaram o treinamento de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014. Após esse período, os profissionais que não realizaram o treinamento estão sujeitos à avaliação do Comitê Disciplinar.
Código de Conduta Global (G4-56)
Expressa nossos valores, os compromissos com nossos públicos e a conduta ética a ser adotada por todos os nossos profissionais em suas relações com a KPMG, os demais profissionais, os clientes e a comunidade. Também divulga os recursos e os canais disponíveis para dar-lhes assistência sobre esses temas.
O Código foi atualizado em 2012 para se alinhar às mais recentes mudanças em normas, regulamentações, leis e códigos de ética profissional. Passou a abordar compromissos específicos no combate ao suborno e à corrupção e a esclarecer a responsabilidade da KPMG em questões mais abrangentes, como a de ser agente positivo para o desenvolvimento e a sustentabilidade.
Compromissos do Código de Conduta G4-56
Nossos profissionais
Profissionais, sócios, subcontratados, consultores e outros com os quais trabalhamos na prestação ou no suporte de serviços profissionais.
- Ajudar nossos colaboradores a ser objetivos, éticos e a agir com profissionalismo.
- Encorajar nossos colaboradores a abordar questões éticas e profissionais sem medo de retaliação.
- Investir no desenvolvimento dos profissionais de maneira que possam atingir o seu potencial pleno.
- Defender uma cultura inclusiva e colaborativa, que seja livre de intimidação, discriminação e assédio, na qual todos sejam tratados com respeito e dignidade.
- Respeitar a confidencialidade dos dados pessoais dos nossos profissionais.
- Proporcionar um ambiente seguro e saudável de trabalho.
- Proporcionar flexibilidade entre vida profissional e vida pessoal.
- Manter uma abordagem justa e correta em relação à remuneração.
Nossas comunidades
Mercados, locais, autoridades e sociedades nas quais ou com as quais operamos e com as quais nos comprometemos.
- Valorizar o papel da profissão contábil e estimular a confiança no mercado global de capitais.
- Contribuir para o melhor funcionamento da economia de mercado.
- Atuar como um cidadão corporativo responsável — desempenhar um papel ativo nas iniciativas globais relacionadas à mudança climática, à sustentabilidade e ao desenvolvimento internacional.
- Gerir nossos impactos ambientais.
- Seguir altos padrões de conduta ética em todo o mundo, incluindo promover os dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas.
- Trabalhar com outras empresas, governos e entidades filantrópicas para criar comunidades mais fortes.
Nossa rede
Estrutura organizacional que conecta as firmas-membro da KPMG International ao redor do mundo
- Aceitar os clientes adequados e somente aceitar um trabalho quando pudermos realizá-lo de maneira consistente com nossos padrões de alta qualidade.
- Trabalhar com clientes, fornecedores e subcontratados que correspondam aos principais padrões éticos da KPMG.
- Impulsionar a qualidade por meio do desenvolvimento e da aplicação de metodologias e procedimentos apropriados da KPMG.
- Tratar de situações desafiadoras da maneira correta, pela aplicação da ética profissional e da consulta a pessoas experientes na KPMG, para chegar às conclusões corretas.
- Sempre nos empenhar em proteger e valorizar a marca e a reputação da KPMG.
- Manter seguros os ativos e os recursos e utilizá-los somente para fins comerciais apropriados.
Clientes das firmas-membro
Organizações e indivíduos aos quais nós, ou quaisquer das firmasmembro da KPMG International, prestamos serviços profissionais
- Fornecer serviços de alta qualidade a clientes, em linha com nossas qualificações, nossa experiência, nossos compromissos profissionais e nossos termos contratuais.
- Agir de maneira legal, ética e no interesse público geral.
- Manter independência e objetividade, evitando conflitos de interesse reais ou aparentes.
- Proteger a confidencialidade dos clientes e somente utilizar suas informações para objetivos profissionais adequados.
- Promover os serviços das firmas-membro de maneira honesta e competir de maneira justa.
- Proibir suborno e atos de corrupção por parte de nossos profissionais e não tolerar comportamento ilegal ou antiético por parte dos clientes ou dos fornecedores ou por autoridades.
Global Marketing Compliance (GMC) e Global Quality and Risk Management Manual (GQ&RM Manual)
Fornecem as diretrizes que as equipes de comunicação e marketing das firmas-membro devem seguir para garantir a consistência global da marca, manter uma comunicação ética e objetiva com todos os nossos públicos, controlar riscos relacionados à reputação e gerenciar expectativas dos clientes quanto aos serviços prestados, com a divulgação de informações claras e objetivas. Alguns destaques dos dois documentos:
- Marketing - Todo o material de comunicação e marketing produzido pela KPMG no Brasil é revisado por profissionais acreditados no GMC. Em 2014, não tivemos nenhum caso de não conformidade ou de advertência relacionado a regulamentos ou códigos da Organização. G4-PR6 | PR7
- Contratos - Balizados pelo GQ&RM, nossos contratos proporcionam aos clientes total transparência a respeito do detalhamento do serviço, incluindo escopo, descrição dos produtos, cronograma, honorários, responsabilidades do cliente, subcontratação e responsabilidades da KPMG no Brasil. G4-PR3
- Pessoas, Desempenho e Cultura - A KPMG no Brasil conta com política específica para estabelecer as normas de relacionamento com nossos públicos, a fim de evitar eventuais conflitos de interesses e garantir a atuação ética e independente da Organização.
- Sistema de Rastreamento de Independência - Permite monitorarmos o cumprimento das nossas políticas de investimento em negociações da KPMG, dos sócios e gerentes. O sistema contém a relação de companhias de capital aberto, suas afiliadas e instituições financeiras e os tipos de valores mobiliários emitidos por elas. Também inclui uma relação dos investimentos da própria KPMG no Brasil e outros relacionamentos financeiros. Os dados são atualizados continuamente pelo Departamento de Independência e devem ser analisados antes de aceitarmos novo cliente. Antes de adquirir um valor mobiliário, os líderes devem usar o Sistema para avaliar se o investimento está restrito. Também devem informar todas as movimentações em investimentos individuais em até 14 dias após a compra ou a venda do investimento. Se um valor mobiliário se tornar restrito em uma data posterior, os detentores de tais valores receberão uma notificação automática informando que devem alienar o investimento restrito.G4-41