Page 37 - Fundacao Volks | RS 2019
P. 37
DIVERSA PRESENCIAL Durante as formações, os profissionais compar-
Apoiar educadores e profissionais envolvidos tilham conhecimentos e organizam estratégias,
com o processo de inclusão de alunos pú- que consideram referenciais teóricos e norma-
blico-alvo da educação especial em escolas tivos e as diretrizes das políticas educacionais,
comuns é o objetivo do projeto Diversa Pre- para aliarem o global ao específico, em termos
sencial. A iniciativa é realizada pelo Instituto do olhar para cada estudante, cada escola e cada
Rodrigo Mendes e apoiada pela Fundação rede de ensino. Além dos encontros presenciais,
Grupo Volkswagen desde 2017. os participantes também têm acesso à plataforma
on-line Diversa, que reúne boas práticas e conte-
O Diversa busca contribuir para a ampliação údos voltados à educação inclusiva e também é
de conhecimentos sobre educação inclusiva apoiada pela Fundação: www.diversa.org.br.
a partir de situações reais e desafiadoras, es-
colhidas pelos próprios participantes. Os mu- Em 2019, o Diversa Presencial capacitou
nicípios são selecionados mediante edital de 41 profissionais das cidades de São Roque,
chamamento público, por meio de critérios Santa Branca, Guarujá, Suzano e Taubaté, em
como diretrizes educacionais, disponibilidade dez encontros formativos. Além disso, três
das equipes e localização no Estado de São municípios participantes do projeto no ano
Paulo. Quinzenalmente, reúnem-se na capital anterior – Cotia, Nova Odessa e São Caeta-
paulista representantes das equipes técnicas no do Sul – foram contemplados pela etapa
das secretarias de educação, gestores esco- de monitoramento, voltada a acompanhar a
lares, professores da sala de aula comum e implantação de políticas públicas inclusivas
do atendimento educacional especializado. em suas redes de ensino. Nessas localidades,
outros 198 educadores foram capacitados.
Resultados em 2019 198 55 + de 56,4 mil
41 profissionais capacitados escolas alunos beneficiados
na etapa de monitoramento, beneficiadas indiretamente
profissionais capacitados de três municípios
presencialmente,
de cinco municípios
PESQUISA SOBRE MICROCEFALIA foi desenvolvido por docentes da Universi-
E INCLUSÃO ESCOLAR dade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos
Em 2015, o Brasil vivenciou o auge de um estados mais atingidos pelo surto do Zika.
surto de casos de microcefalia associados
ao vírus Zika e ao mosquito Aedes aegypti, Para a análise, foram coletados dados nas
principalmente no Nordeste. O número de escolas da Região Metropolitana do Recife,
casos da doença em gestantes teve como com a participação de especialistas e profis-
consequência o aumento no número de bebês sionais de saúde e educação. A ideia é refletir
nascidos com essa condição. Muitas dessas sobre a questão e propor caminhos para a
crianças estão chegando agora à Educação In- formação de educadores e, no futuro, cons-
fantil, e contribuir com o processo de inclusão truir práticas educativas amplamente inclu-
dos pequenos nas escolas comuns é o obje- sivas em creches e instituições de Educação
tivo da pesquisa científica que a Fundação Infantil. A publicação dos resultados está
Grupo Volkswagen apoiou em 2019. O estudo prevista para 2020.
37