Page 37 - Fundacao Volks | RS 2019
P. 37

DIVERSA PRESENCIAL                                Durante as formações, os profissionais compar-
Apoiar educadores e profissionais envolvidos      tilham conhecimentos e organizam estratégias,
com o processo de inclusão de alunos pú-          que consideram referenciais teóricos e norma-
blico-alvo da educação especial em escolas        tivos e as diretrizes das políticas educacionais,
comuns é o objetivo do projeto Diversa Pre-       para aliarem o global ao específico, em termos
sencial. A iniciativa é realizada pelo Instituto  do olhar para cada estudante, cada escola e cada
Rodrigo Mendes e apoiada pela Fundação            rede de ensino. Além dos encontros presenciais,
Grupo Volkswagen desde 2017.                      os participantes também têm acesso à plataforma
                                                  on-line Diversa, que reúne boas práticas e conte-
O Diversa busca contribuir para a ampliação       údos voltados à educação inclusiva e também é
de conhecimentos sobre educação inclusiva         apoiada pela Fundação: www.diversa.org.br.
a partir de situações reais e desafiadoras, es-
colhidas pelos próprios participantes. Os mu-     Em 2019, o Diversa Presencial capacitou
nicípios são selecionados mediante edital de      41 profissionais das cidades de São Roque,
chamamento público, por meio de critérios         Santa Branca, Guarujá, Suzano e Taubaté, em
como diretrizes educacionais, disponibilidade     dez encontros formativos. Além disso, três
das equipes e localização no Estado de São        municípios participantes do projeto no ano
Paulo. Quinzenalmente, reúnem-se na capital       anterior – Cotia, Nova Odessa e São Caeta-
paulista representantes das equipes técnicas      no do Sul – foram contemplados pela etapa
das secretarias de educação, gestores esco-       de monitoramento, voltada a acompanhar a
lares, professores da sala de aula comum e        implantação de políticas públicas inclusivas
do atendimento educacional especializado.         em suas redes de ensino. Nessas localidades,
                                                  outros 198 educadores foram capacitados.

Resultados em 2019         198                         55            + de 56,4 mil

41                         profissionais capacitados   escolas       alunos beneficiados
                           na etapa de monitoramento,  beneficiadas  indiretamente
profissionais capacitados  de três municípios
presencialmente,
de cinco municípios

PESQUISA SOBRE MICROCEFALIA                       foi desenvolvido por docentes da Universi-
E INCLUSÃO ESCOLAR                                dade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos
Em 2015, o Brasil vivenciou o auge de um          estados mais atingidos pelo surto do Zika.
surto de casos de microcefalia associados
ao vírus Zika e ao mosquito Aedes aegypti,        Para a análise, foram coletados dados nas
principalmente no Nordeste. O número de           escolas da Região Metropolitana do Recife,
casos da doença em gestantes teve como            com a participação de especialistas e profis-
consequência o aumento no número de bebês         sionais de saúde e educação. A ideia é refletir
nascidos com essa condição. Muitas dessas         sobre a questão e propor caminhos para a
crianças estão chegando agora à Educação In-      formação de educadores e, no futuro, cons-
fantil, e contribuir com o processo de inclusão   truir práticas educativas amplamente inclu-
dos pequenos nas escolas comuns é o obje-         sivas em creches e instituições de Educação
tivo da pesquisa científica que a Fundação        Infantil. A publicação dos resultados está
Grupo Volkswagen apoiou em 2019. O estudo         prevista para 2020.

                                                                                                     37
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42