Page 34 - Fundacao Volks | RS 2019
P. 34

BRINCAR                                         nas próprias unidades escolares, oficinas com
Brincar é um direito de aprendizagem.           famílias e a participação de toda a comuni-
Brincando, as crianças conhecem melhor a si     dade escolar. Além disso, utiliza múltiplas
mesmas, aos outros e ao mundo a seu redor,      linguagens, como artes plásticas, cinema,
fortalecem vínculos e desenvolvem compe-        literatura, dança, música e jogos, para favo-
tências socioemocionais essenciais, como        recer o brincar de todos.
criatividade e colaboração.
                                                Em 2019, considerando todas as atividades,
Considerando esse contexto, o projeto Brincar   as ações do Brincar impactaram 545 unida-
propõe o uso da brincadeira como uma pode-      des educacionais, 46,3 mil crianças e for-
rosa ferramenta pedagógica para promover a      maram 1.411 educadores, nas 13 Diretorias
inclusão de todas as crianças, com ou sem de-   Regionais de Educação. Elas envolveram for-
ficiência, na escola comum. A ação é realizada  mações, acompanhamento pedagógico e de
pela Fundação em parceria com a ONG Mais        gestão, ações de mobilização e disseminação
Diferenças e a Secretaria Municipal de Educa-   de conhecimento e oficinas abertas às famí-
ção de São Paulo (SME-SP) e foi reconhecida     lias e comunidade. Também foram realizadas
por uma premiação internacional em 2019         atividades de assessoria, articulação e comu-
(leia mais a seguir).                           nicação com a SME-SP, por meio das divisões
                                                de Educação Infantil e de Educação Especial,
Realizado desde 2017, o projeto já benefi-      além do apoio às diretorias de ensino.
ciou mais de 540 escolas públicas, capaci-
tando mais de 2,4 mil educadores, preparan-
do-os para adotarem práticas pedagógicas
inclusivas e acessíveis. O projeto perpassa
um conjunto de ações articuladas que envol-
vem, além da formação, o acompanhamento

Reconhecimento internacional

O Brincar foi considerado uma das práticas de educação inclusiva mais inovadoras do mundo pelo Prêmio
Zero Project, oferecido pela organização austríaca Essl Foundation em reconhecimento a iniciativas voltadas
aos direitos das pessoas com deficiência. Anunciada em dezembro de 2019, a premiação foi entregue duran-
te conferência internacional realizada no escritório da Organização das Nações Unidas em Viena, na Áustria,
em fevereiro de 2020. Ao todo, foram 86 vencedores, de 56 países. A plataforma on-line Diversa, do Instituto
Rodrigo Mendes e que conta com apoio parcial da Fundação Grupo Volkswagen, também foi reconhecida.

Na ocasião, o Brincar foi apresentado pela Diretora-Superintendente, Daniela Demôro, no painel “Programas
para a primeira infância e Educação Infantil” para uma plateia de mais de 100 lideranças e especialistas de
diversas partes do mundo, ao lado de iniciativas da Armênia, Índia, Jordânia, Malawi, Quênia e República
Dominicana. Participaram da conferência, também, o Diretor de Administração e Relações Institucionais
da Fundação, Vitor Hugo Silva Neia, e a Coordenadora Geral da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch.

34 NOSSA JORNADA  RELATÓRIO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN 2019
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39