Temas materiais
G4-2, G4-19, G4-20 e G4-21
Cada macrotema se desdobra em temas materiais e seus respectivos públicos. Essa estrutura nos permite conhecer os
desafios e oportunidades que temos com cada uma das partes interessadas e propor as soluções mais adequadas.
Relacionamento e cooperativismo
Tema material
Público impactado,
interno e externo
Satisfação e confiança do associado:
a satisfação do associado pode ser percebida
pela nossa capacidade de atender as suas necessidades e expectativas. A confiança é
representada pelo nível de familiaridade e segurança da nossa relação com o associado.
A combinação desses gera qualidade e solidez para o nosso negócio.
Público interno:
- Associado
- Colaborador
Modelo de gestão:
o associado é o dono do negócio, e nosso modelo de governança
é democrático. Ele participa das decisões da sua cooperativa nas assembleias e tem
contato direto com as lideranças, como o coordenador de núcleo. A participação e o
envolvimento do associado na cooperativa é fundamental para gerar confiança e senso
de pertencimento, nos fortalecendo.
Público interno:
- Associado
- Coordenador de núcleo
- Conselheiro de administração
- Conselheiro fiscal
Engajamento dos colaboradores à cultura cooperativa:
fomentar a cultura coopera-
tiva entre os colaboradores é fundamental para a manutenção da coesão e do alinha-
mento interno. Ampliando esse entendimento, garantimos que a cooperação esteja no
dia a dia das nossas cooperativas.
Público interno:
- Colaborador
Difusão do cooperativismo:
o associado que entende o negócio cooperativo, participa
mais ativamente da sua cooperativa. Por isso realizamos formações e ações para
promover o tema no nosso dia a dia. É assim que nos fortalecemos e ampliamos a
percepção de geração de valor que o nosso negócio proporciona para os associados
e a comunidade.
Público interno:
- Associado
- Coordenador de núcleo
- Conselheiro de administração
- Conselheiro fiscais
- Colaborador
Público externo:
- Comunidade
Transparência e engajamento:
a transparência é um dos valores do cooperativismo
que exercemos diariamente. Nossa gestão é democrática e aberta à participação dos
associados. Por isso incentivamos a participação do associado nas assembleias, com-
partilhando com ele os nossos resultados, desafios e estratégias, para pensarmos e
decidirmos juntos o próximo passo.
Público interno:
- Associado
Público externo:
- Governo
- Comunidade
Tecnologia para relacionamento com o associado:
oferecemos produtos e serviços
que atendam às necessidades do nosso associado. Por isso investimos em tecnologia
para tornar a vida financeira do associado mais simples, disponibilizando canais de
atendimento com qualidade, praticidade, comodidade, segurança e eficiência.
Público interno:
- Associado
- Colaborador
Tecnologia operacional:
investimos em tecnologia para deixar nossos processos enxu-
tos e simplificados, automatizar transações e agregar eficiência e segurança aos nossos
sistemas. Assim, nossos colaboradores terão mais tempo para investir no relaciona-
mento com os associados.
Público interno:
- Associado
- Colaborador
Soluções responsáveis
Tema material
Público impactado,
interno e externo
Critérios socioambientais para a concessão de crédito:
conceder crédito com respon-
sabilidade, avaliando a exposição ao risco socioambiental de associados é fundamental
para garantir reputação, integridade e solidez financeira às cooperativas. Por isso traba-
lhamos em conjunto com os associados, prevenindo e/ou mitigando o impacto de risco
socioambiental.
Público interno:
- Associado
- Colaborador
Público externo:
- Governo
- Comunidade
Educação financeira:
incentivamos atitudes conscientes em relação ao dinheiro, dando
autonomia e independência para que os nossos associados, colaboradores e comunida-
de possam fazer escolhas conscientes, com planejamento financeiro e alinhadas ao seu
bem-estar.
Público interno:
- Associado
- Colaborador
Público externo:
- Comunidade
Desenvolvimento local
Tema material
Público impactado,
interno e externo
Desenvolvimento local e regional:
nós trabalhamos pela prosperidade do associado,
de fornecedores e de parceiros de negócio por meio do fomento à economia local.
Além disso, nossas cooperativas investem fortemente em programas e ações nas
comunidades, gerando vínculos de confiança e reciprocidade que impactam positiva-
mente no nosso negócio.
Público interno:
- Associado
- Colaborador
Público externo:
- Comunidade
Solidez financeira
: trabalhamos junto com os nossos associados para promover o
crescimento sistêmico e gerar solidez financeira às cooperativas. Assim, conquista-
mos resultados positivos que fortalecem nossa reputação para construir parcerias
financeiras no Brasil e no exterior, disponibilizando localmente recursos que apoiam
o desenvolvimento dos associados e das comunidades.
Público interno:
- Associado
Público externo:
- Comunidade
1 3
1 2
Relatório de Sustentabilidade
Sicredi
2017