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Temas materiais

G4-2, G4-19, G4-20 e G4-21

Cada macrotema se desdobra em temas materiais e seus respectivos públicos. Essa estrutura nos permite conhecer os

desafios e oportunidades que temos com cada uma das partes interessadas e propor as soluções mais adequadas.

Relacionamento e cooperativismo

Tema material

Público impactado,

interno e externo

Satisfação e confiança do associado:

a satisfação do associado pode ser percebida

pela nossa capacidade de atender as suas necessidades e expectativas. A confiança é

representada pelo nível de familiaridade e segurança da nossa relação com o associado.

A combinação desses gera qualidade e solidez para o nosso negócio.

Público interno:

- Associado

- Colaborador

Modelo de gestão:

o associado é o dono do negócio, e nosso modelo de governança

é democrático. Ele participa das decisões da sua cooperativa nas assembleias e tem

contato direto com as lideranças, como o coordenador de núcleo. A participação e o

envolvimento do associado na cooperativa é fundamental para gerar confiança e senso

de pertencimento, nos fortalecendo.

Público interno:

- Associado

- Coordenador de núcleo

- Conselheiro de administração

- Conselheiro fiscal

Engajamento dos colaboradores à cultura cooperativa:

fomentar a cultura coopera-

tiva entre os colaboradores é fundamental para a manutenção da coesão e do alinha-

mento interno. Ampliando esse entendimento, garantimos que a cooperação esteja no

dia a dia das nossas cooperativas.

Público interno:

- Colaborador

Difusão do cooperativismo:

o associado que entende o negócio cooperativo, participa

mais ativamente da sua cooperativa. Por isso realizamos formações e ações para

promover o tema no nosso dia a dia. É assim que nos fortalecemos e ampliamos a

percepção de geração de valor que o nosso negócio proporciona para os associados

e a comunidade.

Público interno:

- Associado

- Coordenador de núcleo

- Conselheiro de administração

- Conselheiro fiscais

- Colaborador

Público externo:

- Comunidade

Transparência e engajamento:

a transparência é um dos valores do cooperativismo

que exercemos diariamente. Nossa gestão é democrática e aberta à participação dos

associados. Por isso incentivamos a participação do associado nas assembleias, com-

partilhando com ele os nossos resultados, desafios e estratégias, para pensarmos e

decidirmos juntos o próximo passo.

Público interno:

- Associado

Público externo:

- Governo

- Comunidade

Tecnologia para relacionamento com o associado:

oferecemos produtos e serviços

que atendam às necessidades do nosso associado. Por isso investimos em tecnologia

para tornar a vida financeira do associado mais simples, disponibilizando canais de

atendimento com qualidade, praticidade, comodidade, segurança e eficiência.

Público interno:

- Associado

- Colaborador

Tecnologia operacional:

investimos em tecnologia para deixar nossos processos enxu-

tos e simplificados, automatizar transações e agregar eficiência e segurança aos nossos

sistemas. Assim, nossos colaboradores terão mais tempo para investir no relaciona-

mento com os associados.

Público interno:

- Associado

- Colaborador

Soluções responsáveis

Tema material

Público impactado,

interno e externo

Critérios socioambientais para a concessão de crédito:

conceder crédito com respon-

sabilidade, avaliando a exposição ao risco socioambiental de associados é fundamental

para garantir reputação, integridade e solidez financeira às cooperativas. Por isso traba-

lhamos em conjunto com os associados, prevenindo e/ou mitigando o impacto de risco

socioambiental.

Público interno:

- Associado

- Colaborador

Público externo:

- Governo

- Comunidade

Educação financeira:

incentivamos atitudes conscientes em relação ao dinheiro, dando

autonomia e independência para que os nossos associados, colaboradores e comunida-

de possam fazer escolhas conscientes, com planejamento financeiro e alinhadas ao seu

bem-estar.

Público interno:

- Associado

- Colaborador

Público externo:

- Comunidade

Desenvolvimento local

Tema material

Público impactado,

interno e externo

Desenvolvimento local e regional:

nós trabalhamos pela prosperidade do associado,

de fornecedores e de parceiros de negócio por meio do fomento à economia local.

Além disso, nossas cooperativas investem fortemente em programas e ações nas

comunidades, gerando vínculos de confiança e reciprocidade que impactam positiva-

mente no nosso negócio.

Público interno:

- Associado

- Colaborador

Público externo:

- Comunidade

Solidez financeira

: trabalhamos junto com os nossos associados para promover o

crescimento sistêmico e gerar solidez financeira às cooperativas. Assim, conquista-

mos resultados positivos que fortalecem nossa reputação para construir parcerias

financeiras no Brasil e no exterior, disponibilizando localmente recursos que apoiam

o desenvolvimento dos associados e das comunidades.

Público interno:

- Associado

Público externo:

- Comunidade

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Relatório de Sustentabilidade

Sicredi

2017