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Nova Volkswagen é digital

Em 2017, a Volkswagen do Brasil foi reconhecida como “A Marca Digital do Ano de 2018”, o modelo Novo Polo foi o mais premiado pela imprensa especializada e a companhia ainda intensificou procedimentos que valorizam a conduta ética e transparente da empresa.

A estratégia de construção de uma Nova Volkswagen, muito mais próxima das pessoas, inovadora e desejada, mobilizou todos os esforços de divulgação da Marca em 2017, buscando oferecer novas formas de vivenciar a relação com seus produtos e serviços.

Além do Novo Polo, a Volkswagen do Brasil lançou em 2017 produtos importantes, como o novo up!, renovado e que chegou com tecnologias inéditas para o segmento, novidades em design e mais equipamentos de série; e as versões apimentadas do up! Pepper, Fox Pepper e Saveiro Pepper, com apelo esportivo e detalhes exclusivos. A maior visibilidade da Marca deve-se ainda à estratégia de digitalização da comunicação, que consiste em fortalecer a presença da Volkswagen do Brasil na internet, especialmente nas mídias sociais.

O mercado tem percebido esses movimentos e reconhece o trabalho desenvolvido. Em dezembro de 2017, a montadora foi eleita a “Marca Digital do Ano de 2018” na 51ª edição da premiação promovida pela revista AutoEsporte, da Editora Globo. E o principal lançamento da empresa, o Novo Polo, foi o automóvel mais premiado pela imprensa especializada no Brasil em 2017. O hatch premium foi eleito o “Carro do Ano 2018” na 51ª edição da premiação da revista AutoEsporte. O Novo Polo também foi eleito o “Carro Abiauto 2017”, pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto), e o “Melhor Carro Nacional acima de R$ 61 mil”, no Prêmio Top Car TV 2017. Além disso, o modelo foi premiado como “Melhor Carro da América Latina”, pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, e recebeu o “Car Awards Brasil 2018”, da revista Car Magazine. A Volkswagen ainda foi a grande vencedora da edição 2017 do Prêmio Carpress, que contou com um júri formado por dez jornalistas especializados do Brasil, conquistando cinco das 12 categorias. O Novo Polo conquistou dois prêmios: “Melhor Carro” e o “Grande Prêmio Carpress” (categoria geral).

As ações de comunicação digital incluíram desde uma reformulação do site da Marca até novas práticas de relacionamento como a segunda edição do Workshop de Mídias Digitais para Jornalistas, realizado em parceria com YouTube, Facebook, Amazon e BuzzFeed.

Um dos destaques dessa estratégia foi a criação da primeira websérie original produzida pela Marca, a “01.09”, parte do plano de divulgação do Novo Polo. A websérie já atingiu a marca de 24 milhões de visualizações, número que sobe para 37,9 milhões com vídeos complementares (leia mais a seguir).

Cenário futurista e realidade virtual para apresentar o Novo Polo

A estratégia de lançamento e divulgação do Novo Polo foi planejada para valorizar novas formas de o público se conectar com a Marca Volkswagen e privilegiar a proximidade com as pessoas. Mais do que a apresentação de um carro, as ações foram também a celebração dessa Nova Volkswagen.

Para chamar a atenção para as novidades do carro e despertar a curiosidade do público, a Volkswagen do Brasil apostou em um modelo inovador de comunicação, que se tornou um benchmark para o mercado, principalmente por seu impacto sobre o público jovem e aficionado por séries. A websérie “01.09” foi lançada em capítulos na internet, apresentando as tecnologias de última geração inseridas em um enredo de ação e suspense vivido pelo personagem Mário, um especialista em segurança digital. O título é o nome do carro ao contrário, enigma só desvendado ao fim dos oito episódios, exibidos sempre às sextas-feiras no site da série e no canal da Volkswagen no YouTube (assista em https://0109.vw.com.br).

Para o lançamento do Novo Polo, um grande espaço futurista foi especialmente montado no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, onde os visitantes puderam conhecer e experimentar a mais alta tecnologia, inovações e os diferenciais do Novo Polo, que é o primeiro modelo da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil: a Marca lançará 20 novos produtos até 2020.

As inovações foram apresentadas em estações tecnológicas e interativas. Em uma estrutura com a silhueta gigante do carro, o público visualizou diferenciais do Novo Polo com óculos de realidade virtual. O painel digital, o Active Info Display, foi projetado em display gigante. O evento de lançamento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e Instagram da Marca.

A programação de 11 dias reuniu os mais diversos públicos de relacionamento da Volkswagen, como clientes, concessionários, empregados, jornalistas, influenciadores digitais, importadores, fornecedores, empresas frotistas e locadoras de veículos. No fim de semana, o evento também ficou aberto ao público, que teve acesso ao carro em primeira mão.

Reconhecimento

Em 2017, a Volkswagen do Brasil conquistou pelo 26º ano o prêmio Top of Mind, realizado pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo instituto de pesquisa Datafolha, que refletiu o intenso trabalho desenvolvido no decorrer do ano para a construção de uma marca mais ágil, eficiente, inovadora e próxima das pessoas. A empresa obteve 26% das menções do público pesquisado, sendo considerada a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros. A Volkswagen do Brasil venceu também a categoria “Top Performance”, que premia a marca que mais cresceu em número de menções espontâneas em relação à pesquisa do ano anterior. O salto foi de 23%, em 2016, para 26%, em 2017.

O Top of Mind é um dos mais importantes levantamentos do gênero no Brasil a medir o “awareness”, termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifica as marcas mais conhecidas dos consumidores. O levantamento de 2017 envolveu 7.344 pessoas de 220 municípios brasileiros.

Prêmios e reconhecimentos – Marca Volkswagen e seus produtos

Diversos prêmios recebidos destacam os diferenciais em tecnologia, segurança e qualidade dos veículos e reconhecem a conduta ética e transparente da empresa. Entre eles, destacam-se:

Novo Polo é o “Carro do Ano 2018”, na 51ª edição da premiação promovida pela revista AutoEsporte, da Editora Globo. O Novo Polo foi o automóvel mais premiado pela imprensa especializada no Brasil em 2017. Na mesma premiação, a Volkswagen recebeu o troféu de “Marca Digital de 2018”.

Novo Polo é eleito o “Carro Abiauto 2017”, pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).

Novo Polo Highline 200 TSI venceu o Prêmio Top Car TV 2017 na categoria “Melhor Carro Nacional acima de R$ 61 mil”.

Novo Polo é o “Melhor Carro da América Latina”, pela Associação América Latina da Imprensa de Carros (Americar).

Prêmio Top of Mind na categoria “Carro”, pela 26ª vez. A Volkswagen também foi reconhecida com o prêmio “Top Performance”, que destaca a marca que mais cresceu em número de menções espontâneas em relação à pesquisa do ano anterior.

Novo Polo é eleito o “Melhor Carro Nacional” na premiação Car Awards Brasil 2018, da revista Car Magazine.

Volkswagen é a grande vencedora do Prêmio Carpress: O Novo Polo conquistou os troféus “Melhor Carro” e “Grande Prêmio Carpress”; a estratégia MQB foi eleita “Destaque Tecnologia” e o Fusca, “Destaque Saudade”. O Vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Gustavo Schmidt, foi eleito o “Executivo do Ano”.

up! é bicampeão; Golf e Touareg são tetracampeões em suas categorias no concurso Melhores Carros do site Best Cars.

Volkswagen é a marca mais premiada do ranking Car Group 2017, do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), com o up!, cross up!, Saveiro e SpaceFox.

Novo Polo é o carro compacto mais seguro do mercado brasileiro, segundo o Latin NCAP, com nota máxima (cinco estrelas) para proteção de adultos e crianças. O modelo também foi o primeiro veículo comercializado no Brasil a ser premiado pelo Latin NCAP com o Advanced Award para Proteção aos Pedestres.

Golf também recebeu cinco estrelas do Latin NCAP, atingindo nota máxima de segurança para adultos e crianças.

Volkswagen Golf Variant é eleito o melhor na categoria “Monovolume e Perua Premium” na edição “Qual Comprar 2017” da revista AutoEsporte.

Volkswagen Golf é tetracampeão no concurso Best Cars da revista Carro; Golf Variant vence categoria “Station Wagon”.

Passat é eleito o melhor sedã no prêmio Car of the Year, realizado pela revista Robb Report.

O Volkswagen up! e o Golf Variant foram considerados a “Compra do Ano 2017” em suas respectivas categorias pela revista Motor Show, pelo segundo ano consecutivo.

Volkswagen take up! é eleito o hatch compacto de “menor custo de uso” pela revista Quatro Rodas.

Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, na categoria “Automotivo”, concedido pela revista Negócios da Comunicação, pelo sétimo ano consecutivo.

Vencedora em seis categorias no prêmio Os Melhores do Ano, do Jornal do Carro, com o up! (“Hatch de Entrada”), Golf (“Hatch Médio”), Saveiro (“Picape Compacta”), Golf Variant (“Perua”), “Montadora com Melhor Economia de Combustível“ e “Montadora com Melhor Valor de Revenda”.

Gestão de riscos relacionados à corrupção [GRI 205-1, 205-2, 206-1]

Comprometida com os preceitos de integridade e transparência, a Volkswagen do Brasil se empenha para minimizar os riscos relacionados à corrupção, inerentes a qualquer negócio. O processo de avaliação e gerenciamento de riscos é conduzido pelo departamento de Governança, Riscos e Compliance (GRC) e considera três principais vertentes: corrupção ativa (aquela em que o representante da empresa oferece benefício indevido a agente público entendendo de forma equivocada estar contribuindo para atender aos interesses da empresa), corrupção passiva (recebimento de qualquer vantagem indevida ofertada por um parceiro de negócio) e conflito de interesses (quando há subordinação direta entre parentes e/ou participação societária de um empregado em alguma empresa fornecedora ou concorrente da empresa).

Em 2017, 15 operações nas quatro fábricas e no Centro de Distribuição de Peças & Acessórios de Vinhedo foram submetidas à avaliação de riscos relacionados à corrupção, o que representa mais de 90% das áreas da empresa.

A comunicação sobre o tema anticorrupção aborda regulamentos, legislações aplicáveis e canais de denúncia da empresa. Em 2017, a programação priorizou as áreas de Vendas e Suprimentos, com treinamentos presenciais. Também foram realizadas ações em todas as unidades, promovendo igualmente a cultura ética em toda a empresa. Para os funcionários recém-promovidos a cargo de gestão, foi oferecido um treinamento avançado de compliance. Dois encontros se destinaram à conscientização de fornecedores e funcionários das concessionárias da Marca. Dessa forma, 2.855 profissionais de diferentes níveis passaram por alguma capacitação presencial ou on-line em 2017. Para isso, são utilizados todos os canais disponíveis para os públicos interno e externo, com mensagens adaptadas a cada perfil.

Uma campanha global sobre princípios de integridade foi lançada pelo Grupo Volkswagen para ser replicada mundialmente em suas operações. Em 2018, a Volkswagen do Brasil reforçará a atuação no tema, com ações prioritárias para os gestores e seu papel no fortalecimento da cultura de integridade da empresa.

No processo de avaliação de desempenho dos empregados administrativos (GAP) também é analisado quanto cada um atua em conformidade com os regulamentos e procedimentos aos quais a sua atividade está relacionada.

A organização mantém ainda um comitê corporativo focado em discutir ações de combate à corrupção e de fortalecimento dos processos relacionados aos temas presentes no Código de Conduta (leia mais a seguir).

Diretores comunicados e treinados sobre procedimentos anticorrupção GRI-205-2

201520162017
ComunicadosTreinadosComunicadosTreinadosComunicadosTreinados
Total de membros da diretoria da empresa111111
Diretores comunicados/treinados112113112
% de diretores comunicados/treinados100%18,2%100%27,3%100%18,2%

Empregados comunicados e treinados sobre políticas e procedimentos anticorrupção1 GRI-205-2

201520162017
ComunicadosTreinadosComunicadosTreinadosComunicadosTreinados
Total de empregados18.48116.52815.365
Empregados comunicados/treinados18.4812.49016.5282.43915.3652.855
% de empregados comunicados/treinados100%13,5%100%14,8%100%18,6%

1 Os comunicados e treinamentos também se estendem aos parceiros comerciais. Em 2017, 100% dos cerca de 31,1 mil parceiros foram comunicados sobre procedimentos e políticas e aproximadamente 2% passaram por treinamentos.

Código de Conduta e canais de denúncia [GRI-205-2, 205-3]

No final de 2017, a companhia atualizou o seu Código de Conduta, que passou a contar com uma cartilha com exemplos claros de situações do cotidiano de negócios em que os funcionários poderiam ser expostos a situações de risco.

O código detalha as normas internas e estabelece claramente a proibição a qualquer prática relacionada à corrupção. A empresa possui ainda políticas que detalham as normas para evitar conflitos de interesses e para o recebimento ou distribuição de presentes, convites e outras vantagens. As normas expressam de forma clara a proibição de concessão de cortesias de qualquer natureza a agentes públicos, no sentido de evitar até mesmo a interpretação de tentativa de obtenção de favorecimento.

Disponível em português, inglês e alemão, o código é gerenciado pelo Comitê de Conduta, formado por representantes das áreas de Governança, Riscos e Compliance (GRC), Recursos Humanos, Auditoria e Jurídico.

Denúncias de supostos desvios podem ser feitas por meio do número 0800 770 5770 ou do e-mail [email protected]. Todas as manifestações são apuradas e, quando necessário, são reportadas ao Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul (SAM) e Brasil; e também à Matriz. As tratativas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar e, se confirmadas, as medidas cabíveis são aplicadas. A Matriz, na Alemanha, disponibiliza ainda um canal de ombudsman independente, que recebe e analisa denúncias de corrupção de todas as unidades do Grupo Volkswagen.

O programa de Auditoria Interna também realiza um monitoramento baseado nos principais riscos do negócio.