Conectada às pessoas
A Volkswagen está engajada em um movimento de transformação que busca aproximá-la ainda mais dos seus clientes, capaz de compreender seus anseios com agilidade e aumentar a relevância da experiência deles com a Marca.
Com a mensagem-chave “Volkswagen. Inspirada na sua vida”, a companhia tem aprimorado seus canais de relacionamento com os consumidores e investido em inovação e tecnologia, contribuindo para tornar a sua vida melhor. Aperfeiçoar a experiência da Marca significa compreender com agilidade os anseios e oferecer os produtos e serviços desejados pelos consumidores – do desenvolvimento de um novo veículo, que conta com um processo estruturado de escuta dos clientes, aos serviços de pós-vendas.
É constante a busca por disponibilizar informações precisas e claras nos diferentes pontos de contato com a Marca, incluindo os canais presenciais e os virtuais, gerando ainda mais relevância às experiências com a Volkswagen do Brasil.
A tecnologia tem sido um dos principais instrumentos utilizados para conectar a Marca aos seus clientes, atuais e futuros. Nessa busca, o site da Volkswagen (www.vw.com.br) foi reformulado, oferecendo melhores recursos para acesso em diferentes plataformas (desktop e mobile) e para a navegação. O usuário também pode conferir ofertas, simular condições de financiamento pela Volkswagen Financial Services, buscar concessionárias, solicitar orçamentos e até agendar serviços como revisão e sessões de test-drive. O layout também reflete melhor o posicionamento da Marca.
Mais presente nas redes sociais
Uma das estratégias para aumentar a visibilidade da Marca Volkswagen foi reforçar a digitalização da comunicação, fortalecendo a sua presença nos veículos de internet e nas mídias sociais, adaptando-se ao estilo de vida dos consumidores. Exemplo disso foi a websérie “01.09”, iniciativa inédita desenvolvida para o Novo Polo, que foi lançada nas mídias sociais da empresa e teve grande repercussão pública (leia mais aqui).
Rede de Concessionárias
Responsáveis pelo contato direto com os consumidores, seja na comercialização dos veículos ou nos serviços de pós-vendas, as concessionárias devem refletir os valores e a excelência dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil.
Em 2017, como parte de uma revisão da estratégia de relacionamento e com o intuito de impulsionar os resultados desses parceiros, a Volkswagen do Brasil fez ajustes na distribuição e abrangência dessas unidades em todo o País. Assim, a rede encerrou o ano com mais de 500 concessionárias em todo o Brasil.
Rede de concessionárias Volkswagen do Brasil
Pacote de serviços
As concessionárias autorizadas disponibilizam os seguintes serviços, entre outros:
- Apresentação detalhada do portfólio Volkswagen;
- Disponibilidade de manuais dos veículos;
- Plantão de serviços aos sábados (em algumas unidades);
- Reparos e manutenção em geral;
- Instalação de peças e acessórios automotivos;
- Serviços de funilaria e pintura;
- Vendas de peças e acessórios;
- Peças originais com garantia de qualidade.
Tecnologia para vender mais e melhor
Em sintonia com o mundo cada vez mais digital, a empresa estruturou uma nova ferramenta para auxiliar a equipe de vendas das suas concessionárias. O aplicativo Saiba Mais VW para sistemas iOS e Android disponibiliza comparativos entre os principais concorrentes em cada categoria, além de vídeos, fotos e informações complementares sobre os produtos. O aplicativo também permite que sejam compartilhadas brochuras digitais instantaneamente com o cliente via WhatsApp e e-mail.
Treinamento para atingir a excelência
Em 2017, a Volkswagen do Brasil trouxe o renomado especialista internacional de vendas Mark Walsh para capacitar a força de vendas. Reconhecido como um dos maiores consultores e motivadores da indústria automotiva do mundo, Walsh já treinou mais de 1,5 milhão de profissionais.
O workshop “A Caminho da Liderança” foi voltado para os profissionais das concessionárias, o time de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da empresa e para a Academia Volkswagen. Foram realizados quatro encontros com essa finalidade em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Além do Brasil, o especialista deu capacitações na Argentina, no Chile e na Colômbia. A série de eventos capacitou 1,8 mil pessoas em toda a Região SAM.
Conectividade foi o foco do Pós-Vendas Experience
A edição 2017 do Pós-Vendas Experience reuniu mais de mil profissionais de concessionárias em Florianópolis (SC). O evento anual que promove o encontro de representantes da rede de concessionárias da Marca teve como tema a conectividade. A programação também incluiu uma feira de negócios e as premiações Craques em Serviços e Atenção Total ao Cliente (ATC). Ao todo, 68 concessionárias com as melhores avaliações positivas da rede foram reconhecidas.
Parceria com Senai nos Centros de Treinamento [GRI 103-2, 103-3, 203-2]
Os Centros de Treinamento Regionais da Volkswagen do Brasil são utilizados para a formação técnica da rede de atendimento de Vendas e Pós-Vendas da Marca. Em 2017, três espaços foram inaugurados em Taguatinga (DF), Joinville (SC) e Araraquara (SP) – todos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A unidade do Distrito Federal passou a ser utilizada para os treinamentos oferecidos aos profissionais das concessionárias das regiões Centro-Oeste e Norte e parte do Nordeste. No local, os profissionais da Academia Volkswagen (área da empresa responsável pela qualificação da rede) treinarão cerca de 2,5 mil funcionários de Vendas e de Pós-Vendas. Já a unidade de Joinville será utilizada para treinamentos oferecidos aos 2,6 mil profissionais das 123 concessionárias da região Sul. Técnicos da rede Pós-Vendas de parte do interior de São Paulo passarão a ser treinados em Araraquara (SP), incluindo mais de 2,5 mil funcionários de Vendas e Pós-Vendas de 94 concessionárias do interior do estado.
A rede de Centros de Treinamentos da empresa conta com oito instituições, em sete estados e no Distrito Federal, que formaram 3,6 mil profissionais em 2017. As formações incluem funilaria e pequenos reparos de pintura, tecnologia da informação, administração e treinamento de vendas. A parceria com o Senai prevê que os profissionais da Academia Volkswagen também capacitem instrutores da entidade para que eles multipliquem o conhecimento aos seus jovens alunos.
Centros de Treinamento pelo Brasil
Próprios:
São Paulo (SP) – o maior da América Latina
Rio de Janeiro (RJ)
Belo Horizonte (MG)
Porto Alegre (RS)
Em parceira com o SENAI:
Araraquara (SP)
Joinville (SC)
Recife (PE)
Taguatinga (DF)