Mensagem do presidente

<1.1 e 1.2>

“Novos caminhos: tudo novo, de novo.” A mensagem inspira as futuras ações do inpEV e reflete o momento que vive o Sistema Campo Limpo (SCL). Em 2013, muitas atividades tiveram resultados positivos, graças ao envolvimento direto dos elos de toda a cadeia. A começar pela retirada de 40.404 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas do campo, 8,2% mais que em 2012.

Continuamos preparados para atender à demanda que vem do campo, e com novas soluções, como o agendamento on-line para a devolução de embalagens vazias. Pela eficiência obtida nas sete unidades em que já foi instalado, esse sistema deve ser expandido em 2014, para atender às principais regiões com grande quantidade de embalagens.

A capacidade de prever o fluxo de devoluções representa uma vantagem crucial ao planejamento logístico. Nesse sentido, importantes contribuições são discutidas pelo novo Comitê de Logística, formado por empresas associadas e representantes do instituto. Por sua vez, o Comitê de Embalagens estimula discussões sobre tecnologias e materiais. As associadas ao inpEV também contam com uma nova ferramenta on-line para informar a quantidade de embalagens comercializadas, aumentando a confiabilidade das informações. No campo, sistematizamos o recebimento itinerante, direcionado a pequenos agricultores, dando mais apoio aos comerciantes e às associações de revendas, na estruturação de três ações-piloto. O sucesso foi tamanho que iniciaremos a replicação do modelo em todo o país.

A abertura à inovação envolve ainda outros públicos estratégicos. Nesse contexto, demos continuidade à participação no Grupo de Trabalho (GT), que reúne representantes de diversos setores para discutir a desoneração fiscal do SCL e programas semelhantes.

Ainda em 2013, o Sistema foi incluído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na publicação Gestão Sustentável da Agricultura. Além disso, representantes do governo de Moçambique, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e dois especialistas em logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo, da França e da Alemanha, visitaram a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, uma das recicladoras parceiras, situada em Taubaté (SP), interessados em conhecer as operações do SCL.

Na área de educação, a nona edição do Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em mais de 120 municípios de 23 estados, promoveu diversas iniciativas de conscientização ambiental. Essas e tantas outras realizações, detalhadas nas próximas páginas, reforçam o compromisso de não nos contentarmos com o êxito alcançado em mais de uma década de atividades pelo SCL. O que desejamos é trilhar novos caminhos, enfrentando os desafios que se apresentam com a mesma consistência de resultados.

João Cesar M. Rando
Diretor-presidente

O Sistema Campo Limpo ganhou destaque na publicação Gestão Sustentável da Agricultura, lançada em 2013 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.