Estratégias e perspectivas

Pequenos produtores

A evolução do SCL também está associada ao atendimento dos pequenos produtores, dedicados à agricultura familiar, que, em razão das grandes distâncias entre as propriedades rurais e as unidades de recebimento, nem sempre contam com condições ideais para devolver as embalagens vazias aos locais de coleta.

Por esse motivo, o inpEV tem investido no planejamento e na execução dos recebimentos itinerantes. Em 2013, um novo modelo foi colocado à prova, com êxito, durante três ações-piloto, realizadas nas regiões de Catuti e Mato Verde, no norte de Minas Gerais, e em Acrelândia, no Acre. A iniciativa será replicada em todo o Brasil.

Produtos inovadores

A Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos destaca-se no mercado pela oferta de produtos diferenciados, com elevado grau de qualidade. A resina pós-consumo de Polietileno de Alta Densidade (Pead) constitui um dos exemplos, assim como a Ecoplástica Triex, fabricada com três camadas por meio do processo de coextrusão (camadas interna e externa compostas de resina virgem e camada intermediária, de resina pós-consumo), disponível nas versões de 5 l e 20 l.

A Ecoplástica Triex foi a primeira de sua categoria a obter a certificação UN (grupo II, densidade 1,4 g/cm³) para o transporte marítimo e terrestre de produtos perigosos. Além disso, tem assegurada a homologação para o transporte marítimo pela Marinha do Brasil, bem como o Selo Verde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que atesta os produtos (com base em sua composição) e serviços ambientalmente mais amigáveis.